Projeto estudantil coloca toda a cidade de Bocaiuva para praticar esporte

O programa Agita Bocaiuva ganhou reconhecimento como melhor projeto nacional
(Globo Esporte) O professor Carlos Otávio de Oliveira é idealizador de um projeto que mobiliza os moradores de  Bocaiuva (46 mil habitantes), Norte de Minas Gerais, a praticar atividades físicas. O que ele não esperava era a dimensão e o reconhecimento que sua ideia acabaria ganhando. Desde o dia em que recebeu uma ligação de São Paulo, ele parecia não acreditar que o programa "Agita Bocaiuva" tinha sido reconhecido como melhor projeto do Brasil.
- Inicialmente não acreditava, pois recebi um telefonema dizendo que precisaria estar em São Paulo no dia 1º de abril, ou seja, dia da mentira, e no Rio de Janeiro em 9 de abril, para receber uma premiação, pois o "Agita Bocaiuva" tinha sido eleito em Zurique, na Suíça, o melhor projeto nacional de 2013 - afirma.
Segundo Carlos, o projeto surgiu a partir de um programa federal que avalia a saúde de sete mil estudantes bocaiuvenses, diagnosticando o perfil antropométrico e o índice de massa corporal (IMC).
- O objetivo principal do programa é incentivar toda a população de Bocaiuva a praticar atividades físicas - revela.
O programa consiste em promover diversas atividades esportivas para os moradores da cidade em um só dia. A primeira edição ocorreu em 2013. A segunda edição, realizada na última sexta-feira de abril, foi a mais marcante, segundo o idealizador.
 ** Quer iniciar uma vida saudável na sua cidade também? Siga as dicas do EU ATLETA! **
- Esta premiação foi, para mim, o grande diferencial profissional e pessoal, pois alterou a minha vida por completo - comemora.
Antes do "Agita Bocaiuva", o professor já participou de outros trabalhos, como o “Caminhar com Saúde”, que totaliza 16 núcleos de caminhadas orientadas, e também o projeto de ginástica chamado “Ginástica para Todos”. Mas Carlos revela que o"Agita" se tornou o mais emocionante de todos eles. 
- A premiação motivo de muita emoção profissional e pessoal para mim e também pelos moradores do município. Sem soma de dúvidas, o "Agita Bocaiuva" foi o projeto que mais me proporcionou alegria, satisfação, elogios e até repercussão nacional - diz.
De acordo com Carlos, a alegria se tornou ainda maior quando recebeu o convite do programa Fantástico, da Rede Globo, para comentar a premiação que recebeu.
- Foi uma satisfação imensa, pois uma representante do Fantástico manifestou o interesse em gravar em Bocaiuva no dia 2 de abril. Mas como a minha viagem à São Paulo era no dia 1º de abril, não dava tempo de voltar - lamenta.
Apesar da frustração por não conseguir dar a entrevista, o professor tem muitos motivos para celebrar. Ele planeja tornar o "Agita Bocaiuva" uma programação fixa no calendário escolar e municipal da cidade.
- O meu grande legado com este projeto, além de estimular a prática de atividades físicas pelos moradores bocaiuvenses, é lutar por uma educação física escolar com mais qualidade. Para isto, já estamos transformando o projeto em lei municipal e também lutando para transformá-lo em lei estadual - ressalta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos