Janaúba sedia ciclo de seminários sobre emprego formal

A cidade de Janaúba, sedia nesta quinta-feira (15) o I Ciclo de Seminários sobre a geração e os detalhes dos empregos formais na macrorregião norte-mineira. O congresso será realizado pelo Observatório do Trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), às 19 horas no Centro Cultural do Sindicato Rural.
A região janaubense é caracterizada como o segundo maior município gerador de empregos formais no Norte de Minas, comenta o coordenador do observatório, Roney Versiane Sindeaux. Os setores do comércio e da agropecuária são destaques.
“É importante que essas regiões, como Janaúba, possam prosperar e gerar mais empregos formais, para que o Norte de Minas cresça como um todo. Com isso, as pessoas param de deixar suas regiões para conseguir emprego em outras cidades maiores, como Montes Claros. Resultando na diminuição de problemas nestas cidades maiores, como a superlotação, e propiciando o desenvolvimento nas menores”, aponta.
Segundo Sindeaux, a terceira região norte-mineira na oferta de empregos formais é a região de Pirapora, caracterizada pela forte demanda do setor industrial. Essas e outras características serão debatidas durante o ciclo de seminários.
“Vamos apresentar as características das atividades que mais empregam, como os setores e os subsetores. Nos grandes municípios existe a predominância do comércio varejista e agropecuária, enquanto a administração pública predomina nas cidades de pequeno porte”, completa.

Observatório do Trabalho
Coordenado pelos professores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD), o "Observatório do Trabalho da Unimontes", tem como principal objetivo a discussão do mercado mineiro, formas de alavancar o emprego formal na região.
“Pretendemos divulgar esses dados para auxiliar as políticas públicas de incentivo do emprego formal na região Norte Mineira”, comenta o professor Roney.
“O seminário também tem como objetivo analisar as políticas públicas e as iniciativas do setor privado para potenciar o crescimento do emprego formal nos municípios norte-mineiros”, completa Sindeaux.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou