UM MARCO NA HISTÓRIA DE JANAÚBA

(Por Luiz Cabrine) Um marco na história do município de Janaúba, que merece ser celebrado por toda sociedade, especialmente pela classe educadora, estudantil local e da região. Assim, pode ser definido o dia 31 de março de 2014 quando, oficialmente a UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) iniciou as aulas de seus cursos de graduação no município.
Para coroar o dia histórico, a universidade preparou uma solenidade especial de recepção aos ingressantes da UFVJM, Campus Janaúba, primeiro semestre de 2014. O evento aconteceu na sede do CAIC, situado no bairro Veredas, pela manhã, e foi prestigiada por autoridades, universitários, imprensa entre outros convidados, caso do prefeito janaubense, Yuji Yamada, o reitor da UFVJM, Pedro Ângelo de Almeida, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e coordenador de implantação do campus de Janaúba, professor Cristófaro Silva, pró-reitor de graduação, professor Valter de Andrade Júnior, a pró-reitora de extensão e cultura, professora Ana Catarina, o pró-reitor de assuntos comunitários e estudantis, Herton Helder Rocha, do campus Janaúba e dos primeiros alunos da UFVJM na cidade.
Na oportunidade foi feita a apresentação do curso de Bacharelado de Ciência e Tecnologia aos universitários ingressantes na referida universidade e à sociedade gorutubana. O momento histórico também serviu para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos aos novos universitários.
A vinda da universidade para Janaúba representa a realização de um sonho de inúmeros estudantes que antes, eram obrigados a buscar os cursos ofertados em outras cidades.
No total, 143 estudantes se matricularam até o momento. Na próxima chamada, mais 53 alunos deverão, também se matricularem e garantir vaga na UFVJM.
O início das aulas no campus da UFVJM no Caic representa, na verdade um divisor de água no município, ou seja, duas realidades distintas: a de antes e a de depois da universidade. Isso significa que, Janaúba dá mais um importante passo rumo à consolidação como novo município, polo em educação e conhecimentos na região Norte de Minas, posição que, atualmente é liderada por Montes Claros.
Em fase de implantação no município janaubense a UFVJM já é uma realidade, e graças ao empenho do prefeito Yuji Yamada, da secretária municipal de Educação, Maria Marta, enfim, de toda sua equipe de governo, possibilitou o investimento de recurso na execução da obra de adequação das instalações do Caic o que permite o funcionamento da universidade na cidade, de forma temporária, já que as obras do pavilhão de aulas e a biblioteca da universidade se encontram em andamento, com conclusão prevista para os próximos meses, segundo representantes da UFVJM.
As futuras instalações do campus da UFVJM de Janaúba estão localizadas em uma área às margens da BR-122, saída para Montes Claros.

AUTORIZAÇÃO
A autorização para criação, instalação e o funcionamento da UFVJM em Janaúba, partiu da presidente do Brail, Dilma Roussef, em atendimento ao pedido do então prefeito, José Benedito Nunes Neto (PT), por intermédio do deputado federal, Leonardo Monteiro (PT). O ato da presidente é resultado do Plano Nacional de Expansão do Ensino Superior no Brasil, do governo federal. No entanto, o processo de implantação e apropriação dessa conquista ocorre na gestão do atual prefeito, Yuji Yamada (PRP) que não tem medido esforços, e tem trabalhado muito, para que essa realidade seja concretizada o quanto antes. O prefeito bem como toda a sua equipe, que compõe a administração “Novos Caminhos” tem dedicado total e irrestrito apoio a esse relevante projeto educacional.
Com o início das aulas da UFVJM e a implantação do campus Janaúba, o município, passa a destacar ainda mais na microrregião da Serra Geral de Minas, como polo irradiador de conhecimentos. Assim, detém um cenário favorável à educação, geração de emprego e renda, aliados fundamentais para o processo de crescimento e desenvolvimento que irá projetar Janaúba como uma cidade de futuro, com oportunidades de formação de novos cidadãos, profissionais nas diversas áreas do conhecimento, o que tornará o município especializado na prestação de serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou