Municípios do Norte de Minas sofrem com a pior estiagem dos últimos anos

Os municípios de Capitão Enéas e Matias Cardoso, no Norte de Minas, tiveram a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração. As cidades estão entre as que sofrem com uma das piores estiagens dos últimos anos. A medida foi publicada no Diário Oficial União desta quinta-feira (24).
De acordo com as informações da Defesa Civil de Minas Gerais, Capitão Enéas e Matias Cardoso estão entre os 81 municípios que decretaram situação emergência em 2014 no estado, devido à seca.
Em Capitão Enéas, nos meses de janeiro, fevereiro e março, choveu menos e 150 milímetros. Dos 1.500 hectares de milho plantados, 90% foram perdidos, um prejuízo de mais de R$ 1 milhão de reais. A colheita que deveria ser de 2,4 toneladas de milho por hectare, ficou em apenas 240 quilos. Para amenizar as consequências da seca, foram criadas 57 barragens de pequeno porte na região. A produção de leite também foi afetada pela metade; atualmente 10 mil litros de leite são produzidos diariamente.
De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), pelo menos 73 agricultores já estão recebendo a Bolsa Estiagem e 347 produtores serão contemplados com o Garantia Safra.
Em Matias Cardoso, apesar da riqueza hídrica, já que o município é banhado pelos rios São Francisco e Verde Grande, o abastecimento em algumas comunidades rurais já estava sendo feito com o uso de caminhões-pipa no fim de 2013.
Segundo moradores, alguns locais por onde córregos e rios passavam, deram lugar à areia e terra. Em um dos lugares por onde um rio Verde Grande passava, é possível andar por mais de três quilômetros sem ver água.


Pablo de Melo 
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou