Em Riacho dos Machados é retomada a exploração de ouro

Em Riacho dos Machados é retomada a exploração de ouro
Após obter novamente o licenciamento ambiental, a Mineração Riacho dos Machados, controlada pela canadense Carpathian Gold, está retomando as operações de exploração de ouro no Norte de Minas. A companhia anunciou ontem ao mercado que iniciou o comissionamento da planta de beneficiamento no complexo minerário.
As operações estavam paralisadas desde janeiro uma vez que a Autorização Provisória de Operação (APO) da mineradora foi suspensa temporariamente pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável (Semad).
A medida foi tomada em função dos danos provocados na área do empreendimento pelas fortes chuvas entre o final de dezembro e janeiro. A paralisação ocorreu pouco tempo após a mineradora iniciar as atividades no município de Riacho dos Machados.
De acordo com o comunicado, compreende um start-up sequencial de componentes da planta. Dessa forma, a operação aumentará gradualmente até atingir a meta de produção prevista de cerca de 8.000 onças de ouro por mês, ao longo dos próximos meses.
A empresa destaca que com o atraso no start-up da mina, que impactou o fluxo de caixa, a dívida da companhia com o banco Macquarie Bank Limited aumentou para US$ 141,2 milhões.
Dessa forma, a companhia informa que continua a buscar iniciativas estratégicas em conjunto com a instituição financeira. Isto inclui várias alternativas de reestruturação e até mesmo a venda da empresa ou de algum de seus ativos.
Projeto – A mineradora investiu US$ 160 milhões no projeto em Riacho dos Machados, que iniciou as operações em dezembro do ano passado. A capacidade instalada do projeto é de 100 mil onças anualmente.
Durante a fase de pico das obras do projeto foram gerados 1.300 empregos na região. Já durante as operações do complexo minerário a companhia estima entre 400 e 500 postos de trabalho no Norte de Minas.
A jazida explorada pela subsidiária do grupo canadense pertenceu à Vale S/A até 1997. Porém, em virtude da queda do preço do ouro na época, o negócio foi inviabilizado e a mineradora desativou a mina. A crise financeira mundial, iniciada em setembro de 2008, por outro lado, colocou o metal em posição de investimento seguro e a exploração da reserva voltou a ser rentável.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos