Conflito quilombola traz ALMG ao Norte de Minas

Comunidades de Varzelândia e Verdelândia denunciam agressões e tentativas de homicídios.
Debater os conflitos ocorridos nas comunidades quilombolas situadas nos municípios de Varzelândia e Verdelândia (Norte de Minas). Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove na quarta-feira (26/3/14), às 9 horas, no Parque de Exposições de São João da Ponte (Rua Eugênio Bento de Almeida, 663 – Colina). O autor do requerimento é o presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT).
Representantes dessas comunidades estiveram em janeiro na ALMG e relataram agressões e tentativas de homicídios que sofreram por parte de fazendeiros da região em decorrência de disputas agrárias. Um dos relatos foi feito pelo presidente da associação quilombola Arapuim, Valdomiro Alves da Silva. Ele contou que, no dia 19 de janeiro, nove homens, afirmando serem da Polícia Militar, chegaram até o acampamento quilombola na Fazenda Morro Preto, em Verdelândia, e atiraram nos acampados, deixando 13 pessoas feridas.
Foram convidados para a reunião a ministra chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros; o ouvidor agrário da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, Gercino José da Silva Filho; o superintendente regional do Incra, Danilo Daniel Prado Araújo; o procurador de Justiça Afonso Henriques de Miranda Teixeira; a coordenadora estadual do Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos, Maria Emília da Silva; o presidente do Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra, Ronaldo Antônio Pereira da Silva; e o presidente da Associação Quilombolas Brejo dos Crioulos, José Carlos de Oliveira Neto.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou