Polícia investiga se van que bateu em escolar em Riacho dos Machasdos, era clandestina

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) investigará a possível clandestinidade da van que se chocou contra um ônibus escolar na manhã de quarta-feira (19), na BR-251, em Riacho dos Machados, no Norte de Minas. O acidente deixou o motorista e dois passageiros da van mortos, além de outros 22 feridos. A placa da van era particular, portanto, não poderia fazer o transporte de passageiros. 
Segundo as informações de Pedro Gilvan, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Delegacia da PRF de Montes Claros, no momento do acidente não foi possível provar que era feito o transporte clandestino. “No calor do momento, com o grande número de vítimas e sendo necessária a orientação no trânsito local, não conseguimos provar a clandestinidade. Até mesmo porque o motorista morreu e os passageiros que sobreviveram foram para os hospitais”, explicou.
Conforme o policial, os agentes que atenderam a ocorrência chegaram a fazer levantamentos, porém, não havia provas suficientes. “O problema agora é que os feridos já foram embora, o que deixará ainda mais difícil de comprovar algo”, afirmou. Vans só podem transportar passageiros fretados com a liberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entretanto, é preciso provar que o motorista levava familiares ou se cobrou pelo serviço clandestinamente.
Ainda segundo Gilvan, a BR-251 faz a ligação entre o Sudeste e o Nordeste do país. “Isso faz com que seja possível que o trecho seja uma rota do transporte clandestino. Já fizemos algumas apreensões deste tipo na rodovia”, lembrou o policial.

Relembre
O acidente aconteceu por volta das 7h50 de quarta, na altura do km 426. Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, a van com placa de São Bernardo do Campo (SP)  transportava oito pessoas, entre elas duas crianças, em direção à Bahia. Já o ônibus transportava 23 estudantes da zona rural de Grão Mogol.
Ainda não foi possível precisar o que levou os dois veículos a colidirem frontalmente, porém, a PRF informou que chovia no momento do acidente, o que pode ter contribuído. Apesar disso, testemunhas informaram que a van deslizou e bateu de frente no ônibus.
Com o impacto, o motorista da van  Antonio Nelson Neves Santos, de 41 anos, morreu na hora. Além dele, dois passageiros,  Jonathan Washington De Faria, de 18, e Eliene Santos de Jesus, de 52, também morreram no local. A princípio foi divulgada a informação de que uma criança do coletivo também teria morrido, porém, segundo os bombeiros os passageiros do ônibus sofreram apenas ferimentos leves.
Leticia Mendes Souza, Liliane de Jesus Santos Mendes, Davi Mendes Oliveira e Daine Santos de Jesus que estavam na van e ficaram feridos foram atendidos no  Hospital de Francisco Sá, na mesma região. Os outros 11 passageiros que estava no coletivo e ficaram feridos foram levados para a mesma unidade de saúde. Um último passageiro foi ainda foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já as seis crianças foram atendidas no Posto de Saúde de Vista Alegre, distrito de Grão Mogol.
Segundo o secretário de comunicação de Grão Mogol, Daniel Dirceu Maciel Pereira, os alunos são moradores da comunidade rural Caveira e seguiam para uma escola de Barrocão. “O ônibus está com a documentação em dia e o motorista é habilitado. No momento do acidente, ele estava em baixa velocidade. O que aconteceu foi uma fatalidade”, garantiu.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos