Janaúba espera receber 10 mil turistas após um ano sem Carnaval

Balneário Bico da Pedra é um dos pontos que atrai turistas para Janaúba
(G1) Após um ano sem Carnaval, Janaúba (MG) volta a realizar uma das festas mais tradicionais do Norte de Minas Gerais. Em 2013, a folia Gorutubana foi cancelada devido aos problemas enfrentados pela Administração Municipal, principalmente os financeiros. O Município alegou que precisava dar prioridade para outras áreas, como educação, saúde e limpeza urbana.  
Em 2014, a Avenida Beira Rio deve ficar lotada, a expectativa é de que 20 mil pessoas, entre turistas e moradores, prestigiem os shows de Léo Santana, Parangolé, João Bosco e Vinícius, Som do Povo e Buiu e Banda. A programação começa em 1º de março e vai até dia 4.
O diretor de Cultura, Ney Barbosa, explica que o Janaúba Folia faz parte do circuito carnavalesco do Norte de Minas desde 2001. Entre os anos de 2008 e 2012, a festa foi marcada pela participação de bandas regionais, o que acabou cedendo espaço para outros Carnavais de Minas Gerais. Por isso, neste ano, a Prefeitura investiu em artistas de renome nacional, mas sem esquecer também das bandas locais, a intenção, segundo ele, é uma programação ampla e que possa atender a um público variado. 
“Nossa festa está sendo planejada desde o segundo semestre de 2013. Estamos esperando por turistas de todo o Brasil e queremos recuperar a tradição do Carnaval de Janaúba, para que a folia seja ainda melhor a cada ano”, fala Ney Barbosa.
Segundo o diretor de Cultura, além das bandas que se apresentarão no circuito fechado, vai haver também uma programação musical e gratuita na praia do Copo Sujo. “Pensamos também em contemplar as famílias e nos preocupamos em oferecer opções de lazer mais tranquilas e que serão realizadas durante o dia.”

Circuto será realizado na Avenida Beira Rio
(Marlon Mendes / Prefeitura)
Circuito fechado
Em Janaúba o Carnaval é tradicionalmente de rua. Para 2014, a Prefeitura contratou uma produtora de Juiz de Fora. Renato Ladeia, proprietário da empresa, fala que acredita que a folia Gorutubana vai voltar a ser como antigamente.
“A intenção é resgatar a tradição do Carnaval de Janaúba. Acreditamos no potencial da cidade, por isso resolvemos participar.”
Ainda de acordo com Renato, o segundo lote de abadás vai ser vendido até a segunda (24). Os ingressos podem ser adquiridos em Janaúba, na Rua Salgado Filho, 99, Centro, ou em Montes Claros, na Rua Santa Maria, 322-B, no Bairro Todos os Santos. Informações pelos telefones (38) 9191-6661 ou (38)3222-6969. Em 15 cidades do Norte de Minas é possível adquirir as entradas com 150 comissários.  
Para garantir a segurança dos foliões foi feita uma parceria com as polícias. Uma empresa de segurança também foi contratada e será usado o detector de metais e o monitoramento das câmeras do sistema “Olho Vivo”.

Resort já está com todas as acomodações
reservadas (Foto: Site / Prefeitura Janaúba)
Economia
A expectativa da Administração Municipal é de que R$ 5 milhões sejam movimentados na economia de Janaúba durante o Carnaval. O comércio vai absorver a maior parte desse dinheiro, principalmente em hotéis, pousadas, restaurantes, supermercados e postos de combustíveis. 400 empregos também serão gerados.
Maluh Carvalho é gerente de um resort, que tem seis apartamentos e 10 chalés, todos já reservados desde o início desta semana. O resort está localizado no Balneário Bico da Pedra, um dos principais atrativos turísticos de Janaúba, e, para atender a demanda do Carnaval, ela tem que contratar de três a quatro funcionárias.
“Além de estimular o comércio, o Carnaval tem impactos na econômica como um todo, o fato de haver uma programação fortalece a festa em si”, fala a gerente.
O resort recebe turistas da região e de algumas cidades da Bahia, que vêm para Janaúba, com a intenção de descansar. A estrutura oferece aos visitantes restaurantes, bares e ampla opções de lazer.
Na padaria de Geraldo Rodrigues, localizada no Centro, e fundada em 1991, o movimento durante o Carnaval chega a aumentar 40%. “Aumenta muito a quantidade de produtos que entregamos para hotéis, e aumenta também a procura aqui na padaria. Preparamos o estoque já pensando no movimento, as perspectivas são muito boas.”
Geraldo diz que não vê a necessidade de contratar mais funcionários, mas toda a família trabalha no estabelecimento durante Carnaval.

Programação

Sábado - dia 1º
Léo Santana e Parangolé

Domingo - dia 2
João Bosco e Vinicíus
Segunda-feira - dia 3
Som do Povo
Terça-feira - dia 4
Buiu e Banda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos