Folia renasce no Norte de Minas após cancelamento em 2013

(Hoje em Dia) Após um ano de orçamento magro e cancelamento de eventos tradicionais, prefeituras do Norte de Minas retomam os festejos do Carnaval. Planejamento prévio e parcerias com empresas de eventos é a aposta dos gestores municipais para este ano.
Dívidas das administrações anteriores e a falta de tempo hábil para a organização do evento fizeram com que as cidades tradicionais do Carnaval ficassem adormecidas. “Muitos municípios tiveram que escolher entre a festa e folha de pagamento do funcionalismo. Isso fez com que grande parte não realizasse a festa”, explicou o secretário municipal de Cultura de Montes Claros, Carlos Muniz.
Com orçamentos que variam entre R$ 50 mil até R$ 150 mil, as prefeituras prometem atrações que vão desde a tradicional marchinha até o sertanejo, mas sem deixar a regionalidade de lado. “A prioridade é destacar os talentos do Norte de Minas. Isso dita a festa em vários municípios”, disse Muniz.
Em Montes Claros, a festa que deve reunir 35 mil foliões durante os cinco dias de evento, que terá como carro-chefe a apresentação dos blocos caricatos. “Teremos um concurso que vai premiar o grupo mais original e animado. Será também um resgate das famílias brincando o Carnaval”, explicou o carnavalesco e diretor do Centro Cultural de Montes Claros, João Jorge Dias Soares.
Moradores de Janaúba também esperam ansiosos pela tradicional festa carnavalesca. No ano passado, o município ficou sem o evento devido à falta de recursos. “Esperávamos um faturamento significativo durante o Carnaval, mas a prefeitura não teve recursos para realizar o evento, um prejuízo para todo o comércio”, disse a comerciante Vanessa Brumaldo, de 36 anos.
Neste ano, a parceria com empresa de evento garantiu a festa. Apresentação de bandas baianas, trio elétrico, abadás e camarotes são algumas das atrações da cidade. “Será uma festa animada ao som de marchinhas e axé. Vai compensar o ano anterior quando não conseguimos realizar o Carnaval”, disse o secretário municipal de Cultura de Janaúba, Ney Barbosa. A expectativa é de que 40 mil pessoas participem dos festejos de Momo.
Além do Carnaval, Janaúba também tem tradição nas festas de junina. “São nessas duas datas que o turismo e a economia da cidade crescem de forma significativa”, completou o secretário.
Em Januária, a festa é em família. O público alvo são crianças e a terceira idade. Para isso, a prefeitura investe no tradicional baile de Carnaval. Marchinhas e desfiles de blocos caricatos vão animar a cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou