BENEDITO DE VOLTA À CENA

José Benedito (Foto: Pablo de Melo)
(Por Luis Claudio Guedes) O ex-prefeito de Janaúba José Benedito Nunes (PT), 53 anos, atua, desde a semana passada, como assessor especial da prefeita de Claros dos Poções e presidente reeleita da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf), Maria das Dores Oliveira Duarte, a Dorinha (PMDB). O cargo foi oferecido no final do ano passado para o também ex-prefeito de Matias Cardoso João Cordoval de Barros, o João Pescador (PT).
Cordoval declinou do convite porque a efetivação na Ammesf demorou e ele acabou nomeado assessor do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Diniz Pinheiro (PP). Aceitar o convite de Dorinha acarretava em transferência para Montes Claros, o que não convinha a Cordoval - que mora em Belo Horizonte desde que concluiu seu ciclo de dois mandatos à frente de Matias Cardoso. 
A ‘missão’ de José Benedito na Ammesf será a de tentar persuadir prefeitos de municípios norte-mineiros a ingressas nas fileiras da Ammesf. O objetivo é tentar dar mais visibilidade à entidade e aumentar a sua influência política em Minas Gerais, à semelhança do que já acontece com a sua congênere Amams (Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene). Segundo este Em Tempo Real apurou, a meta é elevar o número de associados de alguma coisa em torno de 20 para 30 municípios até o final deste ano. 
O cargo na Ammesf representa uma espécie de pulo da fênix para o ex-prefeito de Janaúba, após ter sido detido pela Polícia Federal por 10 dias, em julho do ano passado, durante a operação ‘Violência Invisível’, que levou para a cadeia outros prefeitos da região acusados de fraudes em licitações para a contratação da empresa Digicorp Consultoria e Sistema Ltda., em operação que levou o município a comprar títulos da dívida pública para compensar pagamentos de dívidas com o INSS. Benedito negou participação na fraude e responde ao processo em liberdade. 

Prima pobre da Amams
Apesar de atuarem na mesma área geográfica, a Amesf é uma espécie de prima pobre da influente Amams – que anuncia no seu site ter 90 municípios filiados (número que estaria inflado, já que boa parte deles não paga a mensalidade que dá direito a voto nas decisões da entidade). A Ammesf tem sede em Pirapora e um divide um escritório com a Associação Mineira de Municípios (AMM) em um edifício de alto padrão em Montes Claros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou