Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 21 de dezembro de 2013

População de Várzea da Palma sofre com o medo de novos alagamentos

Ruas do bairro Planalto ficaram totalmente alagadas. (Foto: Rafael Junior Ferreira Mendes)
Os transtornos causados pela chuva no Norte de Minas tem gerado muita preocupação aos moradores da região.  Em Várzea da Palma, no início da semana, a água atingiu casas e deixou alagadas ruas do bairro Planalto e do centro.

O internauta Rafael Junio Ferreira Mendes registrou em fotos a situação e enviou ao VC no G1.  Segundo Mendes, a cidade não possui rede pluvial, o que facilita os alagamentos. “No bairro Planalto é a primeira vez, mas no centro da cidade o problema é recorrente”, afirma.
Ainda segundo o internauta, o nível da água acumulada baixou, mas a população teme novos alagamentos na região. “Se não tiver um projeto eficaz para escoamento da água na parte central, novos casos vão acontecer”, explica.

Nota: A prefeitura de Várzea da Palma informou que o município ainda não possui o Plano de Saneamento Básico (PMSB), que engloba a drenagem das águas pluviais. 
Ainda segundo a prefeitura, o problema de alagamento de algumas partes da cidade, quando há chuvas com maior volume de água, é antigo. A administração esta ciente do problema e da necessidade de elaboração do PMSB para atender as demandas não somente de drenagem, mas também abastecimento e tratamento de água, esgoto e resíduo sólidos. A administração afirma que já esta em processo de pesquisa para elaboração do plano.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Estudante de medicina é assassinado pelo pai em Janaúba

O rapaz estuda em Juiz de Fora e foi para Janaúba passar as férias com os parentes

(Por Luana Cruz) O estudante de medicina Jhonata Santos Cangussu, 21 anos, foi assassinado a facadas na noite de quinta-feira e segundo a Polícia Militar (PM), o autor do crime é o pai do universitário. Wiltemar Morereira Cangussu, 51 anos, brigou com o filho e desferiu duas facadas no rapaz dentro da casa da família, no Bairro Planalto, em Janaúba, no Norte de Minas. 
De acordo com a PM, por volta de 19h, pai e filho tiveram uma briga e Wiltemar usou uma faca de cozinha para atacar o filho, pelas costas, na altura do pulmão e no ombro esquerdo. Logo depois do crime, ele fugiu de moto e continua desaparecido. Jhonata foi socorrido para o Hospital Municipal, onde morreu horas depois de dar entrada. Segundo a PM, a faca foi encontrada a poucos metros da casa e Jhonata, ainda consciente, reconheceu a arma usada pelo pai.
Testemunhas relataram que o rapaz estuda em Juiz de Fora e foi para Janaúba passar as férias com os parentes. Conforme a PM, Wiltemar é usuário de drogas. A mãe do universitário relatou que o marido frequentemente ameaçava matá-la com uma espingarda, arma que também foi apreendida na residência.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Morador se irrita com barulho e atira contra homem em Salinas

Um homem foi baleado na noite desta quinta-feira (19) em uma comunidade rural de Salinas, Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, a vítima estava com amigos na rua quando um morador da  teria se irritado com o barulho e saiu de casa armado e já atirando.
Ainda conforme a PM, a vítima tentou se defender, mas acabou sendo atingida por dois tiros. O homem foi socorrido e levado para um hospital da cidade. O suspeito de ter feito os disparos foi detido e encaminhado para a Polícia Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem morre afogado ao tentar atravessar córrego no norte de Minas

Chuva causa estragos em várias regiões de Minas
A chuva pode ter causado mais uma morte em Minas Gerais nesta quinta-feira (18). O corpo de um homem que foi arrastado enquanto tentava atravessar um córrego foi encontrado em Francisco Sá, no norte do Estado. 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Jancer Fabiano Ruas de Abreu, de 30 anos, atravessava o rio Bebedouro a cavalo. Ele foi levado pela água após uma chuva forte. Depois de quase dez horas de buscas, o corpo da vítima foi achado a cerca de 100 metros do local acidente, a dois metros de profundidade. 
O cavalo foi localizado fora da água, a pouco metros de distância, com vida. 
Ainda nesta quinta uma idosa de 61 anos morreu soterrada após um deslizamento na MG-474, em Aimorés, no Vale do Rio Doce. Berenice Bueno dos Reis passava de carro pelo km 05 da rodovia quando houve um deslizamento parcial das pistas. 
A idosa desceu do veículo para ver se tinha condições de passagem e foi surpreendida por um novo volume de terra.

Mortes  

As mortes, que ainda não foram contabilizadas pela Cedec (Coordenadoria de Estado de Defesa Civil), podem ser a oitava e nona, respectivamente, no período chuvoso 2013/2014 em Minas. 
Em Sardoá, seis pessoas foram soterradas dentro de casa na última terça-feira (17). Cinco corpos já foram encontrados, mas uma criança de sete anos ainda está desaparecida. 
O trabalhador rural Romário Rocha Cazarim, de 21 anos, morreu eletrocutado por um raio em Astolfo Dutra no dia 4 de dezembro. No dia seguinte, em Caratinga, Vale do Rio Doce, uma menina de 12 anos morreu vítima de um desabamento.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

TRÊS CANDIDATOS DISPUTAM A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE JANAÚBA

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Pelo menos três candidatos estão na disputa da presidência da Câmara Municipal de Janaúba. Os vereadores Adauri Soares Cordeiro, Leobino Antunes de Bem e Sérgio Henrique Coelho são candidatos à presidente da Câmara que atualmente é presidida pelo vereador Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca.
Pauleca, por sua vez, é candidato a vice-presidente da Câmara e terá como adversário o vereador Juscimar Reis Gramelich Mosquém.
Já a eleição para primeiro secretário tem apenas um candidato, o vereador Felipe Franklin Silva Carvalho.
A eleição para segundo secretário tem as candidaturas dos vereadores Armando Peninha Batista e João Pereira da Silva.
A eleição será amanhã, sexta-feira, dia 20 de dezembro, às dez horas da manhã, na Câmara Municipal de Janaúba que possui 15 vereadores. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

São João da Ponte tem mais um ex-prefeito inelegível

Fábio Luiz Fernandes Cordeiro (PTB), o “Fábio Madeiras"
(Por Fábio Oliva) O Município de São João da Ponte, de 25,4 mil habitantes, na região Norte de Minas Gerais, tem mais um ex-prefeito inelegível em decorrência da rejeição das contas pelo Tribunal de Contas e pela Câmara de Vereadores. A informação é de Paulo Simão Campos, presidente da Câmara de Vereadores de São João da Ponte.
Segunda-feira (16), por dez votos favoráveis e apenas uma abstenção, os vereadores pontenses mantiveram o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) pela rejeição das contas do ex-prefeito Fábio Luiz Fernandes Cordeiro (PTB), o “Fábio Madeiras” (foto), relativas a 2005, devido a irregularidades na aplicação dos recursos públicos. Há cerca de um mês, o ex-prefeito também teve rejeitadas as contas relativas a 2011.
Irregularidades nos repasses dos recursos recolhidos sobre as folhas de pagamentos de pagamento e devidos ao Instituto de Previdência Social do Município de São João da Ponte também foram apontados pelo parecer prévio do tribunal como causa de reprovação das contas.
A dívida da Prefeitura de São João da Ponte com a Previdência Municipal ultrapassa R$ 6 milhões e pode comprometer o futuro dos servidores que necessitem se aposentar ou receber benefícios.
Segundo o TCE-MG, o Instituto de Previdência Social do Município de São João da Ponte também não prestou contas ao tribunal, motivo pelo qual será instaurada tomada de contas especial.
O Ministério Público de Contas, cujos promotores atuam perante o TCE-MG, requereu ao tribunal que recomende ao Poder Executivo de São João da Ponte a adoção de medidas para o aprimoramento do planejamento, de forma a evitar a suplementação excessiva do orçamento municipal. “A boa e regular aplicação dos recursos coletivos encontra sua gênese na elaboração de orçamento pautado em normas e critérios fáticos que o aproximem da concreta realidade do município”, diz o MPC.
Conforme a procuradora Elke Andrade Soares de Moura Silva, do Ministério Público de Contas, a Lei Orçamentária Anual de São João da Ponte para 2005 autorizava a abertura de créditos adicionais suplementares no percentual de 50% das dotações orçamentárias. Isso permitiu ao município a suplementação de seu orçamento em R$ 18,7 milhões, o que, na opinião do MPC, “descaracteriza o orçamento público como instrumento de planejamento, organização e controle das ações governamentais”.
Em agosto deste ano os vereadores de São João da Ponte já haviam rejeitado as contas da ex-prefeita Gervacina Ferreira dos Santos, 66 anos, relativas a 2004. Por dez votos a favor, prevaleceu o parecer emitido pelo TCE-MG que apontou irregularidades na aplicação das verbas públicas e opinou pela desaprovação das contas prestadas pela ex-prefeita.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Assaltantes de joalheria trocam tiros com policiais e fogem em Buritizeiro

Policiais Civis e Militares procuram quatro homens suspeitos de assaltarem uma joalheria nesta terça-feira (17) em Buritizeiro, Norte de Minas Gerais.
Segundo as primeiras informações da PM, policiais civis, que passavam pela joalheria, notaram a movimentação estranha no estabelecimento. Todos os assaltantes estavam armados e trocaram tiros com os policiais.
Os suspeitos fugiram em direção a Pirapora, onde equipes de policiais fizeram bloqueios. Notando a movimentação, os quatro assaltantes abandonaram o veículo e fugiram a pé pelo mato.
Equipes das polícias realizam buscas no local, mas até o momento ninguém foi preso.
 
 
Pablo de Melo]
pablo-labs@hotmail.com

Internauta flagra acidente entre carretas e cegonheira na BR-251


Acidente envolveu cinco veículos (Foto: David Rocha/VC no G1)
(G1) Um acidente envolvendo duas carretas, uma cegonheira e dois veículos de passeio na BR-251 foi flagrado por um casal que viajava na tarde desta segunda-feira (16).
David Rocha e Naiara Leite retornavam de férias e começaram a filmar a fila de veículos na Serra de Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais. O casal percebeu que havia algo errado com um veículo que seguia à frente na rodovia. 
“Vinham muitos carros subindo a Serra. Percebemos que na carreta que seguia à nossa frente estava saindo fumaça e o motorista se mostrava preocupado, a todo momento olhava no retrovisor”, afirma David.
Apesar do susto, David afirma que se manteve calmo durante a cena. “Tive que ficar tranquilo. Logo desci e fui ver se podia prestar algum socorro aos feridos”, afirma. 


Nota da Redação: Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) o acidente envolveu cinco veículos e quatro pessoas ficaram feridas, entre elas três gestantes. 
O motorista que tentava efetuar a ultrapassagem ficou preso às ferragens. O trânsito foi parcialmente interditado na rodovia.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Caminhão capota em Bocaiúva

Um acidente no fim da manhã deste sábado (14) bloqueia parcialmente o trânsito de veículos na BR-135, próximo à cidade de Bocaiúva.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), chovia muito no momento do acidente e o motorista teria perdido o controle do veículo, que acabou capotando.
O Corpo de Bombeiros está neste momento no local retirando o motorista das ferragens. Seu estado de saúde ainda não foi divulgado.
A PRF pede atenção aos motoristas, além do risco maior causado pela chuva.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Corpo de caminhoneiro é encontrado em matagal perto de Grão Mogol

O corpo de um caminhoneiro foi encontrado, no fim da tarde desse sábado (14), enterrado em um matagal a 300 metros de uma estrada de terra que dá acesso ao município de Grão Mogol, no Norte de Minas Gerais.
Fabiano Gomes Oliveira, de 33 anos, estava desaparecido há 15 dias. O corpo só foi encontrado depois que o tio de Fabiano recebeu três ligações anônimas e os bombeiros foram acionados.
O cadáver estava já em estado avançado de decomposição, o que dificultou a princípio reconhecer a causa da morte. A família identificou o corpo por causa do aparelho dentário que ele usava.
A informação que a família tinha é que ele teria passado por Grão Mogol. Cartazes foram fixados nas proximidades do povoado.
No dia 29 de novembro Fabiano fez o último contato com a namorada. Ele ia para a cidade de Salinas para se encontrar com a família. No dia seguinte, o veículo que ele dirigia foi encontrado a 40 quilômetros do local onde ele foi assassinado.
Segundo testemunhas, o caminhão estava totalmente aberto e sem carga.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Projeto diz que Minas tem mar e é aprovado em Januária

(Por Luiz Ribeiro) Januária, de 65,6 mil habitantes, no Norte de Minas, fica situada a mais de 900 quilômetros do litoral e por lá não passa nem um trilho de trem sequer. No entanto, a prefeitura elaborou um plano plurianual de ação governamental com metas para a administração municipal que inclui a “manutenção de infraestrutura ferroviária” e a exploração de serviços de “transporte por ferrovia” e de “transporte marítimo”. O texto, encaminhado à Câmara de Vereadores, faz menção ainda aos projetos para “exploração petrolífera” na cidade. 
Mesmo com as incorreções, atribuída pelo prefeitura a erro de um funcionário, que teria copiado da internet plano feito para uma cidade em Santa Catarina, a relação de medidas a serem tomadas pela administração municipal nos próximos quatro anos foi assinada pelo prefeito de Januária, Manoel Jorge de Castro (PT). Em 19 de novembro, o texto chegou a ser aprovado em primeira votação, com 13 votos a favor e apenas um contra, pelos vereadores. 
Na sexta-feira, depois de a suposta cópia ser descoberta, a Câmara de Vereadores de Januária, em caráter emergencial, fez uma audiência pública para corrigir o plano plurianual de ação governamental. O texto entrará em pauta para a segunda e última votação antes do recesso de fim de ano. 
O Plano Plurianual de Januária tem mais de 1 mil páginas. Em um dos trechos é feita uma referência às “ações com vistas à defesa territorial aérea, territorial naval e territorial terrestre”. 
Ele inclui ainda “ações de planejamento, coordenação e controle, implantação e manutenção de infraestrutura ferroviária, de terminais ferroviários, de segurança do tráfego ferroviário e da exploração de serviços de transporte por ferrovia, transporte marítimo, fluvial e lacustre”.

Sobrou para o funcionário 
O prefeito Manoel Jorge de Castro admite que assinou o documento, mas não seria o plano integral. Ele atribuiu toda a culpa da falha a um funcionário de carreira da prefeitura, que, segundo o chefe do Executivo, foi responsável pela elaboração do mesmo plano em gestões anteriores. “Certamente o funcionário copiou o plano de outro lugar e cometeu essa loucura toda”, justificou o prefeito. Manoel Jorge prometeu avaliar esta semana ainda a situação do servidor, para definir qual tipo de punição será aplicada. “Mas certamente o funcionário será afastado da função. Ele não pode continuar onde está depois de fazer uma coisa dessa”, afirmou o prefeito de Januária. 
O atrapalhado plano pluarianual de ação governamental começou a ser analisado em maio, durante reuniões com moradores em alguns bairros do município. “Foram discutidas todas ações a serem executadas na saúde, educação e outras áreas. Nunca passou pela nossa cabeça que pudessem aparecer no plano essas coisas estranhas, que não foram faladas nas audiências públicas realizadas com a comunidade”, alegou o chefe do Executivo. 
Fundador e integrante da organização não governamental Associação dos Amigos de Januária (Assajan), o advogado Fábio Oliva afirma que pesquisou na internet e descobriu que o plano “genérico” do município norte-mineiro foi copiado da página da Prefeitura de São José, cidade da Região Metropolitana de Florianópolis, no litoral de Santa Catarina, a mais de 2 mil quilômetros de Januária.

Em Capitão Enéas motociclista morre ao bater em micro-ônibus na saída de um posto

Um motociclista de 57 anos morreu ao sair de um posto de combustíveis e bater em um micro-ônibus, nesse sábado (14), em Capitão Enéas, Norte de Minas Gerais.
O condutor do ônibus contou à polícia que transitava na rodovia MGC 122, na altura do KM 229, quando a motocicleta com placa de Montes Claros saiu do posto de combustíveis e adentrou repentinamente na pista de rolamento em sua frente. De acordo com o motorista, ele não conseguiu evitar a batida. Com o impacto, o condutor da motocicleta bateu no para-brisa dianteiro do micro-ônibus.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e constatou a morte de motociclista.
Segundo relatos das testemunhas, a vítima apresentava visíveis sinais de embriaguez. Algumas pessoas que estavam no posto tentaram convencê-lo para não sair com a motocicleta.
O condutor do micro-ônibus foi encaminhado até a delegacia para maiores esclarecimentos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com