Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 23 de novembro de 2013

Prefeito de Jaíba é cassado pela Câmara de Vereadores e vice deve tomar posse

Prefeito de Jaíba Jimmy Murça
 é cassado pela Câmara de Vereadores
(Por Luiz Cláudio Guedes) A Câmara de Vereadores de Jaíba, no extremo Norte de Minas, acaba de cassar o mandato do prefeito do município, Jimmy Murça (PCdoB). O agora ex-prefeito Murça perdeu o mandato com o voto de nove dos 13 vereadores da Casa – quatro deles se manifestaram contra o impeachment do prefeito, que estava há apenas 11 meses no cargo e era acusado por seus adversários de ter realizado fraudes em licitações e pela contratação de servidores fantasmas.
A reunião extraordinária da Câmara para leitura do relatório da Comissão Processante começou por volta das 10h00 desta sexta-feira (22) e foi bastante tumultuada. Os membros da Comissão Processante se revezaram para fazer a leitura das cinco mil páginas do processo.
A tropa de choque da Polícia Militar permaneceu durante todo o dia nas imediações do prédio do Legislativo e interveio algumas vezes para conter o ânimo de exaltados manifestantes pró-Jimmy. Uma pessoa foi presa e encaminhada para a Delegacia de Polícia local. Vice toma posse neste sábado.
Após a maratona desta sexta-feira, a Câmara Municipal deve voltar a se reunir na manhã do sábado para dar posse ao vice-prefeito Enoch Vinicius Campos de Lima (PDT). Natural de Biquinhas, em Minas Gerais, Enoch, de 46 anos, é professor do ensino médio. A sessão terminou por volta das 21h00 e clima na cidade é bastante tenso, porque o ex-prefeito Jimmy havia mobilizado seus correligionários a apresentar abaixo assinado com cerca de quatro mil assinaturas em que se pedia ao presidente da Câmara, Júnior Leonir Guimarães (PSDB), a realização de plebiscito para decidir se Jimmy deveria ou não ser submetido à investigação.
Entenda o caso
A Câmara de Jaíba aceitou as denúncias contra o ex-prefeito Jimmy Murça em meados do mês de agosto, logo após o agricultor Eduardo Felipe Xavier da Silva oferecer denuncia à mesa diretora da Casa. Xavier acusa o prefeito por supostos atos de irregularidades na administração de Jaíba. Na denúncia, ele explica aos vereadores que houve favorecimento na licitação de transporte coletivo para 27 linhas de ônibus. Nesse caso o denunciante menciona os nomes do suplente de deputado federal Silvano Araújo e do secretário municipal de Administração Nilton Nunes de Oliveira. Na denúncia há menção que a escolha dos vencedores da exploração do serviço teria sido através de sorteio.
Após a leitura da denúncia, o plenário escolheu por votação os nomes dos vereadores Welton Luiz da Silva, o Eltinho Enfermeiro (PMDB) para presidir a Comissão Processante, que terá ainda a participação dos vereadores Noelson Costa de Oliveira (PSL), para vice-presidente, e Osmano Fernandes, o Osmando do Açougue (PDT), para secretário. A Comissão Processante teve prazo de 45 dias para a instrução do processo – renováveis por mais 45 dias. Durante esse período, os advogados de Jimmy apresentaram sua defesa.
Ainda na denúncia, é apontada relação de possíveis funcionários “fantasmas”, que seriam àqueles que recebem pagamento sem prestar serviço. O terceiro item da denúncia do agricultor contra a administração de Jimmy Murça seria possível nepotismo favorecendo familiares do secretário de administração. O denunciante relatou que a esposa, uma amante e uma sobrinha do secretário foram agraciadas com empregos na prefeitura. Jimmy antecipou suas explicações ao Ministério Público de Manga na última terça-feira (20). O prefeito sempre negou as acusações e diz que foi vítima de um golpe de pessoas que teriam ‘furtado’ documentos da administração.

Prefeito, vice e cinco vereadores de Buritizeiro são cassados

O prefeito, o vice-prefeito, juntamente com cinco vereadores de Buritizeiro, no Norte de Minas Gerais, foram cassados em virtude da não observância da data das convenções partidárias da eleições de 2012. A determinação foi publicada na tarde desta sexta-feira (22), pela juíza eleitoral da Comarca de Pirapora(MG), Renata Souza Viana.
De acordo com denúncias apresentadas ao Tribunal Regional Eleitoral, durante as eleições de 2012, o prefeito Luiz Carneiro de Abreu Júnior, o vice Claudio Abreu Barbosa e os vereadores Geraldo Magela de Souza, Manoel Messias Alves Pereira, Bolivar Gomes Filho, Eustáquio Alves Ramos e Antônio Carlos Medeiros teriam realizado uma convenção partidária fora do prazo estipulado pelo Tribunal Eleitoral, e falsificado a data da ata da convenção.
Até o momento o prefeito não foi localizado para comentar o assunto. Eles podem recorrer da sentença.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Pintópolis: nome de cidade constrange moradores e acaba virando piada

Fundador da cidade tem orgulho do nome

Município do norte mineiro quase perdeu o nome
(R7) Minas Gerais tem 853 municípios e coleciona algumas cidades com nomes inusitados, como Ressaquinha, na região central, Passa Quatro, no sul mineiro e Fruta de Leite, no norte do estado. No entanto, o título de cidade com nome mais ousado é do município de Pintópolis, também no norte de Minas.
A cidade, que fica a quase 600 km de Belo Horizonte, tem cerca de 5.000 habitantes. Os moradores dizem já estar acostumados com o nome, mas contam que não simpatizam muito com a palavra. Mesmo assim, Pintópolis ainda vira piada para os que vivem há muito tempo no local e para os recém-chegados na região.
O produtor rural Cassimiro Campos diz não se importar com o nome do município. O carro que dirige foi até registrado ali e quando o fazendeiro visita as outras cidades do norte de Minas, as pessoas se assustam com o Pintópolis na placa do veículo.
— Faz muito sucesso e o pessoal acha muito engraçado. As pessoas perguntam "quem mora em Pintópolis é o que?" Às vezes, eu falo que é pintopolitano, outras vezes, eu falo pintudo.
O nome já chegou a ser pauta de sessões da Câmara de Vereadores da cidade. O parlamentar Edmilson Batista Nunes conta que alguns vereadores não estavam satisfeitos e queriam que a cidade fosse renomeada.
— A gente fica um pouco constrangido, é um nome diferente. Até pensamos em mudar. Hoje, acostumamos e eu acho o nome bonito.
Pintópolis, na verdade, nasceu como uma homenagem ao fundador do município. Germano Pinto era dono de terras no local e começou a abrir espaço para construção de casas e comércios. A região se desenvolveu e, na hora de registrar a cidade, Pinto tinha poucas alternativas.
— Eu queria noroeste de Minas, mas não podia ser esse. Falaram que tinha que ser "Germanópolis". Esse nome também não podia, porque não era só eu fundando. Então, ficou Pintópolis. Eu tenho a maior satisfação em morrer e deixar meu nome aqui.

Ex-prefeito de Coração de Jesus é considerado foragido

O mandado de prisão imediata foi expedido nessa terça-feira (19) e entregue à Polícia Federal 
(O Tempo) Antônio Cordeiro de Faria, ex-prefeito de Coração de Jesus, no Norte de Minas, é considerado foragido. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou na terça-feira (19) o pedido de habeas corpus do ex-prefeito e determinou a prisão imediata do mesmo. O mandado em nome de Faria foi entregue nessa quinta (21) à Polícia Federal (PF). Nesta sexta, agentes foram a três endereços e não localizaram o político.
Faria foi preso pela PF durante a operação Odin II, em agosto deste ano. Um dia após a prisão ele foi liberado, mas teve que usar uma tornozeleira eletrônica por tempo indeterminado para evitar que se aproximasse de prédios públicos da cidade e dos servidores da prefeitura. Isso, porque foi condenado por participar de um esquema de fraude de licitações.
O prefeito ainda teve que cumprir medida cautelar por tentar coagir testemunhas oferecendo até R$ 20 mil para que omitissem informações ou faltassem com a verdade em relações às fraudes.
No dia 28 de agosto deste ano, o prefeito e mais três funcionários públicos tiveram o mandado de prisão temporária expedidos pela Justiça Estadual. Os suspeitos detidos foram denunciados por desvio e apropriação de recursos públicos. 
Toninho Cordeiro, como é conhecido o ex-prefeito, estava detido no Presídio Regional de Montes Claros. Segundo a assessoria do TJMG, relator do caso Pedro Vargas expediu nesta terça-feira o mandado de prisão imediata. A equipe da Policia Federal, comandada pelo delegado Pedro dias, foi até a casa e ao comércio do suspeito, mas ele não foi encontrado. Na sua residência, em Montes Claros, o político também não foi encontrado.
Toninho pode ser preso a qualquer momento já que está com mandado em aberto. Procurado pela reportagem de O TEMPO, ninguém da prefeitura foi encontrado para falar sobre o caso.

Criança morre ao ser atropelada por caminhão em São Francisco

Uma criança, de sete anos, morreu ao ser atropelada por um caminhão caçamba na tarde dessa sexta-feira (22) em São Francisco, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, duas crianças trafegavam em uma bicicleta por uma rua do bairro São Luís quando perderam o controle de direção e caíram. Na queda, um dos meninos foi arremessado para baixo do veículo que seguia  no mesmo sentido da via em baixa velocidade.
Ainda segundo a PM, testemunhas relataram que após o acidente o motorista do caminhão chegou a parar, mas depois fugiu do local. O caminhão foi identificado, mas o motorista ainda não foi localizado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou o óbito do garoto. O outro menino foi encaminhado ao hospital com escoriações na boca, braço e costela.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Minas tem mais casos de dengue que outros estados

Levantamento do Ministério da Saúde (MS) divulgado ontem aponta Minas Gerais como o estado com o maior número de casos notificados de dengue no país (um em cada 3,4). Além disso, foram 116 mortes, mais de um quarto do registrado nos demais estados. Segundo o novo Mapa da Dengue apresentado pelo ministro Alexandre Padilha, 157 municípios brasileiros estão em situação de risco, entre eles Governador Valadares, Leste do estado, com 525 em alerta e 633 com índice satisfatório. As informações têm como base o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa)
A pesquisa foi elaborada, com participação de estados e municípios, entre 1º outubro e 8 de novembro em 1.315 cidades para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito. Em Minas, das 74 cidades que enviam regularmente o Liraa, apenas 34 o apresentaram até agora. O mapa mostra que o índice de infestação em Governador Valadares é  6, o que significa que, em cada 100 domicílios visitados pelas equipes de vigilância, seis tinham larvas.
“A situação sempre preocupa quando estamos acima do Liraa, pois existe risco de epidemia. Felizmente, não tivemos óbitos aqui no último verão”, disse a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Valadares, Vânia Andrade. Ele explicou que um dos entraves ainda é conseguir a “adesão da população” para evitar contaminação. 
Em estado de alerta, em Minas, estão Aimorés, Bocaiuva, Cataguases, Conceição das Alagoas, Curvelo, Frutal, Ipatinga, Ituiutaba, Montes Claros, Muriaé, Teófilo Otoni e Vazante. Já no índice de infestação satisfatória, o MS cita Além Paraíba, Alfenas, Araxá, Belo Horizonte, Carangola, Guaxupé, Itabira, Janaúba, Januária, João Monlevade, Lavras, Manhuaçu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, São Francisco, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Visconde do Rio Branco.

RECURSOS
Para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da dengue, o MS informou que dobrou o volume de recursos adicionais a estados e municípios. Portaria autorizando o repasse de R$ 363,4 milhões foi assinada ontem por Alexandre Padilha. São R$ 40,9 milhões para Minas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Glasnost contra pedófilos

(Fábio Oliva) Foi deflagrada pela Polícia Federal, hoje, 19 de novembro, a “OPERAÇÃO GLASNOST,” uma das maiores operações de combate à pedofilia já realizadas no Brasil
O nome da operação, “GLASNOST”, termo russo que significa “transparência”, foi escolhido porque a maior parte dos indivíduos investigados se utilizava de um site hospedado na Rússia para a divulgação de fotografias de menores na internet, bem como para o estabelecimento de contatos com outros pedófilos ao redor do mundo.
A investigação foi realizada ao longo de dois anos, tendo sido identificada quase uma centena de indivíduos brasileiros, envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Mais de duzentos suspeitos continuam sob investigação.
Os investigados compartilhavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até de bebês, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para seus contatos no Brasil e no exterior.
Dentre os suspeitos já foram identificados, até o presente momento, três abusadores sexuais, sendo que um deles abusava sexualmente da própria filha, de apenas cinco anos de idade, e compartilhava imagens destes abusos na internet, com outros pedófilos ao redor do mundo.
Em todos os casos em que foram identificados abusadores sexuais foram tomadas providências imediatas, a fim de que os abusos fossem prontamente interrompidos.
Há também brasileiros residentes nos Estados Unidos que estão sendo investigados, com a colaboração do FBI.
Entre os indivíduos investigados na presente operação há pessoas de todas as idades e profissões, incluindo um Policial Militar, um oficial da Aeronáutica, vários professores, bem como um chefe de grupo de escoteiros.
Cerca de 350 Policiais Federais estão participando diretamente da deflagração da operação, que está sendo realizada nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Goiás e no Distrito Federal.
Todo o material coletado durante o cumprimento dos mandados de busca será periciado a fim de que sejam identificados abusadores e produtores de material pornográfico infanto-juvenil, servindo ainda de base para o início de novas investigações.
O resultado final da operação, incluindo o número de pessoas presas em flagrante durante o cumprimento das medidas, deverá ser divulgado no final do dia.
A coordenação nacional da operação está a cargo da Superintendência de Polícia Federal em Curitiba, na pessoa do Delegado de Polícia Federal Flávio Augusto Palma Setti.

Motorista é preso depois de tentar subornar policiais com R$50

Um motorista de um ônibus tentou subornar policiais rodoviários federais com R$ 50, na madrugada desta segunda-feira (18), em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo foi parado pelos agentes no KM 375 da BR-135. O veículo fazia o transporte de passageiros de São Paulo para Euclides da Cunha (BA).
R.R.S não possuía:  autorização para a viagem, registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nem a relação com os nomes dos passageiros.
Para tentar se livrar da punição, ele entregou os documentos acompanhados por uma nota de R$ 50. Ele recebeu ordem de prisão por corrupção ativa e foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal.
Os passageiros seguiram para a Bahia em um ônibus regular.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 17 de novembro de 2013

Janaubense viaja mais de 720KM pra ver time do coração

Aldine, Kamila Mayara, Carla Micaela, Ivanete Pereira e Lelismarcio

A torcida do Cruzeiro não tem do que reclamar na temporada 2013. Depois de uma década sem uma grande conquista, os cruzeirenses conquistaram nada menos do que um dos campeonatos mais difíceis do mundo, o Brasileirão.
Porém, parte da China Azul, espalhada pelo interior de Minas Gerais, ficaria muito mais satisfeita se outras partidas da agremiação estrelada, no decorrer do ano, fossem realizadas em vários estádios do Estado.
A torcida quer ter sempre por perto o clube do coração. “Tinha que ter mais jogos aqui em Uberlândia. É a segunda maior cidade do Estado, não tinha que realizar jogos aqui somente quando o clube perde o mando de campo”, reclamou o advogado Esdras Queiroz, de 53 anos.
A professora Ivanete Pereira, de 47 anos, acompanhada das duas filhas, a biomédica Karla Mikaella, 22, e da estudante Camila Mayara,16, não se importou nem um pouco de viajar 720 km, de Janaúba para Uberlândia, para ver o campeão brasileiro jogar. Porém, ela queria ter essa oportunidade mais vezes. “Para gente que mora longe de Belo Horizonte, é muito difícil pode acompanhar os jogos. Por isso, quando eles vêm jogar na região, é uma oportunidade única”, declarou.
Enquanto essa “turnê” celeste pelo interior não acontece, os cruzeirenses do interior querem aproveitar cada segundo do jogo da Raposa em Uberlândia. “Vale muito a pena vir, mesmo que de longe, para ver o Cruzeiro. É uma emoção que não tem como explicar. Só quem é cruzeirense sabe o que estamos sentindo”, afirmou Karla.
A irmã Camila se sente privilegiada. “Com certeza é um presente poder acompanhar de perto o Cruzeiro aqui no interior”, concluiu a estudante.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Aniversário



Quem colheu mais uma rosa no jardim da vida, foi o padre Henrique, vigário geral da diocese de Janaúba.
Ele completou mais uma ano de vida neste sábado (16). Parabéns!!!

Cadáver é encontrado na zona rural de Patis, no Norte de Minas

Um corpo de um homem foi encontrado em avançado estado de decomposição na zona rural de Patis, no Norte de Minas.
Segundo a Polícia Militar, testemunhas informaram que o corpo seria de um idoso que estava desaparecido desde o dia 04 de novembro.
A perícia foi ao local e liberou o corpo que foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Criança é morta a pedradas em Montes Claros após se recusar a vender celular por R$ 80

(Por MÁBILA SOARES) Uma criança de 12 anos foi morta a pedradas em Montes Claros, no Norte de Minas, na tarde deste sábado (16). O menino estava desaparecido desde o início da manhã, quando foi visto andando com o suspeito. O crime teria sido motivado por vingança, já que o garoto teria se recusado a vender um celular por R$ 80 ao assassino, que foi preso. 
De acordo com a Polícia Milita, o corpo de Rian Souza de Carvalho foi encontrado em um córrego no bairro Cidade Industrial pela própria mãe, Edvânia Luíz de Carvalho. Ela disse que saiu para procurar o filho e chegou a perguntar para o suspeito, Valdemir Santos Lima, se ele tinha visto a criança. 
Segundo relatos de testemunhas à polícia, Rian não conhecia o suspeito, mas eles passaram a conversar depois que o acusado demonstrou interesse em comprar o celular da criança. O aparelho seria vendido por R$ 80.
Conforme a PM, Valdemir foi preso e encaminhado para a delegacia. A polícia acredita que ele tenha matado o menino após ele se recusar a vender o aparelho.
Moradores da cidade, revoltados com o crime, tentaram linchar o suspeito e jogaram pedras no carro da polícia. Valdemir foi levado para a delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Motociclista morre após perder controle da direção na MG-308

Um rapaz de 22 anos morreu após perder o controle direcional da moto em que conduzia no quilômetro 43 da MG-408, entre Juramento e Itacambira, no Norte de Minas.
O acidente aconteceu por volta das 19h desse sábado, 6. Segundo a Polícia Militar, uma passageira de 18 anos sofreu ferimentos leves e foi  socorrida e levada pelo Samu para a Santa Casa de Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Exportação estimula o aumento da produção de frutas no norte de MG

(G1) Um dos maiores polos irrigados de produção de frutas da América Latina fica no norte de Minas Gerais. A exportação vem estimulando o aumento na produção dos pomares na região.
A economia do município de Jaíba, no norte de Minas Gerais, está baseada na produção de frutas. As plantações são todas irrigadas. Os canais, que levam água do Rio São Francisco, foram construídos na década de 70. Hoje, cerca de 25 mil hectares são abastecidos por esses canais. As mangas são as estrelas dos pomares.
Pelo galpão de beneficiamento passam aproximadamente quatro mil toneladas de manga por ano. Desse total, mil são exportadas. A previsão dos produtores é dobrar a venda pro mercado externo em 2014. Os cuidados com a qualidade da fruta são recompensados na hora da venda. O quilo da manga no mercado interno chega a R$ 1,20. No mercado externo, a fruta sai por R$ 1,50.
“Quando você faz a exportação, você tira a manga do mercado interno. Isso significa que você equilibra o preço do mercado interno e ao mesmo tempo você colocando a manga fora, ela dá o nível de rentabilidade que se tem atualmente”, diz o exportador Dalton Londe.
O limão é outra cultura de destaque na região. A fruta também passa por um processo de beneficiamento e seleção. Das 25 mil toneladas produzidas todo ano, cinco mil vão para Europa e Egito. A expectativa é de que haja um aumento de 30% no volume de exportação do limão em 2014.
As exportações brasileiras de frutas somaram US$ 690 milhões no período de janeiro a outubro deste ano. Houve redução de 5% em relação ao mesmo período ano passado.

Interdição na BR-251, em Salinas, termina após 18 horas

Após 18 horas de interdição, a BR-251, em Salinas, no Norte de Minas, foi liberada. A via estava fechada devido a um acidente envolvendo duas carretas no início da noite desse sábado (16). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito no local está fluindo normalmente.
Ainda segundo a polícia, o acidente aconteceu por volta de 18h30 desse sábado, na altura do km 295 da rodovia. A carga de pneus de uma das carretas ficou espalhada pela rodovia e em seguida pegou fogo.
Uma equipe de funcionários da Prefeitura ajudou no trabalho de combate ao incêndio. Os dois condutores não ficaram feridos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Polícia estoura ponto de venda de drogas em Capitão Enéas

Presos em Capitão Enéas (Foto: Soldado Osvaldo/Polícia Militar)
Material apreendido.(Foto: Soldado Osvaldo/PM)
(G1) Sete pessoas foram presas por tráfico de drogas na tarde desse sábado,(16), em Capitão Enéas, no Norte de Minas, sendo dois deles menores. Com eles foram apreendidos 400 gramas de maconha, seis buchas da mesma droga pronta para venda, celulares, uma arma falsa e R$ 60.
Após denúncias anônimas, a Polícia Militar começou uma investigação e  nesse sábado conseguiu estourar o ponto de vendas de drogas.
Entres os presos estão dois irmãos, que segundo a PM são os chefes do tráfico na cidade, e uma mulher que seria casada com um presidiário da Cadeia de Montes Claros, acusado de homicídio.
Na casa da mulher foram encontradas cartas enviadas pelo presidiário em que ele orienta como vender a droga e a quem ela deveria procurar.

Mineiro de Bocaiúva concorre com dois discos ao Grammy Latino de Música de Raiz

Téo garante que mesmo nos tempos em que morou fora de Minas Gerais, nunca deixou de defender a autêntica cultura do cerrado
Poeta, folclorista, produtor musical, autor de literatura de cordel, cantor e compositor, o mineiro Téo Azevedo é um ícone da cultura popular no Brasil. Além dos próprios trabalhos, incentivou e produziu discos de dezenas de artistas da chamada música de raiz. Ao comemorar 70 anos de vida e 50 de carreira, ele tem seu trabalho consagrado com o reconhecimento internacional: são duas indicações para o Grammy Latino 2013, considerado o Oscar da música latino-americana. Téo disputa a categoria de Melhor Álbum Brasileiro de Raiz com os álbuns Salve Gonzagão – 100 anos e O Velho Chico – Sob o olhar januarense. A solenidade de entrega será quinta-feira, em Los Angeles (EUA).
Teófilo de Azevedo Filho, o Téo, tem a marca da simplicidade. Nascido no distrito de Alto Belo, no município de Bocaiuva, Norte de Minas, o cantador deixou o sertão mineiro ainda na juventude e foi para São Paulo, onde fez carreira. Diferentemente de outros artistas, depois de tornar-se conhecido nacionalmente Téo rejeitou a cidade grande. Fez o caminho inverso dos retirantes da seca e voltou às origens, dividindo a maior parte do tempo entre Montes Claros e uma casa simples que mantém em Alto Belo, um arraial de pouco mais de 1 mil habitantes.
Em sua terra natal ele mantém acervo que se tornou um pequeno museu sobre sua trajetória, com discos, certificados de premiações, reportagens e fotografias em que aparece ao lado de outros artistas com os quais trabalhou ou fez apresentações. Em destaque, fotografias em que posa orgulhoso ao lado de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Patativa do Assaré e do ator e compositor Jackson Antunes, seu amigo e parceiro, natural do Janaúba, também no Norte de Minas.
Téo Azevedo conta que poderia viver em São Paulo, o mais importante centro de produção para o tipo de música que faz. Mas optou pelo retorno às origens de forma madura e tranquila. “Na verdade, nunca saí do Norte de Minas. Mesmo quando morava em São Paulo (onde ele  mantém um apartamento), vinha à região onde nasci pelo menos três vezes por ano. Nunca me afastei do cerrado, que é a fonte de inspiração do meu trabalho. E que inspiração”, reconhece o artista, que gosta sempre de citar elementos da cultura local e da natureza do Norte de Minas em suas canções.
De acordo com o jornalista e pesquisador da cultura popular Assis Ângelo, Téo Azevedo é o compositor em atividade com o maior número de músicas gravadas no Brasil. São mais de 2,5 mil composições, segundo as contas do próprio artista. Entre seus intérpretes estão nomes como Sérgio Reis, Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Tonico e Tinoco, Chrystian e Ralf, Milionário e José Rico. A dupla Caju e Castanha chegou a gravar um CD somente com as criações do compositor mineiro. 
O cantor lançou 20 discos e tem cerca de mil histórias de cordel publicadas. Como produtor musical dedicado ao segmento da música sertaneja, esteve à frente de mais de 3 mil trabalhos, incluindo os LPs, compactos e CDs. Téo se envaidece de ter descoberto no Norte de Minas o instrumentista Zé Coco do Riachão, que fazia suas próprias rabecas e violas e chegou a ser chamado de “Beethoven do sertão” pela crítica especializada da época. Os discos de Zé Coco são hoje raridades cultuadas por pesquisadores.
Quem pensa que com tantas músicas gravadas Téo Azevedo ficou rico se engana. Ele tem apenas um pequeno apartamento na região central de São Paulo e a casa simples em Alto Belo. Anda num carropopular, usado nos seus deslocamentos entre a capital paulista e o Norte de Minas. Seguro de suas opções, não é de reclamar da vida. Mas defende seus colegas de profissão que nem sempre têm o respeito que merecem por parte do mercado.
“Tem gente que veio ao planeta com uma estrela para ficar rico. Outros vieram com a estrela para fazer um bom trabalho. Este é o meu caso. Procuro trabalhar com seriedade e honestidade, mas nunca pensei em ganhar dinheiro”, diz Téo Azevedo. Ele se emociona ao falar das dificuldades financeiras enfrentadas pelos artistas populares. “O dinheiro faz falta sim. Existem leis de incentivo, mas exigem projetos e tem muita burocracia. A gente, que faz cultura popular mesmo, não consegue entrar nesse metier”, desabafa.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Mais de 5 mil jovens marcam presença na 1ª Jornada da Juventude

Abraçando o chamado do Papa Francisco, a diocese de Janaúba juntamente com o setor juventude promoveram no ultimo domingo (10) no parque de Exposições de Janaúba, a 1ª Jornada Diocesana da Juventude. Saindo por volta das 10 da manhã da Catedral Sagrado Coração de Jesus, uma belíssima caminhada deu inicio a jornada. Com cerca de dois mil jovens que caminhavam ao som de cânticos e louvores a Deus rumo ao parque de exposições, a jornada teve sua marca registrada com um multidão que parou o centro de Janaúba. Mesmo com um calor de 37 Cº, isso não foi motivo de desanimo para a juventude que veio das 24 cidades que compõe a diocese de Janaúba para rezarem e afirmarem que é possível ser santo de calça jeans e comer hambúrguer sem deixar Deus de lado. Com o lema do livro do profeta Jeremias: "Quanto a você, arregace suas mangas, levante-se e diga a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo!" A jornada só ganhava mais força com o desenrolar do dia, já que mais e mais fiéis se juntavam para festejar. 
Com uma programação diversificada, os jovens puderam participar desde os louvores até a santa missa presidida pelo bispo Dom José Ronaldo Ribeiro, e co-celebrada pelos padres da diocese de Janaúba. Após a celebração, um dos momentos mais aguardados da jornada, o show com o cantor e missionário católico Dalvimar Gallo, ex-vocalista da Banda Anjos de Resgate, que fechou a noite com um público de mais de cinco mil pessoas. Um marco na história da cidade, já que o evento foi voltado para jovens e sem cobrança de entrada a jornada se torna um evento referencia na região norte mineira, que tanto luta e sofre com os jovens marginalizados e problemáticos. A Igreja Católica Apostólica Romana deu sua parcela de contribuição, fazendo esse chamado a toda juventude a ser diferente, ser melhor. Não ser melhor do que o outro e sim ser melhor para o outro. 
Com a coordenação do padre Juliano Maria, pároco da cidade de Pai Pedro, a 1ª Jornada Diocesana já termina prometendo uma segunda edição, já que, grande é a necessidade de termos momentos como esse para nossos jovens.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem de 22 anos é morto a tiros próximo a um bar em Janaúba

Um homem de 22 anos foi assassinado no Centro de Janaúba, na noite desse sábado,16. De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido com um tiro no rosto quando estava próximo a um bar.
Outro rapaz que estava com a vítima também ficou ferido e foi levado para o hospital. Os dois baleados tem passagens pela policia.
Os autores dos disparos fugiram do local e não foram identificados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com