Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 3 de agosto de 2013

Garupeira de moto morre após colisão com carro Pirapora

Uma pessoa morreu após um acidente de trânsito entre uma moto e um carro na noite desta sexta-feira (2), na cidade de Pirapora, no Norte de Minas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão aconteceu no cruzamento das ruas Benjamin Constante e Ciro Magalhães Freire. Com a colisão, Adinora Alecrim Brito, de 36 anos, que estava na garupa da moto, caiu do veículo e morreu no local. O condutor do carro, Carlos Alberto Gonçalves Pereira, de 47 anos, fraturou seu tornozelo e teve um corte no pé.
A vítima ferida foi levada para recurso médico apropriado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Jaíba

Um adolescente de 15 anos foi morto depois de ser atingido por disparos com arma de fogo, na noite desta sexta-feira (2), no bairro Veredas, em Jaíba (MG). O suspeito do homicídio é outro adolescente de 17 anos que foi impedido de fugir por populares.
Policiais militares que faziam a patrulha nos arredores foram chamados e encontraram o menor de 15 anos ainda com vida. Segundo a PM, a vítima foi encontrada caída no chão, apresentando intenso sangramento na região do pescoço. Os militares socorreram a vítima e a encaminharam ao Hospital Municipal de Jaíba, onde a equipe médica prestou os primeiros socorros, mas após tentativas de reanimação, constatou o óbito.
Em depoimento, o menor apreendido disse que caminhava juntamente com outro indivíduo, quando ao passarem próximo à vítima, foram ameaçados com um revólver calibre 38, que estava em posse da vítima. Ao tentar se defender, agarrou o braço da vítima que estava segurando a arma de fogo e simultaneamente a pessoa que o acompanhava sacou uma cartucheira calibre 36 e efetuou um disparo da região do tórax da vítima. Na oportunidade, o menor suspeito de participação no delito, aproveitou-se da fragilidade da vítima, devido os ferimentos ocasionados pelo disparo, pegou o revólver calibre 38 que estava na posse da vítima e em seguida tentou fugir.
Ao ser questionado sobre o que teria feito com a arma tirada da vítima, o menor apreendido disse à polícia que o revólver calibre 38 estaria escondido em um matagal próximo ao local do crime. Ao realizarem buscas no local, os militares encontraram o revólver calibre 38 carregado com quatro cartuchos intactos e um cartucho picotado. A PM encontrou também no matagal um revólver calibre 32 com um cartucho picotado, que o menor assumiu ser seu, bem como confessou que estaria portando no momento em que a vítima foi alvejada.
O menor apreendido foi encaminhado juntamente com as armas para delegacia de Polícia Civil de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Menor mata primo de 14 anos com tiro acidental de espingarda em Francisco Sá

Um adolescente, de 14 anos, morreu nessa quarta-feira (31), em Francisco Sá, no Norte de Minas, após ser atingido na barriga por um tiro acidental disparado pelo primo. O suspeito foi apreendido e o pai dele, dono da arma usada no crime, foi preso. 
De acordo com a delegada Áurea Alessandra Pereira, a vítima Christian Natan e o primo, de 15 anos, estavam na casa da vítima - uma propriedade conhecida como Fazenda Gameleira, localizada na zona rural - quando a arma disparou. "O pai dele estava na roça trabalhando e ele disse que a espingarda estava do lado da cama e ele pegou para guardar. Sem querer a arma disparou", conta.
Christian foi baleado na barriga e morreu ainda no local. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas não chegou a tempo.
O adolescente foi apreendido e entregue à promotoria. "Eu não sei se ele permanece recolhido ou foi liberado. A promotoria quem decide isso", afirma a delegada. A reportagem entrou em contato com o responsável pelo órgão, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o caso. 
O pai de criação do suspeito, Jonas Aparecido Gonçalves Rocha, de 41 anos, também foi preso. Em conversa com a polícia, ele disse que portava as armas para defesa própria, já que é caseiro e mora em uma área isolada. O homem foi levado para a delegacia de plantão de Montes Claros, onde permanece preso.
A espingarda, calibre 28, foi apreendida. Na residência também foi encontrada uma outra arma de fabricação artesanal, tipo polveira.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Bocaiúva é a única cidade do Norte de Minas a receber o conceito “muito alto” no IDHM

Bocaiúva é a única cidade do Norte de Minas a obter o conceito “muito alto desenvolvimento humano” no IDHM - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, divulgado anteontem. Montes Claros, Pirapora e Diamantina, embora com notas mais altas, obtiveram a classificação “alto desenvolvimento humano”. 
MÉDIO
Na classificação “médio desenvolvimento humano” estão: Janaúba, Januária, Jaíba, São Francisco, Grão Mogol, Várzea da Palma, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, São Romão, Matias Cardoso, Taiobeiras, Espinosa, Coração de Jesus, Capitão Enéas, Buritizeiro, Mato Verde, Buenópolis, Lagoa dos Patos, Francisco Sá, Engenheiro Navarro, Itacarambi, Japonvar, Jequitaí, Joaquim Felício, Juramento, Lontra, Luislândia, Montalvânia, Monte Azul, Nova Porteirinha, Olhos D’água, Patis, Ponto Chique, Riachinho, Riacho dos Machados, Salinas, Santa Fé de Minas, São João da Lagoa, São João do Paraíso, Serranópolis de Minas, Ubaí, Urucuia e Vargem Grande do Rio Pardo. 
BAIXO
Na classificação “baixo desenvolvimento humano” foram listados: Bonito de Minas, Cachoeira do Pajeú, Cristália, Curral de Dentro, Josenópolis, Juvenília, Miravânia, Montezuma, Ninheira, Pai Pedro, Pintópolis, Rubelita, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João da Ponte, Varzelândia, Verdelândia e São João das Missões, a última classificada na região Sudeste do Brasil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Justiça Federal condena Warmillon por improbidade

A Justiça Federal em Montes Claros, no Norte de Minas, condenou Warmillon Fonseca Braga, ex-prefeito de Lagoa dos Patos e de Pirapora, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos. Segundo a decisão, da última sexta-feira, Warmillon cometeu improbidade administrativa ao desviar recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A ação foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2009. Segundo a denúncia, em 1998, o ex-prefeito celebrou convênio entre a Prefeitura de Lagoa dos Patos e a Funasa no valor de R$ 96,8 mil para a construção de 121 módulos sanitários domiciliares. No entanto, o plano de construção previsto não foi realizado. Depois de várias vistorias, a Funasa constatou que foram construídos parcialmente apenas 73 sanitários.
Ainda de acordo com as investigações do MPF, Warmillon contratou a Minas Construção Saneamento Básico e Serviços Ltda. sem abertura de licitação e pagou antes mesmo de começarem as obras. A investigação também apontou que a empresa é de fachada, não tem sede física e vendia notas fiscais frias às prefeituras.
Além da suspensão dos direitos políticos, Warmillon foi proibido de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais por cinco anos e terá de ressarcir os danos aos cofres públicos e pagar multa de igual valor.
Warmillon está preso desde o dia 2 de julho em decorrência de outra suspeita de crime de improbidade. Ele já teve dois pedidos de habeas corpus negados.


Histórico
Indiciamentos. Na operação João de Barro, de 2008, que apontou desvios de recursos destinados à construção de casas populares, ele é alvo de cinco indiciamentos.
Prisão. A operação Violência Invisível, deflagrada no último dia 2, culminou com a prisão de Warmillon e outros dois ex-prefeitos. A operação desarticulou organizações criminosas que desviavam recursos públicos em mais de cem municípios.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Famílias abandonam assentamento em Janaúba por falta de infraestrutura

Há 14 anos, 200 famílias foram assentadas pelo projeto Jacaré Grande, em Janaúba, só que hoje, pelo menos 90 delas já abandonaram as casas.
Não falta apenas estrutura para produção de alimentos, a condição das moradias é precária. Em 2009, um representante do Incra esteve no assentamento e vários moradores assinaram um documento que previa obras de reforma nas casas, mas por enquanto nada aconteceu. Em algumas casas, falta ainda reboco e até telhado.
Segundo o presidente da associação dos assentados, Edson Almeida da Silva, há uma verba de R$ 337 mil para as obras, só que o recurso está bloqueado.
Em outra casa, agora, só mora Carlos Pereira. A mãe dele, que era beneficiária do assentamento, morreu. Só este ano, ele plantou duas vezes mandioca, mas não conseguiu colher nada. A situação é tão crítica, que para não passar sede, Carlos precisa economizar água de uma cisterna.
Funcionários da Codevasf estiveram o ano passado em outra propriedade e fizeram um buraco onde seria instalado um poço artesiano para abastecer algumas famílias que vivem no local. O problema é que a máquina não foi suficiente para fazer o trabalho, eles ficaram de voltar em 30 dias, mas até agora não retornaram.
O escritório regional do Incra, em Minas Gerais, informa que os créditos que deveriam ser repassados aos assentados foram bloqueados, em junho, por suspeitas de irregularidade e que o caso está sendo estudado.
Com relação às moradias, o órgão orienta que as famílias podem conseguir recursos para construir ou reformar pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Já a assessoria de comunicação da Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, diz que vai retomar, nos próximos dias, as obras do poço artesiano. A empresa contratada para o serviço já foi notificada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Acidente deixa dois feridos próximo a Porteirinha

MG – Acidente deixa dois feridos próximo a Porteirinha

MG – Acidente deixa dois feridos próximo a Porteirinha
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Macro Norte) foi acionado às 11h30 deste domingo, 28/07, para atender a vítimas de acidente ocorrido na BR 122, a 14 Km. de Porteirinha, no Norte de Minas.
O capotamento do veículo Siena, com placa de São Paulo, deixou duas vítimas, que foram atendidas pelas unidades do SAMU de Mato Verde e Porteirinha.
Esmael Francisco Brito Lima, de 71 anos, sofreu corte contuso e fratura no braço e o Álvaro José de Araújo, de 51 anos, apresentava descolamento e perda parcial de tecido em região frontal, com exposição óssea e suspeita de traumatismo craniano (TCE). Eles receberam os primeiros atendimentos no local pelas equipes de socorristas do SAMU e foram encaminhados para o hospital regional de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem é preso ao tentar levar caminhão roubado para Janaúba

Um caminhão roubado em São Paulo foi localizado na BR-135, em Montes Claros, nesse domingo (28).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na altura do KM 384, o veículo de carga foi abordado, e o motorista W.W., de 39 anos, acabou detido depois que a PRF checou a placa de Campinas (SP) e descobriu que na verdade a placa correta do caminhão era do Estado da Bahia. Outras consultas também revelaram que o veículo foi roubado no Estado de São Paulo, em 24 de julho deste ano.
O condutor apresentou um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) falso e informou que recebeu R$ 1.000 para levar o caminhão até um posto de combustíveis na entrada de Janaúba, onde o entregaria a um receptor.
A PRF entrou em contato com o dono do veículo e confirmou que ele foi assaltado por quatro homens armados, que o abordaram de um Fiat Siena. Segundo a PRF, o chassi do caminhão foi remarcado e todas as placas de identificação do motor e câmbio foram arrancadas.
O detido e o CRLV suspeito foram encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Montes Claros. O caminhão ficou apreendido no pátio da PRF à disposição da Polícia Civil e do proprietário.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com