Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mulheres envolvidas com o tráfico de drogas em Janaúba

No início da tarde de quinta-feira (14), a Polícia Militar prendeu duas mulheres suspeitas de comandarem uma “boca de fumo” em um bairro de Janaúba. 
Durante patrulhamento pelas margens do rio Gorutuba, uma guarnição PM recebeu denúncia anônima dando conta que na rua São Paulo, nº 153, bairro Novo Paraíso, estava ocorrendo tráfico de drogas. E que a droga era preparada em um barraco próximo daquele endereço. Chegando ao local, os militares depararam com Karine Ferreira Silva, 18 anos e Ana Carolina de Jesus Santos, 18 anos, as quais evadiram ao avistar os militares, mas foram alcançadas e detidas. 
Com a suspeita Ana Carolina os militares localizaram uma bucha de maconha e a suspeita karine foi surpreendida escondendo um invólucro contendo seis pedras de crack em um tijolo da parede de sua residência. 
Após buscas realizadas no interior da residência de karine os militares localizaram duas toucas ninjas, três munições calibre .22, intactas, vários invólucros plásticos comumente utilizados para embalar drogas, giletes e pratos sujos de drogas. 
No barraco vizinho foram encontradas ainda outras vinte e oito pedras de crack, quatro papelotes de cocaína, duas porções pequenas de maconha e uma faca. 
As mulheres foram presas e encaminhadas, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia de Polícia Civil. 
Continue denunciando, ligue 190 ou 181, você estará contribuindo para a manutenção da segurança de sua cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Criança de 10 anos é assassinado por adolescente de 15 em São Francisco

Um menor de 10 anos foi morto por um adolescente de 15 anos, na manhã dessa sexta-feira (22), em São Francisco, no Norte de Minas. A polícia investiga também se o suspeito abusou sexualmente do menino. 
A Polícia Militar (PM) informou que um caseiro avistou o adolescente enfiando a cabeça da criança dentro do Rio São Francisco. Quando a testemunha chamou atenção do suspeito, ele soltou G.O.S e fugiu. O caseiro chegou perto da criança e percebeu que ela já estava morta. Ele contou ainda que o adolescente parecia estar abusando sexualmente da criança.
Quando a Polícia Militar (PM) foi acionada, a Polícia Civil já havia sido informada do caso e chegou até o local. Um pescador resgatou o corpo e  a funerária o transportou  para o Instituto Médico Legal (IML) de Januária para que a perícia investigue a possibilidade de abuso sexual.
O suspeito, identificado como L.C.G, relatou aos policiais que Jair de Souza Ribeiro estava nadando no rio e o ajudou em sua ação. O adolescente foi preso na casa de seu pai, na zona rural da cidade. Jair foi ouvido pelo delegado, mas não foi detido.  
A Polícia Civil está investigando o caso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Paulinho Gogó em Janaúba


MG terá 420 novos delegados

Estratégia. Unidades que investigam homicídios são tratadas como prioridade pela secretaria
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) anunciou ontem a posse de 420 novos delegados no próximo dia 1º, uma tentativa de suprir o déficit desses profissionais em Minas. Os delegados vão atuar em 39 comarcas do Estado que não contavam com o profissional, principalmente no Norte de Minas, no Vale do Jequitinhonha, em Belo Horizonte e na região metropolitana. Para o sindicato da categoria, mesmo com o aumento anunciado, o número é insuficiente. 
"O principal objetivo é fazer com que todas as comarcas tenham ao menos um delegado, para facilitar as investigações", disse o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, que não divulgou quantos delegados irão para cada cidade. Ainda segundo ele, na capital e na região metropolitana, serão priorizadas as delegacias de homicídios. A Seds não informou quantos delegados serão destinados a cada comarca ou cidade. 
Atualmente, o Estado conta com 900 delegados e vai passar a ter 1.320. Para o delegado assistente da chefia da Polícia Civil, Valmir de Paula Ramos, o número é suficiente. "Nunca tivemos tantos delegados tomando posse. As cidades que antes não tinham esse cargo ocupado vão lucrar muito nas investigações", afirmou.
Um policial civil de Felixlândia, na região Central, que preferiu não ter o nome revelado, afirmou que as investigações na cidade são prejudicadas pela falta de delegados. "Acaba que policiais de outras funções têm que fazer o que o delegado faria, e todo o trabalho fica prejudicado. Quando recebermos esse delegado, vai melhorar muito", disse. 
No início deste mês, a reportagem de O TEMPO mostrou que o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas (Sindpol-MG) tem 300 ações na Justiça com pedidos de indenização por desvio de função, já que muitos técnicos trabalham como investigadores ou peritos. De acordo com o secretário, neste ano, serão lançados novos concursos para outros cargos da Polícia Civil, com o intuito de reduzir esse problema.
Crítica. Para o vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Minas (Sindepominas), Edson Pereira, mesmo com o aumento, o número de delegados no Estado ainda não é suficiente. 
"Para suprir o déficit, seriam necessários ao menos 1.800 policiais no cargo", disse. 
Ferraz reconhece que o número ainda é insuficiente e diz que há um projeto na Assembleia Legislativa que prevê a criação de 600 vagas para delegados, o que deve acontecer até 2014.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Mais de 13 mil litros de leite são apreendidos na BR-135, em Montes Claros

Motorista não possuía alvará sanitário
Um carregamento de mais de 13 mil litros de leite foi apreendido nesta sexta-feira (22) em Montes Claros, região Norte de Minas.
Durante fiscalização na BR-135, no KM 375, o motorista da carrega foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a realização de vistoria no produto.
Ao vistoriar a carga, a PRF encontrou os alvarás de fiscalização sanitárias vencidos. O caracteriza que o compartimento estão impróprios para o transporte do produto.
Os 13.700 litros de leite, impróprios para consumo, foram encaminhados para a Vigilância Sanitária de Montes Claros. O condutor do veículo, R.B.S, de 26 anos foi autuado em flagrante.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Justiça Federal condena ex-prefeito de Ninheira, na região Norte de Minas

O ex-prefeito de Ninheira, na região  Norte de Minas, Juvêncio Companheiro de Matos, foi condenado a seis meses de prisão em regime aberto. Ele também está inelegível por cinco anos e impedido de exercer qualquer cargo ou função pública pelo mesmo prazo.
A decisão é do Juiz Federal Carlos Henrique Borlido Haddad, da 1ª Vara Federal de Montes claros.
Em 2002, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou Juvêncio Companheiro de Matos por “deixar de prestar contas” da aplicação de R$ 80 mil destinados ao Município de Ninheira pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para construção de Centro Múltiplo de Uso, no âmbito do Projeto Ações Sociais e Comunitárias  no enfrentamento à pobreza.
“Todos os documentos juntados ao inquérito civil comprovam a ausência da prestação de contas”, concluiu o magistrado. Para o juiz “não basta ao ex-prefeito provar a realização da obra, a contratação dos serviços ou a aquisição de bens. Ele deve apresentar a documentação, a fim de que o Tribunal de Contas da União possa verificar se tudo foi realizado de acordo com os requisitos técnicos, se foram utilizados os recursos do convênio, e se os princípios da eficiência e da economicidade foram observados”.
Segundo o juiz sentenciante, a omissão do ex-prefeito em prestar contas se deveu à sua “firme convicção de impunidade e na impressão de que estaria infenso à reprovação social e penal pelos atos praticados”.  Além disso, assinalou o juiz, “não há nenhuma prova de que os recursos foram aplicados de acordo com a proposta original”.
Alfim, o magistrado converteu a pena de prisão em multa de R$ 5 mil, mantendo a inelegibilidade e a proibição de exercício de qualquer cargo, emprego ou função pública.
Autos nº. 2010.501-6
As informações são do blog de Fábio Oliva


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Acidente entre três veículos deixa um morto e 6 pessoas feridas na zona rural de Montes Claros



Na manhã desta sexta-feira (22/02), o 7º Batalhão de Bombeiros Militar através foi acionado para atender ocorrência de colisão na BR 135 próximo ao KM 351 – zona rural de Montes Claros/MG, região norte do estado.
Um veículo Fiat – Uno de cor branca com placa de Patis/MG, conduzido por Greeson Pereira Do Nascimento, 30 Anos, por motivos desconhecidos, veio a colidir frontalmente com um caminhão de cor vermelha, com placa de Montes Claros/MG, conduzido por Claudiney Fonseca Ruas, 49 Anos, que nada sofreu. Mais adiante um terceiro veículo, D-20 cabine dupla de cor vermelha, com placa de Luislândia/MG e carregada de melancias, conduzida por Geraldo Jorge Mota, 49 anos, se encontrava sob uma ribanceira vindo a colidir com uma árvore, apresentando escoriações no braço direito. Os três ocupantes do Fiat Uno foram encontrados às margens da rodovia, dos quais o motorista sofreu perfuração no globo ocular, a ocupante do banco carona (não identificada), se encontrava sob suspeita de fratura de clavícula e foram conduzidos para a Santa Casa de Montes Claros, o terceiro ocupante, Sr. José Ferreira da Silva, de 77 anos, apresentava trauma crânio encefálico e trauma de tórax, e veio a óbito devido aos ferimentos sofridos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal Montes Claros

Afiliada da Rede Globo retrata a pior seca dos últimos 40 anos no Norte de Minas

Os jornalistas Geraldo Humberto e Délio Pinheiro
(Foto: Michelly Oda / G1)
 Durante duas semanas, os jornalistas da Inter TV Grande Minas, Geraldo Humberto e Délio Pinheiro, percorreram 10 cidades do extremo Norte de Minas Gerais e puderam conviver com a maior seca dos últimos 40 anos. Os mais de dois mil quilômetros percorridos resultaram no "Movimento Vidas Áridas". Parte da iniciativa está documentada em 40 fotos, na exposição "Fome de Água no Sertão Mineiro", que será aberta ao público nesta sexta-feira (22) ás 19h30, no Montes Claros Shopping Center . Confira abaixo uma entrevista com os jornalistas.

G1 - Como surgiu o "Movimento Vidas Áridas"?

Geraldo - A ideia está ligada às viagens que fiz ao extremo Norte. A primeira foi em março de 2012, para Mamonas, não havia água, foi um choque para mim que tenho 23 anos de televisão. Fiquei pensando no que iria acontecer até o fim do ano. Viajei para outras cidades, e em junho registrei a primeira morte de um animal. Surgiu uma inquietação, era preciso fazer algo, de início pensei em fazer somente as fotos e convidei o Délio.
Délio - Nasci e moro no Norte de Minas Gerais. Somo jornalistas e temos uma visão mais atenta a tudo, e nosso trabalho nos leva a vários locais. Me encantei com o projeto e achei oportuno, havia cidades que no início da estiagem já precisam de carros pipa.


G1- Houve um momento que foi o mais marcante de todos?
Geraldo - Em Espinosa vi a barragem seca e fiquei impressionado, não havia um filete de água. Em um depoimento, um agricultor disse preferir não ter nascido se ele soubesse que tudo aquilo iria acontecer. A falta de água para consumo humano me chocou. Quando os caminhões pipa chegavam era um alvoroço, alguns baldes tinham nomes para evitar brigas.

Délio - Foram muitas situações marcantes. As pessoas se abriram, falaram de suas vidas e anseios, como se fossemos amigos. Lidar com pessoas que abriram seus corações e casas, me marcou bastante. O norte-mineiro tem uma fibra inacreditável.


G1- Como está sendo a aceitação da iniciativa de vocês?
Geraldo - Ficamos surpresos com a aceitação das pessoas, temos mais de 30 parceiros, a exposição vai ser levada para outras cidades e também para Belo Horizonte e Brasília. A exposição vai se tornar itinerante e terá uma caravana com serviços de lazer e de saúde. Um corpo técnico também vai fazer parte para levantar os problemas e soluções do que pode ser feito de forma prática e efetiva. Queremos a inclusão social e ambiental das pessoas. 

Délio - Queremos fazer do "Vidas Áridas" o maior movimento de mobilização popular do Norte de MG. Em cada incursão várias demandas serão despertadas. Queremos que os deputados da região, que não têm vínculos, se unam por uma mesma bandeira, a da sobrevivência.
Várias cidades do Norte de Minas ficaram mais de oito meses sem água, mais de 100 decretaram emergência (Foto: Geraldo Humberto / Inter TV)


G1 - Qual a avaliação que vocês fazem destas duas semanas percorrendo o Norte de MG?
Geraldo - Às vezes reclamamos muito, precisamos olhar para o lado. Pensávamos que bom seria se outras pessoas além de nossos familiares pudessem ver a exposição. O "Movimento Vida Áridas" deixa de ser meu e do Délio e passa pertencer a todas as pessoas do Norte de Minas.
Délio - Quem Mora em Montes Claros não sabe o que acontece em Espinosa, quem mora em Curvelo não imagina que em Mamonas e Pai Pedro, as pessoas sofrem com tantas dificuldades. Precisamos compreender o que os outros passam, é um exercício de solidariedade, por isso a população precisa se unir para conseguirmos fazer algo. 
Além exposição de fotos que acontece no Montes Claros Shopping Center, haverá exibição de um documentário, apresentações artísticas e pronunciamento de autoridades.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: G1

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cooperação técnica entre Samu e Bombeiros se estende a Janaúba e a mais duas cidades norte-mineiras

A partir de agora, o atendimento integrado realizado em Montes Claros passa a incluir as cidades de Januária, Janaúba e Pirapora, onde existem bases descentralizadas do SAMU Macro Norte e do 7º BBM
Em ato público realizado na manhã desta terça-feira, dia 13 de novembro, no Complexo Regulador Macrorregional, em Montes Claros, o SAMU Macro Norte e o 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais ampliaram a cooperação técnica firmada entre as duas corporações, que trabalham de forma integrada em Montes Claros desde o último mês de maio. A partir de agora, a cooperação será expandida para as cidades de Januária, Janaúba e Pirapora, onde existem bases descentralizadas do SAMU e do 7º BBM.
Segundo Warmillon Fonseca Braga, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), órgão gestor do SAMU Macro Norte, o trabalho integrado entre o SAMU e os Bombeiros representa capacidade de estender a mão, unir forças, sem disputas ou vaidades. “Os resultados dessa união são muito positivos para as duas corporações. Devido à grande malha viária que cruza o Norte de Minas, a incidência de acidentes é muito recorrente, e crescente, e o trabalho compartilhado entre o SAMU e os Bombeiros tem dado mais agilidade no socorro às vítimas. Levar essa parceria para essas três cidades, que estão localizadas em pontos estratégicos nas principais rodovias que cortam a região, vai facilitar o trabalho dos socorristas”, avalia o presidente.
Para o Tenente Coronel Miguel Novaes Borges, representante do Comando Geral do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, a parceria entre o SAMU Macro Norte e o 7º BPM é uma soma de esforços que traz benefícios não somente para as partes envolvidas – o SAMU e o Corpo de Bombeiros -, mas principalmente para os mais de um milhão e meio de cidadãos que residem nos 86 municípios da região Norte, beneficiada pela cooperação mútua. “Esperamos que essa iniciativa pioneira seja exemplo para as demais regiões do Estamos, pois temos certeza do seu sucesso”, avalia.

INTEGRAÇÃO
Desde o dia 14 de maio, o 7º BBM mantém militares de plantão 24 horas na Central de Regulação do SAMU. O plantonista é responsável pelo acompanhamento da frota de veículos junto com o rádio-operador do SAMU; pela atualização das informações das unidades de atendimento, sendo referência para o médico regulador para solicitações de apoio da unidade de resgate, salvamento ou autobomba; pela comunicação entre as duas centrais e com as viaturas do Corpo de Bombeiros.
Uma unidade de salvamento dos Bombeiros também permanece em ponto base no Complexo Regulador Macrorregional durante 24 horas e uma Unidade de Suporte Básico do SAMU foi descentralizada para a sede do 7º BBM, no centro da cidade.
O comandante do 7º BBM, Major Sérgio Ricardo Santos Oliveira, diz que a integração deu mais sinergia entre as equipes, resultando em mais qualidade e segurança no trabalho de resgate. “Desde que firmamos a parceria, estamos compartilhando conhecimento e práticas de rotina, qualificando as equipes das duas corporações. E quanto mais expandirmos essa cooperação, melhor será o serviço prestado à população norte-mineira”, pondera o comandante.

EXPANSÃO
Com a expansão da cooperação técnica para as cidades de Pirapora, Januária e Janaúba será possível empreender maior rapidez nas ações, integrar esforços, melhorar a qualidade na prestação de socorro às vítimas de urgências e emergências, além de compartilhar as informações facilitando a atuação operacional nessas cidades, onde há um grande número de ocorrências, especialmente por acidentes de trânsito.
A base do SAMU em Janaúba é composta por 26 profissionais, sendo 5 técnicos de enfermagem, 10 condutores-socorristas, 5 enfermeiros e 6 médicos. Possui uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A base está localizada estrategicamente a fim de atender os possíveis acidentes de trânsito da BR 122. Nesses três anos foram quase 20 mil atendimentos feitos pela base na microrregião.
O pelotão do Corpo de Bombeiros no município conta com um efetivo de 42 Bombeiros, 11 Viaturas, 02 barcos, 01 Jet Sky, sua área de atuação vai da cidade de Capitão Enéias até a divisa com o Estado da Bahia  cobrindo 16 municípios Norte Mineiros.
Januária possui cerca de 65.464 habitantes. A base do SAMU no município está localizada estrategicamente a fim de atender os possíveis acidentes de trânsito da BR 135.  A equipe é composta por 27 profissionais, sendo 5 técnicos de enfermagem, 10 condutores-socorristas, 5 enfermeiros e 7 médicos, e dispõe de uma USB e uma USA. Nesses três anos foram cerca de 13 mil atendimentos feitos pela base na microrregião.
A unidade do Corpo de Bombeiros no município conta com efetivo de 32 militares, 4 viaturas operacionais, além de 3 barcos, um bote e um Jet-ski.
Em Pirapora, o SAMU dispõe de 27 profissionais, sendo 5 técnicos de enfermagem, 10 condutores-socorristas, 5 enfermeiros e 7 médicos. Possui uma USB e uma USA para atender à microrregião que inclui, além de Pirapora, os municípios de Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Buritizeiro, Várzea da Palma e Santa Fé de Minas, com população de 138.378 habitantes. Nesses três anos foram cerca de 15 mil atendimentos feitos pela base na microrregião. A base está localizada estrategicamente a fim de atender os possíveis acidentes de trânsito da BR 365.
O Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pirapora mantém um efetivo de 51 militares e 11 viaturas, e é subordinado ao comando da 3ª Companhia BM de Sete Lagoas, composto de sete municípios sua área de articulação.

REGULAÇÃO
Para regulação do atendimento, será mantida comunicação através de linha de telefone exclusiva entre as bases do Corpo de Bombeiros das cidades de Pirapora, Januária e Janaúba e a Central de Regulação em Montes Claros.
Ao Corpo de Bombeiros caberá atendimento prioritário nas ocorrências que demandem ações de salvamento terrestre, aquático e em altura, bem como as que envolvam produtos perigosos e aquelas que exijam ações de combate a incêndio.
O SAMU prestará atendimento preferencial nas ocorrências que envolvam casos clínicos, obstétricos e psiquiátricos e também será responsável pelo encaminhamento de pacientes pela Central de Regulação da Urgência e Emergência para as unidades de saúde previstas na grade referenciada.
Os casos de trauma serão atendidos por ambas as instituições, nos termos do protocolo operacional de urgência e emergência pré- hospitalar. Nos atendimentos com múltiplas vítimas, o acionamento das duas instituições será concomitante.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Produtores mineiros de abacaxi prevêm aumento de vendas

Minas Gerais produziu no ano passado mais de 250 milhões de unidades do fruto (Foto: Divulgação)
Os produtores mineiros de abacaxi apostam em um aumento de vendas a partir de março, principalmente da variedade Havaí. Há indicadores de redução da oferta do fruto na região Norte do Brasil, principalmente nos Estados do Pará e Tocantins, que são grandes produtores. 
De acordo com o IBGE, o volume de abacaxi produzido em Minas em 2012, cerca de 250,6 milhões de unidades, foi praticamente o mesmo registrado no ano anterior. A área plantada teve um crescimento de 9,6%, alcançando 8,5 mil hectares, com destaque para o Vale do Jequitinhonha/Mucuri, que apresentou evolução de 58,15%, atingindo 563 hectares.
Ainda segundo os dados do IBGE, os cinco municípios que mais produzem a fruta no Estado (Monte Alegre de Minas, Frutal, Canápolis, Centralina e Fronteira), todos localizados na região do Triângulo Mineiro, responderam por 83,5% da safra estadual de abacaxi em 2012. Canápolis alcançou uma produção de 51 mil toneladas.
Conforme dados da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), sediada no município de Janaúba, as lavouras de abacaxi de Canápolis produzem atualmente um volume 13% superior ao registrado há cinco anos, mantendo a mesma área plantada.
O preço médio alcançado com a venda do abacaxi é da ordem de R$ 0,60 o quilo, mas nas melhores fases do mercado a cotação pode chegar a R$ 1,00 e o lucro do produtor alcança 25% em média.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Justiça Federal absolve ex-prefeito de Claro dos Poções

A Justiça Federal absolveu o ex-prefeito
de Claro dos Poções, Sinval Soares Leite

(Por Fábio Oliva) A Justiça Federal absolveu o ex-prefeito de Claro dos Poções, Sinval Soares Leite, da acusação de crime contra o patrimônio público, consistente no desvio e apropriação de rendas públicas (art. 1º, Decreto-Lei 201/67). O empreiteiro Manoel Chaves de Aguiar, sócio-administrador da Construtora Globo Ltda., também foi absolvido da acusação de estelionato e falsidade ideológica. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Federal em dezembro de 2009. O próprio MPF pediu a absolvição dos denunciados.
Entenda o caso - De acordo com a denúncia oferecida pelo MPF, em 2002 a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde repassou R$ 69.450,00 à Prefeitura de Claro dos Poções, para construção de 1.650 metros de rede de esgoto e 26 poços de visita. Inspeção no local encontrou apenas 1.372 metros de rede de esgoto e 16 poços de visita. Uma comissão técnica da FUNASA constatou que apenas 77% do valor total contratado teriam sido aplicados nas obras, o que caracterizaria o desvio de R$ 15.487,35.
A defesa dos acusados alegou que “parte da rede de esgoto e dos poços de visita foi levada pela enchente”. Para o Juiz Federal Carlos Henrique Borlido Haddad (foto), da 1ª Vara Federal de Montes Claros, “ainda que não comprovado, tal fato também não pode ser descartado”. Segundo o magistrado, “a irregularidade (apontada pelo MPF) não restou comprovada pelas provas coligidas aos autos”.
“Não se pode afirmar se o que restou constado pela FUNASA (construção de apenas 1.372 metros de rede de esgoto e 16 poços de visita) tenha sido a quantidade efetivamente construída pela empresa”, acrescenta o magistrado. Isso porque o relatório de visita técnica feito pela FUNASA assinalou que não foram computados os postos de visita não visualizados, ou seja, aqueles cobertos por asfalto ou localizados no canteiro central,
Na dúvida, o Juiz Federal Carlos Henrique Borlido Haddad absolveu os acusados.
Mais duas ações de improbidade - Essa não é, porém, a única ação de improbidade ajuizada pelo MPF contra Sinval Soares Leite. Ele responder ainda a outras duas ações, ambas por irregularidades na gestão de recursos públicos federais. Em uma delas, o ex-prefeito teria desviado parte da verba destinada pelo Programa de Apoio à Criança Carente em Creche.
A outra ação trata de recursos repassados pelo Ministério do Esporte e Turismo para reforma do ginásio poliesportivo local. A empresa contratada para realizar a reforma, Minas Construção Saneamento Básico e Serviços Ltda., é uma firma fantasma, comumente utilizada por diversas prefeituras do norte de Minas Gerais para o desvio de verbas públicas. Seu proprietário, Cláudio Soares Silva, já responde a diversas ações cíveis e criminais tanto na Justiça Federal quanto na estadual.
Em Claro dos Poções, a prefeitura teria recebido mais de R$ 58 mil para obras que, segundo representação feita pelos vereadores da cidade, nunca foram realizadas. Na verdade, a empresa Minas Construção, especializada na venda de notas fiscais frias, conforme depoimento de seu proprietário Cláudio Soares Silva “não possuía maquinário próprio nem depósito de materiais”. Ou seja, essa empresa não existe de fato e jamais realizou qualquer obra para a qual tenha sido contratada.
Rompimento de barragem - Não param por aí as irregularidades imputadas ao ex-prefeito. Sinval Soares Leite é ainda investigado pelo desvio de recursos federais repassados ao município pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Condevasf). As verbas, cujos valores somados ultrapassam R$ 300 mil reais, destinavam-se à construção de uma rede de distribuição de energia elétrica e de duas barragens de concreto no Rio Traíras para atendimento a comunidades rurais.
O Tribunal de Contas da União julgou irregulares as contas prestadas pelo ex-prefeito e condenou-o a devolver os valores indevidamente aplicados (Acórdãos 3559/2008 e 3682/2008). No caso das barragens, a fraude teve sérias consequências, pois teria causado inclusive o seu rompimento. Mais uma vez, as empresas de Cláudio Soares Silva estiveram envolvidas: segundo relatório do TCU, a prefeitura havia contratado a empresa Minas Construção Saneamento Básico e Serviços Ltda., mas os pagamentos foram efetuados por meio de cheques, todos nominais, à empresa Construtora Globo Ltda.
Na verdade, segundo o MPF, a Construtora Globo Ltda e a Minas Construção notabilizam-se por participarem, com frequência, de procedimentos licitatórios viciados e por realizarem obras irregulares nos municípios norte-mineiros. De acordo com investigações em curso na Procuradoria da República em Montes Claros, há indícios de que as empresas possuem fortes vínculos entre si, o que seria indicativo de uma atuação conluiada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Acidente deixa um morto e seis feridos na MG 202‏, em São Romão

A unidade do SAMU Macro Norte de Brasília de Minas atendeu na tarde desta quarta-feira, 20 de fevereiro, a uma ocorrência de acidente na MG 202, sentido Brasília de Minas/São Romão, deixando seis feridos e um óbito no local.
Segundo testemunhas, uma carreta carregada de carvão com placa de Ibiaí perdeu o controle e capotou a dez quilômetros da entrada de São Romão. De acordo com os socorristas do SAMU, quatro das seis vítimas estavam em estado grave, receberam os primeiros atendimentos no local e, após serem estabilizadas, foram encaminhadas ao hospital Senhora de Santana, em Brasília de Minas.
Entre as vítimas estavam Paulo Sérgio Ferreira de Souza, de 43 anos; Alex Pereira Oliveira, 32 anos; Norival Pereira da Silva, 32 anos; e Fernando Pereira Alves, de 33 anos. Ediom, de 26 anos, morreu no local. O motorista do caminhão e uma das seis vítimas recusaram o atendimento.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PM recupera carga de peças de veículos, em Taiobeiras

A Polícia Militar de Taiobeiras (MG), conseguiu recuperar uma carga de peças de veículos roubadas, no valor de R$300 mil. Segundo informações da Polícia Militar, o material foi saqueado de um caminhão na BR-251, na última terça-feira (19).
Ainda de acordo com a PM, a carga foi encontrada em uma casa abandonada, próximo a cidade de Berizal. A PM faz buscas na região para localizar os envolvidos no crime.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Colisão frontal entre carro e ônibus deixa três mortos e um ferido na MG-308, em Montes Claros

Crédito: DIVULGAÇÃO/CORPO DE BOMBEIROS - Condutor do carro sendo socorrido
Corpos ficaram presos às ferragens do Honda Civic
Três pessoas morreram e outra ficou ferida após se envolverem em um grave acidente na madrugada desta quinta-feira (21), na MG-308, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, todas as vítimas ocupavam um Honda Civic de Salinas, também no Norte do Estado, que bateu de frente e lateralmente com um ônibus da Viação Pedro.
Segundo os bombeiros, o ferido, Luiz Rafael Medeiros Silva, de 24 anos, era quem conduzia o carro de passeio na hora da colisão, que ocorreu depois que o jovem tentou fazer uma ultrapassagem proibida na altura do km 5. As outras vítimas, Márcia Aquino de Oliveira, de 22 anos, Paulo Victor Brandão, de 17 anos, e outra mulher, não identificada, morreram na hora e os corpos ficaram presos às ferragens.
O motorista do ônibus, que estava sem passageiros na hora do acidente, saiu ileso. Luiz Rafael Medeiros Silva sofreu várias escoriações pelo corpo e laceração na orelha esquerda. O ferido não corre risco de morte e foi encaminhado à Santa Casa de Montes Claros.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Preso foragido que aterrorizava comunidade rural de Janaúba

Na tarde de segunda-feira (04), na zona rural de Janaúba, a Polícia Militar capturou um foragido da justiça de alta periculosidade, que é suspeito de ter praticado vários crimes: homicídios, assaltos e furtos de veículos.
A equipe do Tático Móvel realizava patrulhamento preventivo pela comunidade de Monte Alto II, quando deparou com o foragido, Josimar Aresote dos Santos, 25 anos, vulgo “Tiquim”, que ao avistar a guarnição empreendeu fuga por um matagal.
Durante o cerco e bloqueio, o infrator sacou da cintura um revólver marca Taurus calibre 38 e começou a ameaçar os militares, que conseguiram desarmá-lo e prendê-lo.
Os policiais deslocaram até a casa do foragido, onde encontraram vários produtos de roubo e furto, sendo: uma TV marca Phillips 14 polegadas, um fogão a gás, um botijão cor azul, um aparelho celular, um DVD marca Magnavox, produtos estes furtados em uma residência no último domingo (03) naquela comunidade.
O foragido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Janaúba juntamente com o material e a arma de fogo apreendida.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Brasilia de Minas Padre ensina brincando

Padre Bessa de Brasília de Minas diverte os alunos e mostra a
importância de valorizar os estudos
A velha Belina do Padre Bessa, o pão de queijo móvel, que troca pão de queijo por material contamina o meio ambiente e serve de casa para mosquito da dengue ganhará uma nossa missão esta semana: Volta às aulas brincando!
As crianças das escolas da cidade de Brasília de Minas terão uma surpresa agradável essa semana: O padre se transformará no seu personagem-palhaço: “João o Palhaço Cidadão tudo pela Ecologia e Educação!” e com mais 25 palhaços invadirão as escolas levando uma mensagem de valorização dos estudos.
- Queremos despertar nas crianças o amor e alegria de estudar, de reencontrar os amigos e criar gosto pelos livros” explica o padre. Segundo o jovem Gabriel Taiada, que fará parte do grupo de palhaços, esse trabalho servirá para ensinar e aprender, “é uma alegria e um incentivo fazer atividades assim, também sou estudante e preciso valorizar mais os estudos, estou incentivando as crianças brincando e aprendendo também uma grande lição afirmou.
Para educadora Janeide Soares Silva Lopes de Brasília de Minas, atividades lúdicas ajudam muito no aprendizado e desperta na criança interesse em aprender mais.
- Brincando e divertindo a meninada o nosso pároco estará dando uma grande lição de cidadania e educação para estas crianças, tenho certeza garantiu a educadora.
Serão visitadas cinco escolas públicas da cidade, cerca de dois mil alunos participarão da iniciativa. O grupo deverá passar de sala em sala com um teatro onde o palhaço João (personagem do padre Bessa) vai falar mal dos estudos e demonstrar desinteressado e será convencido pelos outros palhaços que “sem estudo não existe futuro bom” e no fim da encenação o próprio palhaço João tentará convencer as crianças do valor dos estudos e sorteará bolas entre eles, serão sorteadas 600 bolas nas escolas.
O pão de queijo móvel será transformado para esta nova missão: saem os materiais reciclados e os pães e dão lugar aos palhaços e 600 bolas que serão distribuídas.
- Também faremos um passeio pela cidade para chamar a atenção dos pais sobre a importância de incentivar os filhos na volta às aulas, no sistema de som do carro usaremos frase de ânimo e incentivo a população em relação à educação, explica padre Bessa.
O pão de queijo móvel é uma velha Belina 1975 que o padre Bessa utiliza m um trabalho de combate a dengue e proteção ao Meio Ambiente. Ele deixa a casa paroquial de Brasília de Minas e percorre os bairros da cidade com um sistema de som que anuncia: João o Carro Cidadão tudo pela Ecologia, Saúde e Educação está passando na sua rua, venha e traga seu reciclado e material que serve de casa do mosquito da dengue e troque por pão de queijo aqui no carro na hora. O Pão de Queijo Móvel esta passando na sua rua. Participe! Aos poucos vão saindo das casas crianças, jovens e adultos com material reciclado na mão e utensílios que serve de criatório do mosquito da dengue e trocam por deliciosos pães de queijo. Uma parte do reciclado é transformado em arte nas mãos dos presos da cadeia pública da cidade e outra parte ajuda no projeto Igreja se Transforma em Sala Aula, onde mais de 100 crianças recebem reforço escolar e lanche dentro de uma igreja da cidade.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Suspeito de estuprar adolescente com problemas mentais é preso em Francisco Sá

O suspeito, Warley Oliveira de Souza, de 24 anos, foi preso e encaminhado para a Polícia Civil de Montes Claros.
Warley Oliveira de Souza foi preso na noite desta terça-feira (19), em Francisco Sá, suspeito de estuprar uma adolescente de 15 anos.
Segundo a PM, a adolescente, que tem problemas mentais, teria sido levada para a casa de uma tia do suspeito, onde o crime aconteceu.
A adolescente foi encaminhada ao hospital da cidade, onde foi constatado o estupro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Poluição afeta a pesca no Rio São Francisco

Surubim perto da cidade de São Francisco: cena comum, dizem pescadores
Manga, Pirapora e São Francisco – Do seu casebre baixo e de madeira na ilha rodeada pelas águas rápidas do Rio São Francisco, os pescadores Valeriano Nunes, de 56 anos, Adão Dias, de 54, e Luiz Carlos Gonçalves, de 36, observam mais um grande surubim descer boiando a correnteza. “Vinte quilos, no mínimo”, arriscam. Num barco, perto do peixe, o cheiro forte e o inchaço demonstram que está em estado de decomposição, indicando que não morreu por ali. “Há uns cinco anos isso ficou comum. Vemos descer até 10 surubins mortos”, reclama Adão, morador do município de São Francisco, no Norte de Minas “Pescar um grande desses é difícil. A poluição mata antes de a gente conseguir fisgar”, completa. 
A diminuição dos cardumes no Rio São Francisco é uma das questões enfrentadas na bacia. Pescadores sustentam que a morte dos peixes vem se repetindo e relacionam o problema à poluição das águas. “Já vi surubim de 20 quilos morto no rio. E os peixes continuam morrendo”, diz o pescador João Augusto Rodrigues dos Santos, de 58, de Pirapora, também no Norte do estado. “O rio já teve muito peixe. Com o passar dos anos, diminuíram por causa da poluição”, acredita Wilson Pereira da Silva, outro pescador da cidade. Em Pirapora, a reportagem do EM localizou pelo menos duas manilhas que lançam poluição diretamente no leito do Rio São Francisco, situadas próximo ao distrito industrial do município. 
O biólogo Patrick Valim, que trabalha para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Pirapora, sustenta que, pela legislação, quando recebem ou renovam as licenças ambientais, as indústrias da cidade se comprometem a tratar seus resíduos. “As indústrias só podem jogar efluentes no São Francisco se fizerem o devido tratamento. Elas são fiscalizadas pelos órgãos ambientais”, diz Valim.
Em Manga, pescadores também denunciam problemas. “Acho que as futuras gerações não vão poder ver peixe nesse rio. A cada ano a situação piora”, diz Zezinho Lourenço de Lima, residente na ilha do Pau Preto. Último município mineiro banhado pelo Rio São Francisco, Manga acaba recebendo o que já foi descarregado no Velho Chico ao longo de seu curso por Minas. Trabalhadores da região, como Leonardo Novais, dizem que esgotos da cidade, que incluem rejeitos de atividades de comércio, são lançados no rio por meio da rede pluvial.
Sem registros oficiais Apesar dos relatos de pescadores sobre a mortandade de peixes ao longo do Rio São Francisco, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) afirma não registrar denúncias de morte de peixes no Rio São Francisco desde 2011 – embora reconheça que a mortandade ficou mais frequente a partir de 2005. A Cemig, no entanto, que opera a barragem de Três Marias, admite que espécimes morreram de causas ainda não determinadas no curso do rio, depois do barramento, entre os dias 18 e 23 de janeiro deste ano. 
“Equipes de limnólogos (especialistas que estudam reservatórios) da Cemig estão realizando amostragens físico-químicas para confirmar o evento e o resultado deve fornecer evidências do que está acontecendo” informou a companhia energética por meio de nota. A hipótese levantada pela Cemig, no entanto, é de que os animais aquáticos tenham morrido “em consequência de a água que passa pelas turbinas e sai no rio abaixo da barragem apresentar baixas concentrações de oxigênio dissolvido”, afirma a nota da empresa. 
A Semad afirma que vem agindo no monitoramento das possíveis fontes poluidoras ao longo do rio e que para isso foi criada uma “rede de cooperação interinstitucional em pesquisas e ações relacionadas à mortandade de peixes e ao monitoramento ambiental na bacia do Alto e Médio São Francisco.” O grupo é formado por estudiosos, pesquisadores, representantes do estado, Ministério Público e de outros estados, além da Prefeitura de Três Marias.
Com respeito à Votorantim Metais, a pasta informou que a empresa citada “já foi multada e se adequou”, mas indicou que há “outros fatores que também causam ou contribuem (para a mortandade dos peixes), como agrotóxicos, chuva, inversão térmica no reservatório, entre outros”.

Enquanto isso...

…Aterro preocupa 
em Lagoa da Prata
De um lado, a cidade de Lagoa da Prata, uma das que margeiam o Rio São Francisco, no Centro-Oeste mineiro, exibe um moderno aterro sanitário que é modelo de preservação para as cidades vizinhas. Mas, ao lado dessa estrutura, líquidos espessos e espumas verdes vazam de um monte coberto de grama a poucos metros de estradas e de mananciais que abastecem o Rio São Francisco. O chorume, nome dado ao líquido concentrado que mina do lixo compactado, pode tornar impuras águas subterrâneas e até contribuir para a suspensão do abastecimento de mananciais. A situação foi flagrada no antigo aterro controlado, que encerrou as atividades em 2008, após informações do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA). De acordo com a secretaria de Meio Ambiente de Lagoa da Prata, o problema não era de conhecimento da prefeitura e será averiguado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Paulinho Gogó em Janaúba

No final da tarde dessa terça-feira (19) foi informado a este blog, que a PHD Produções e Eventos assinou contrato com mais um humorista. A celebridade dessa vez é Mauricio Manfrini, mais conhecido como Paulinho Gogó. O local para apresentação será o Centro Cultural. A data, a produção não informou, mas garantiu que será em abril deste ano.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Curso de maquiagem em Janaúba


Agricultores de Francisco Sá sofrem com ataque de gafanhotos

A quantidade de insetos fez com que a cooperativa dos produtores rurais de Francisco Sá pedisse ajuda ao Instituto Mineiro de Agropecuária. O medo é de que a praga, somada à falta de chuva, dificulte a produção local. A região é considerada a maior bacia leiteira do norte de Minas Gerais.
Uma equipe do IMA visitou algumas propriedades para realizar um levantamento fitossanitário. A situação do município é considerada crítica.
O produtor Vinícius Ruas, que investiu R$ 5 mil no preparo da terra, compra de sementes, plantio e adubação em oito mil hectares está com 70% do milharal comprometido.
A grande dificuldade no combate a praga, de acordo com o IMA, é que ela é migratória e o controle no foco inicial é feito por uma quantidade pequena de produtores. Segundo especialistas, os gafanhotos consomem até 80 toneladas de plantação por dia, o que faz com que o inseto, a cada dia, procure novas áreas.
O agrônomo Wagner Brant explica que o ideal é que os produtores façam uma ação conjunta de combate ao gafanhoto. "A migração é muito rápida, não adianta um produtor combater e outro não".


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Deficiente mental é morto a tiros por policial militar em São João do Paraíso

População indignada pede justiça  (Foto: Marina Pereira)

Família mostra o quarto onde o jovem dormia
(Foto: Marina Pereira/G1)
Um deficiente mental que sofria de epilepsia foi assassinado por um policial militar na porta de casa. O crime aconteceu por volta das 11h da manhã desta segunda-feira (18), na região central de São João do Paraíso, no Norte do estado.
Segundo relatos de familiares, a vítima Horácio Marcos dos Santos, de 28 anos, estava com estado nervoso alterado.
“Ele acordou com crise nervosa e começou a cortar todas as plantas do quintal. Chamamos a Polícia Militar para nos ajudar a contê-lo”, relatou o pai da vítima, Joaquim Francisco dos Santos.
Ainda segundo ele, a PM já tinha sido acionada em outras ocasiões. “Sempre pedíamos socorro à polícia, e eles já haviam nos ajudado”, diz.
Três policiais militares que eram novos na cidade se deslocaram até a casa da vítima. De acordo com a família, eles já chegaram atirando e os disparos teriam deixado o rapaz ainda mais nervoso.
Com um facão, Horácio começou a quebrar a viatura e a ameaçar um dos policiais. “Ele só apontou o facão para o militar depois de ser ameaçado com um revólver", enfatizou a mãe.
Ela relatou ainda, que a família ofereceu um pedaço de madeira para os policiais no intuito de evitar os disparos. "Parece que eles vieram aqui para matar o meu filho, nós chegamos a oferecer um pedaço de pau para que eles pudessem conter o menino, mesmo assim os tiros continuaram”, disse a mãe Neuza Rocha dos Santos.
Dos vários disparos efetuados pelos policiais, dois acertaram o peito do rapaz. Segundo a família, depois de baleado, ainda com vida, Horácio teria sido levado algemado para o hospital da cidade, onde morreu minutos depois de dar entrada. 
“Ele já estava quase sem vida quando foi algemado. O que aconteceu foi uma covardia, não precisava disso”, desabafa a mãe.
O militar que atirou em Horácio, Edmar Pereira Antunes, foi promovido a sargento recentemente e trabalhava na cidade há dois meses.
Em entrevista, o tenente Fernando Viana Dias, responsável pela ocorrência, informou que o militar agiu em legítima defesa.
“Houve a necessidade de efetuar os disparos para conseguir contê-lo”, ressaltou. Ainda segundo ele, o sargento foi preso em flagrante e encaminhado ao quartel da segunda companhia da Polícia Militar em Taiobeiras, onde ficará a disposição da justiça.
Militar foi preso em flagrante após o crime
(Foto: Junior Dias)

População quer justiça
O crime chocou a cidade de São João do Paraíso, com cerca de 23 mil habitantes. No bairro onde o jovem morava, além das marcas de sangue sobrou indignação e revolta.
“Estamos muito abalados com o que aconteceu, conheço esse menino desde criança e ele sempre foi uma pessoa tranquila. Nunca fez mal a ninguém”, relatou o vizinho Gilberto Marinho da Silva.
A doméstica Fernanda Silva Santos, também era amiga da família. Segundo ela, Horácio sempre foi uma pessoa muito boa e prestativa. “Todo mundo aqui conhece ele. Era um rapaz de coração bom, sempre disposto a ajudar.”
O jovem era conhecido na cidade pela paixão ao serviço militar. No quarto onde ele costumava passar a maior parte do tempo, uma farda, que ele teria ganhado de um amigo policial, estava em cima da cama.
“Ele era apaixonado pelos militares e acreditava que eles fossem seus amigos”, conta a irmã da vítima, Cleonice dos Santos Silva.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Jiboia é encontrada por funcionários durante limpeza de terreno em Buritizeiro

Uma jiboia de quase três metros de comprimento foi capturada por militares nessa segunda-feira (18) em Buritizeiro, região Norte de Minas.
O réptil foi localizado em um aterro, na região periférica da cidade, por funcionários da prefeitura do município que realizavam a limpeza no local.
Segundo militares do Corpo de Bombeiros, apesar de grande, o animal não estava agressivo. Após ser capturada, a jiboia foi levada para região de mata.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

SAMU inaugura sede própria em três municípios do Norte de Minas

Sede atual do Samu em Janaúba, que será substituída pela nova
Base Avançada do SAMU Macro Norte – Foto Jerusia Arruda
As bases avançadas do SAMU Macro Norte estão ganhando sede própria na região norte do estado. Nesta semana serão inauguradas as primeiras unidades concluídas, nos municípios de Brasília de Minas, Janaúba e Pirapora.
Na quinta-feira, dia 21/02, ÀS 9 horas, será inaugurada a nova sede da base descentralizada de Brasília de Minas. Às 16 horas, a inauguração será em Janaúba. Na sexta-feira, 22/02, às 16 horas, será realizada a inauguração da base do SAMU em Pirapora.
As bases, até então sediadas em imóveis alugados, irão proporcionar mais conforto, segurança e humanização aos socorristas do SAMU Macro Norte lotados nesses municípios.
Segundo Warmillon Fonseca Braga, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), esta é uma demanda que precisava ser resolvida. “Como instituição pública, o Cisrun não poderia investir em imóveis alugados, e a condição de algumas bases estava bem deficiente. A melhor solução foi construir um imóvel com a infraestrutura necessária para abrigar as unidades de atendimento, o que certamente irá impactar na qualidade e eficiência aos serviços prestados pelo SAMU Macro Norte nestas microrregiões”, justifica o presidente.
Warmillon Braga diz que a expectativa é que as 36 bases descentralizadas do SAMU Macro Norte ganhem sede própria. “Iniciamos a construção pelos municípios que possuem bases avançadas, com duas unidades de atendimento, por ser uma equipe maior e com mais demanda de atendimento. Mas a expectativa é que todas as bases tenha sua sede própria”, planeja.
Segundo o presidente, em Taiobeiras e Januária a construção das bases está em estágio avançado, com previsão de inauguração para o próximo mês de março.
Para viabilizar a nova sede, o município doou o terreno e o Cisrun construiu o imóvel, através de recurso viabilizado pelo Governo do Estado.  A sede é equipada com câmeras de segurança, sistema de comunicação, almoxarifado para armazenamento de medicamentos e insumos, local de desinfecção de material médico-hospitalar adequado, sala de prescrição, sala de desestresse, local adequado para estacionamento e assepsia das ambulâncias e toda a infraestrutura necessária para o trabalho dos socorristas, de forma humanizada e segura.

ATENDIMENTO
A base avançada é composta por uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Em Brasília de Minas, a base descentralizada do SAMU Macro Norte atende a toda microrregião, com população superior a 230 mil pessoas. Além de Brasília de Minas, as unidades da base atendem às cidades de Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Ubaí, Pintópolis, Urucuia, Lontra, Luislândia, Mirabela, Patis, São João da Ponte, São Francisco, São Romão e Varzelândia. Nesses quatro anos de regionalização do SAMU foram cerca de 14 mil atendimentos feitos pela base na microrregião.
Em Janaúba, a base do SAMU Macro Norte dá suporte a toda a microrregião, que possui 15 municípios e uma população total de 265.812 habitantes, e atende às ocorrências de acidentes de trânsito da BR 122. Nesses quatro anos foram mais de 25 mil atendimentos feitos pela base na microrregião.
Em Pirapora, o SAMU atende à microrregião que inclui, além de Pirapora, os municípios de Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Buritizeiro, Várzea da Palma e Santa Fé de Minas, com população de 138.378 habitantes. De 2009 a 2012 foram cerca de 12 mil atendimentos feitos pela base na microrregião. A base está localizada estrategicamente a fim de atender os possíveis acidentes de trânsito da BR 365.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MOTOCICLISTA EMBRIAGADO É PRESO PELA PM NA MGC 122

Na tarde do último domingo (17), durante atendimento de ocorrência na MGC- 122 km 08, a guarnição da Polícia Militar Rodoviária deparou com o Sr. Antonio Ribeiro Ferreira, 29 anos, condutor da motocicleta marca Honda CG Titan, placa DHL-9620/SP com visíveis sintomas de ter ingerido bebida alcoólica. 
Segundo relato de testemunhas o Sr. Antonio Ribeiro Ferreira seguia do povoado da Vila de Santana sentido Espinosa em alta velocidade quando colidiu no fundo do veículo Gm Monza, placa CAQ-0054/MG conduzido pelo Sr. Ricardo Alves Santos, que parou o veículo na pista de rolamento devido a problemas no sistema elétrico. 
Diante dos visíveis sintomas de embriagues, o Sr. Antonio Ribeiro Lopes foi convidado a realizar o teste do etilômetro, sendo constatado a presença de 1.50 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar pulmonar alveolar expelido no etilômetro). O Sr. Antonio Ribeiro Ferreira foi preso em flagrante delito pelos crimes capitulados no CTB em seu artigo 306 por dirigir veículo automotor sob influência de álcool, conduzir veículo registrado não devidamente licenciado e não possuir CNH/ppd, respectivamente, e conduzido a Delegacia de Polícia Civil de plantão da cidade de Janaúba/MG, onde ficou a disposição da justiça.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PM recupera produto de furto em Espinosa

No inicio da tarde da última sexta-feira (15) na Rua Gameleira, bairro Centro da cidade de Espinosa/MG, a vítima um pedreiro teve o seu veículo motocicleta marca Honda, modelo CG 125 Titan, cor vermelha, ano 1999, placa CTF- 3625 município de emplacamento Bauru/SP furtada.
Por volta das 18hs00min do mesmo dia, durante operação policial denominada “Fecha batalhão” na zona rural do município, na Fazenda Tabua, a PM conseguiu localizar e recuperar o veículo, bem como prender o acusado do furto Fernando Lima Santana, 24 anos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Moto roubada é recuperada em Janaúba

Na manhã do último sábado (16) na Rua Belgo Mineira, próximo à linha férrea, bairro Dente Grande, cidade de Janaúba/MG, a PM recebeu a denuncia de que dois cidadãos infratores estariam transitando com uma motocicleta marca Honda Bros, sem placa, cor vermelha, possivelmente produto de furto.
A guarnição comandada pelo Sargento Ermano compareceu ao local do fato e fez contato com as testemunhas que já estavam com os adolescentes dominados um de 12, outro de 15 anos. A motocicleta de propriedade de Marileia Souza Santos, que havia sido roubada na tarde do dia anterior na estrada dos Caraibas, zona rural de Janaúba quando a vítima transitava pelo local foi surpreendida por dois cidadãos infratores armados.
Os adolescentes disseram que haviam cometido o ato infracional para irem ate a localidade de Furado do Capim, quando perderam o controle do veículo caindo ao solo e sendo detidos pela testemunha. A PM deslocou ate a residência de um dos menores, onde também foi recuperado o aparelho celular da vítima que também havia sido roubado. Os adolescentes foram apreendidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil juntamente com seus responsáveis, onde ficaram a disposição da justiça.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Supermercado é assaltado em Janaúba

Na tarde do último sábado (16) na Rua Salviana Caldas, bairro Boa Vista, cidade de Janaúba/MG, a PM esteve a procura de dois cidadãos infratores armados com um revólver que invadiram um supermercado e praticaram crime de assalto e roubando R$ 400 reais em dinheiro além de dois aparelhos celulares, sendo um marca Nokia cor preta com vermelho, e outro marca Motorola, cor preta.
Após o roubo os meliantes fugiram em uma motocicleta marca Honda Titan, cor preta, sendo que um estava trajando uma blusa cor branca, e o outro com uma blusa cor rosa, não sendo localizados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Assalto na zona rural de Mato Verde

Na noite da última sexta-feira (15) na Fazenda Tabajara, Zona rural de Mato Verde/MG, a PM recebeu informações que havia ocorrido um crime de assalto à mão armada.
De imediato a guarnição comandada pelo Soldado Gilflávio deslocou para o local, os militares encontraram a residência das vítimas revirada e com vários objetos jogados ao solo. Em diálogo com o proprietário da fazenda, Otacílio de Freitas Filho, este relatou que chegaram três meliantes encapuzados e armados com revólver, em um carro semelhante a um Fiat Siena e adentraram na casa.
Os perturbadores da paz social então ordenaram que as vítimas entregassem dinheiro, momento em que Otacílio entregou R$ 1.050,00 em dinheiro, em seguida os meliantes trancaram toda a família incluindo cinco pessoas no banheiro e vasculharam toda a casa a procura de joias. Por fim, os meliantes roubaram joias entre anéis, aliança, corrente, dinheiro, três aparelhos celulares, e uma caminhonete I/Ford Ranger XLT 13F, placa HAG-1183.
Durante o rastreamento os policiais localizaram a caminhonete abandonada ás margens da rodovia MGC-122, sendo esta recuperada, dentro do veículo também foi encontrado uma touca e uma luva pertencente aos meliantes. Que não foram localizados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PM PROCURA MOTOCICLISTAS AUTORES DE CRIME DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM JANAÚBA

Na noite da última sexta-feira (15) na Avenida Rede Elétrica, bairro Dente Grande cidade de Janaúba / MG, local onde havia acontecido um crime de tentativa de homicídio.
A equipe do Tático Móvel deslocou até o local onde deparou com a vítima João Marcos Oliveira Santos, 18 anos, alvejada por disparos de arma de fogo. A vitima e testemunhas relataram que dois meliantes não identificados ocupando uma motocicleta, aproximaram e efetuaram vários disparos atingindo-a  na região escrotal e perna esquerda.
A unidade de resgate do Corpo de Bombeiros socorreu e encaminhou a vítima para o HPS regional, onde permaneceu sob cuidados médicos. Os infratores após os disparos fugiram não sendo localizados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

FAMÍLIA PROCURA ADOLESCENTE DESAPARECIDA EM ZONA RURAL DE JANAÚBA

Na tarde da última sexta-feira (15) na Rua dos Machados, Distrito de Quem Quem Zona Rural do município de Janaúba / MG, durante a operação policial “fecha batalhão”, a PM recebeu uma denuncia de desaparecimento da adolescente Emanuelle Aparecida de Jesus, 13 anos.
Conforme a solicitante Joana Maria de Jesus Neta, mãe da desaparecida há cinco dias esta saiu de casa e ate a presente data não retornou. A adolescente é de cor branca, cabelos pretos, ondulados e longos. Quem souber o paradeiro favor informar a PM através do telefone 190 ou 181.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PM RECUPERA VEÍCULO ROUBADO EM SÃO PAULO EM JANAÚBA

Na madrugada da última sexta-feira (15) na Rua Sete, Residencial Dona Lindú, cidade de Janaúba / MG, a PM prendeu por posse de veículo roubado ou furtado s cidadão infrator Gellimar Jose Almeida Oliveira, 28 anos, vulgo “Mazim Negão”.
Durante Operação "Cavalo de Aço", policiais militares depararam com o veiculo GM Corsa, cor cinza, placa EML-3161, emplacamento município de São Paulo/SP, estacionado na Rua sete em atitude suspeita. Os policiais certificaram que o veiculo era de propriedade do cidadão infrator Mazim Negão, velho conhecido nos meios policiais por delitos de várias naturezas, como porte ilegal de armas, receptação e furtos.
Ao efetuarem a abordagem, os policiais constataram que o veiculo estava aberto e com o lacre da placa violado e com o chassi tampado com uma espécie de massa plástica, e ao ser removida foi verificado que o verdadeiro chassi não se encaixava com a mencionada placa que esta afixada no veiculo, e sim com a placa EKL-5604 do município de Guarulhos/SP, roubado em data 31/01/2010, no município de Santo André/SP.
Os policiais localizaram o cidadão infrator que não souber esclarecer os fatos, sendo assim foi preso e conduzido a Delegacia de Polícia Civil de Plantão juntamente com o veículo, onde ficou a disposição da justiça.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

POLÍCIA MILITAR ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO

POLÍCIA MILITAR ABRE INSCRIÇÕES AO CTSP QPE ESPECIALISTA 2014
Polícia Militar disponibiliza 160 (cento e sessenta) vagas para Soldados Especialistas (ambos os sexos) nas funções de Comunicações, Saúde e Música.
O concurso público para admissão ao Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Especialistas (QPE) visa selecionar profissionais capacitados e habilitados para o exercício de funções em atividades específicas, sendo que, das 160 vagas oferecidas, 25 (vinte e cinco) são para a categoria de Auxiliar de Comunicações, 60 (sessenta) para Auxiliar de Saúde (técnico de enfermagem, técnico em patologia clínica e auxiliar de saúde bucal) e 75 para Músicos.
O candidato poderá concorrer apenas para uma determinada categoria. O curso terá a duração de 9 (nove) meses em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas e aos finais de semana, e será realizado na Escola de Formação de Soldados (EFSd) da Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte/MG. A remuneração básica inicial é de R$ 2.367,27 e ao término do curso de R$ 3.182,00.
O valor da taxa de inscrição é de R$50,31 (cinquenta reais e trinta e um centavos) e poderão ser feitas a partir de hoje, 14, a 28Fev2013.
O candidato deverá possuir o ensino médio completo (2º Grau); estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter no mínimo 18 (dezoito) anos e, no máximo, 30 (trinta) anos de idade completáveis até a data de início do curso em 06Jan2014, dentre outros.

POLÍCIA MILITAR ABRE INSCRIÇÕES AO CTSP QPPM 2014 SOLDADO DA PM

Polícia Militar disponibiliza 1.600 (um mil e seiscentos) vagas, sendo 1.440 (um mil quatrocentos e quarenta) vagas para o sexo masculino e 160 (cento e sessenta) vagas para o sexo feminino. As vagas disponíveis são para todas as regiões do Estado de Minas Gerais. A 11ª Região com sede em Montes Claros que comanda 77 municípios do Norte de Minas estão sendo oferecidas 30 vagas, 26 masculinas e 4 femininas. O curso terá a duração de 9 meses e iniciará em 01 de janeiro de 2014. A remuneração básica inicial é de R$ 2.367,27 e ao término do curso de R$ 3.182,00.
 O Edital do concurso está disponível no site www.pmmg.mg.gov.br/crs. “As inscrições serão feitas via Internet, através do site do CRS, www.pmmg.mg.gov.br/crs, no período de 14/02/2013 a 17/03/2013, exceção aos contemplados pela lei nº 13.392, de 07/12/1999, que será conforme o previsto nos itens 4.13 a 4.18 do edital.”


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com