Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

É neste final de semana curso de maquiagem promovido pela PHD

Neste final de semana em Janaúba, entre os dias 23 e 24 de fevereiro no auditório da Acijan, a PHD Produções e Eventos estará promovendo o Make Up, curso de maquiagem, ministrado por Sidi Simões.
O curso tem como meta mostrar na prática aos aprendizes como fazer desde uma maquiagem simples até uma super make. O curso terá duração de 6 horas, havendo opção para faze-lo no sábado (23) ou no domingo (24). Lembrando que haverá sorteio de brindes. O valor das inscrições é de R$ 40,00, com direito a certificado.
As inscrições podem ser feitas na Água de Cheiro. 
Mais Informações: (38) 9126-6522.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Loja de reforma de estofados é destruída por incêndio em Montes Claros



Um incêndio de grandes proporções destruiu uma loja de reforma de estofados em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, na noite dessa sexta-feira (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi preciso fazer uso de aproximadamente 15 mil litros de água para apagar às chamas, que se alastraram rapidamente pelo estabelecimento comercial.
Segundo os bombeiros, o fogo consumiu com quase todos os móveis e maquinários da loja, localizada na avenida Antônio Lafetá Rebello, no bairro Carmelo. O incêndio também danificou a estrutura da edificação.
Durante o combate ao incêndio, foi preciso isolar o local. Os imóveis vizinhos também foram atingidos por altas temperaturas, mas, aparentemente, não apresentaram danos estruturais.
A causa do incêndio ainda é desconhecida e será investigada pela Polícia Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Jiboia que comia galinhas é capturada em chácara de Montes Claros

Jiboia capturada
Uma jiboia que comia galinhas foi capturada neste sábado (16), em uma chácara de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. A serpente, de aproximadamente um metro e meio de comprimento, foi encontrada no galinheiro da residência rural.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal chegou a comer uma galinha e, por não estar agitado ou agressivo, foi possível fazer a captura de forma bastante rápida.  Os bombeiros fizeram uso de técnicas de captura de serpentes e utilizaram os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)  necessários.
Após a captura, a serpente foi colocada em uma caixa de contenção e transportada até um local de vegetação, onde foi devolvida ao seu habitat natural.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Pit bull que atacou idosa e matou outro cão é capturado em Montes Claros

Pit bull capturado
Um cachorro da raça pit bull que atacou uma idosa e matou outro cão foi capturado em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, nessa sexta-feira (15). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o animal fugiu de casa e mordeu Joaquina Brito Nascimento, de 72 anos. Em seguida, o cachorro ainda atacou e matou um cão de pequeno porte. Os consecutivos ataques ocorreram no bairro Carmelo.
Segundo os bombeiros, a idosa foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Universitário Clemente de Faria. Apesar do grande número de mordidas, a vítima não corre risco de morte.
O pit bull foi encontrado dentro da residência de onde teria fugido. Populares informaram aos bombeiros que o portão da casa estava destrancado na hora dos dois ataques e que o dono não se encontrava no local. Com a denúncia, os militares tentaram localizar o dono do cachorro, mas, como não obtiveram sucesso, capturaram o animal com o auxílio de um enforcador.
O pit bull foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses Municipal. A Polícia Militar também foi acionada e registrou o ocorrido.

Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Janaubense é destaque em time de basquete em Montes Claros


(Por Nairlan Clayton Barbosa) Karoláiny Brito, tem 14 anos é pivô do Montes Claros Basquete. Ela é natural de Janaúba e não via a hora de estrear no time do Montes Claros.
- O meu primeiro contato foi com o técnico da escola onde eu estudava. Depois de fazer muitos treinos terminei me apaixonando pelo basquete e acabei procurando a seletiva do Montes Claros Basquete para entrar nos jogos. Esse é meu primeiro Campeonato pelo Montes Claros e eu estou muito feliz por que já no meu primeiro ano pego um Campeonato de muita expressão – diz Karoláiny.
Outra que está feliz da vida é a Araguarense Isabela Soares, 15, Ala do time. Desde o dia 11 de fevereiro ela está com residência fixa em Montes Claros e diz que nem deu tempo de sentir saudade.
- Foi por incentivo meu mesmo, aí começou por campeonatos, fui evoluindo, aí comecei a almejar algo grande, foi onde que eu conheci o Rogério, ele me chamou pra jogar em Montes Claros e agora eu estou aqui no time de Basquete e espero que possamos conseguir um ótimo resultado – diz Isabela.
Ela também explica que ainda não teve tempo de sentir saudades dos pais.
- Por enquanto ainda não senti nada diferente não, mas espero que eu sinta pouco, uma vez que vou me envolver muito nos treinamentos a fim de que o grupo possa atingir o melhor nível nos campeonatos – diz Isabela.
O amor pelo basquete está sendo repassado em família. A prova disso é que a Ala Camila Soares, 11 anos, 1 metro e 77, viu no bom exemplo deixado pela irmã, Jéssica, atual jogadora do Montes Claros Basquete, e resolveu se juntar a equipe para também praticar e ser jogadora.
- Eu vi minha irmã treinando, achei bom e achei melhor vir, por que eu ia fazer vôlei, aí pelo exemplo dela e dedicação nos treinamentos eu preferi o basquete. Achei muito bom e agora eu quero continuar – revela Camila.
Para o técnico Rogério Santana, a temporada 2013 promete ser de muitas conquistas para o Montes Claros Basquete.
- Nós estamos no início deste trabalho, já estamos há 15 dias preparando para esta competição. Estamos unindo forças e dedicação para que este ano possamos quem sabe pleitear uma vaga na Liga Nacional – afirma.

O RIO GORUTUBA E AS ÁGUAS DE JANAÚBA

(Por HAROLDO ROBERTO CANGUSSU) Mais uma vez, como de costume, a região passa por um momento crítico de deficiência hídrica. Entramos na terceira temporada consecutiva de pouca chuva e o reflexo mais visível é a situação do nível da água na Barragem do Bico da Pedra que está perigosamente muito baixo. A impressão que se tem atualmente é que ela chegou na situação mais dramática da sua história. Mas, não é verdade. Na existência do barramento essa talvez seja a terceira vez que isto acontece. Pergunte aos moradores antigos dos locais próximos à região à jusante e eles confirmarão.
A diferença, para hoje, é que a demanda por água é absolutamente muito maior que nas vezes anteriores em que o lago baixava muito. Atualmente, a necessidade dos irrigantes é gigantesca, o entorno está quase totalmente ocupado e a população aumentou consideravelmente. Daí o impacto ser proporcional ao aumento populacional.
Todos que moramos em Janaúba e região sabemos da extrema importância que este manancial tem na vida e na história da cidade. Muitos, que aqui vieram depois da construção da Barragem do Bico da Pedra, em 1978, talvez não entendam como era possível a vida e o crescimento econômico sem esse maravilhoso patrimônio que hoje sustenta as nossas atividades. Por isso, passarei alguns dados históricos sobre Janaúba e região e, particularmente, sobre o Rio Gorutuba, dados esses relembrados no ótimo trabalho (preliminar) da tese de doutorado de Wilde Cardoso Gontijo Junior da Agência Nacional de Águas – ANA.
Segundo a Kuruatuba, ONG chefiada por Luisão, o nome Gorutuba deriva da palavra indígena kuruatuba que significa “sapo grande” que, ao longo dos anos, foi simplificado para “Gorutuba”.
Habitada originalmente pelos povos indígenas, a região passou a receber novos moradores a partir da ocupação dos vaqueiros, ainda no século XVII, promovida pelos paulistas e baianos que vinham pelo rio São Francisco para consolidar o domínio português no interior do país (MATA-MACHADO, 1991).
O rio São Francisco e o Verde Grande, do qual o Gorutuba é afluente, tiveram papel fundamental na ocupação da região norte de Minas, servindo de via para transporte de mercadorias e pessoas. Portanto, era estratégico que os povoados ficassem localizados às margens dos primeiros, rios navegáveis que serviam à comercialização. A população original dos grupos indígenas acabou sendo exterminada ou capturada pelas expedições bandeirantes tendo como principal expoente o tenente-general Matias Cardoso, nos idos de 1690. Foram, então, fundadas grandes fazendas de gado que nos primeiros anos do século XVIII se tornariam essenciais para o abastecimento de carne e de seus subprodutos para as terras das Gerais. Matias um primeiro arraial à beira do São Francisco, enquanto a família dos Figueiras, que fazia parte da comitiva de Matias, fixou-se junto ao rio Verde Grande, fundando o arraial de Formigas, mais tarde Montes Claros (FAGUNDES e MARTINS, 2002).
Além da criação de gado, os ribeirinhos aproveitavam o ritmo hidrológico anual dos rios para plantarem nas margens férteis, derrubando quase sempre suas matas ciliares, e se ocupavam da pesca como complemento a sua subsistência. O vale do rio Gorutuba, no entanto, teve uma ocupação mais lenta. Servia, sobretudo como caminho das expedições entre Montes Claros e a Bahia. Por sua pequena densidade populacional, era muito utilizado como refúgio de escravos. Ali foram instaladas inúmeras comunidades quilombolas, os chamados gurutubanos. Somente no município de Janaúba, foram atualmente identificadas quinze comunidades remanescentes. Os pequenos afluentes e o Gorutuba tornaram-se insumo para uma economia local baseada, principalmente, na pecuária e na agricultura de subsistência.
Somente em meados dos anos 1940, inicia-se processo de intensificação do povoamento da região impulsionado pela construção da linha férrea Central do Brasil. No então distrito de Janaúba, pertencente à vizinha Francisco de Sá, foi edificada uma das estações da ferrovia. Mais uma vez a região desenvolvia-se como via de ligação com a Bahia. Dessa vez, porém, o núcleo urbano começou a se expandir em torno da estação Janaúba que, em 1948, é transformada em município emancipado.
Mas, o divisor para o salto desenvolvimentista que hoje atravessa a cidade de Janaúba foi, realmente, a dominação das águas do Gorutuba através da construção da Barragem do Bico da Pedra.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

TRANSPOSIÇÃO MINEIRA: SONHO DE EDILSON BRANDÃO, A “CALIFÓRNIA BRASILEIRA” ESTA DE VOLTA

O ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra, se mostrou bastante otimista com a possibilidade de aproveitar os canais do Projeto Jaíba para fazer nova ‘transposição’ das águas do Rio São Francisco para atender aos municípios da Serra Geral de Minas, que mais têm sofrido com os efeitos das estiagens que atingem a região ano após ano. Fernando Bezerra visitou a região da Jaíba na semana passada, como parte da agenda de trabalho que realizou em Minas Gerais e que incluiu a participação do ato de autorização das obras da Barragem de Jequitaí, durante passagem por Pirapora.
Monte Azul, Espinosa, Mato Verde, Porteirinha, Catuti, Pai Pedro, Gameleira e Mamonas seriam beneficiados diretamente com a extensão dos canais do Jaíba até a Barragem do Estreito, localizada entre as cidades de Espinosa e Urandi, no Estado da Bahia, que ficou praticamente inviável depois que os afluentes que alimentavam o seu reservatório deixaram de ser perenes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Dupla é presa com veículo e carga de origem duvidosa na BR-251, em Salinas


Dois homens foram presos nessa quinta-feira (15) durante fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-251, em Salinas, na região Norte de Minas.
No KM 365, E.G.C, de 24 anos foi preso conduzindo uma motocicleta Honda com o chassi raspado. Ao verificar a documentação do veículo, a PRF descobriu que a motocicleta estava com impedimentos no Departamento de Trânsito de São Paulo.
Ainda em Salinas, no KM 361, M.R.S, de 45 anos foi preso transportando três sacos de 50kg de fios de cobre e aproximadamente sete rolos de cabo de alimentação, sem comprovação de origem.
De acordo com a PRF, a carga estava condicionada em um Fiat Uno.
Todo o material foi apreendido e os veículos recolhidos e encaminhados para a Delegacia de Salinas juntamente com os suspeitos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Serviço pioneiro no Estado aproxima médicos e neonatologistas via Internet

Um serviço único no Brasil está aproximando, em Minas, pediatras e neonatologistas via Internet, em benefício de unidades de tratamento intensivo (UTIs) neonatais em várias regiões do Estado. A Central de Monitoramento de UTI Neonatal faz parte do sistema de telemedicina criado pelo Governo de Minas, o Tele Minas Saúde, promove, com a troca de experiências entre os profissionais, um atendimento especializado e compartilhado, que se reflete em mais qualidade e menos custos com a saúde.
Inaugurada em dezembro de 2012, a central tem o objetivo de dar suporte aos médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham nos hospitais do interior. Duas UTIs em Montes Claros, uma em Janaúba e outra em Diamantina são as primeiras beneficiadas. Juntas, elas têm 40 leitos.
Do outro lado da tela, pediatras como o Dr. Maurício Marcelo, da UTI Neonatal do Hospital Universitário Clemente Faria, de Montes Claros, relatam a rotina de seus pacientes internados. Em Belo Horizonte, onde fica a central, 16 especialistas se revezam, anotando as informações e dando sugestões de procedimentos. Se necessário, especialistas em outras áreas são chamados.
- O profissional que está no interior sente falta de discutir os casos mais difíceis, e o suporte da central o faz se sentir mais seguro. O pediatra muitas vezes está diante de um caso difícil e quer discutir, quer ouvir outra opinião, afirma a coordenadora da Central de Monitoramento de UTI Neonatal, Maria do Carmo Melo.
Profissionais de informática monitoram tudo e guardam todos os dados, inclusive as conversas por chat. Isso significa mais segurança no trabalho dos médicos e a construção de um banco de dados importante com as soluções sugeridas.
- Estamos tendo resultados positivos. Vemos que os médicos e enfermeiros estão recebendo bem o que propomos a eles. Já conseguimos observar mudanças na rotina dos hospitais com a nossa orientação, então é muito gratificante, afirma uma das neonatologistas da central, Rossele Delandrea.
O pediatra Maurício Marcelo Costa aprova a iniciativa. 
- Estamos muito satisfeitos com o apoio da equipe no sentido de nos auxiliar no crescimento e aperfeiçoamento de técnicas para o cuidado do recém nascido, avalia.
Segundo a gerente do projeto Teleminas Saúde, Nara Carvalho, a iniciativa tem inúmeros benefícios. 
- Nós já temos estudos que apontam que o melhor cuidado vai reduzir tempo de internação, mortes e danos. O esperado é que possamos apoiar mais UTIs no Estado daqui para frente, declara.
O Tele Minas Saúde é o serviço de telessaúde de Minas Gerais desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e a Rede Mineira de Teleassistência. Os serviços de teleassistência disponibilizados para os municípios são teleconsultorias com plantões de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia, farmácia e nutrição; e plantão on line de cardiologia para análises de eletrocardiogramas, suporte aos atendimentos de urgências cardiológicas e discussão de casos clínicos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem morre em Porteirinha após ter pés decepados e pernas mutiladas

Morreu às 23h56 desta quarta-feira (13), o lavrador Damião Aparecido Barbosa de Souza, 30 anos, que teve os pés decepados e as pernas mutiladas depois de ser atingido por um trator triturador de cana. O acidente ocorreu na tarde do mesmo dia na zona rural de Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o condutor da máquina agrícola fugiu sem prestar socorro.
O lavrador foi socorrido por homens dos Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Janaúba, e levado ao hospital regional da cidade. De acordo com os Bombeiros, quando os militares chegaram ao local, o trabalhador rural já estava com os pés decepados e as pernas mutiladas, ainda presas à máquina.
As equipes de salvamento não conseguiram retirar o homem do trator . "Bombeiros e equipe do Samu tentaram desparafusar as engrenagens do trator que estavam esmagando as pernas, mas não foi possível porque a vítima poderia perder muito sangue", explica o soldado Eduardo Barbosa, do Corpo de Bombeiros.
O trabalhador rural foi encaminhado à unidade de saúde ainda com com as pernas presas a uma parte do triturador. No hospital, Damião Aparecido passou por cirurgia para retirar o equipamento e precisou ter as duas pernas amputadas. Segundo o hospital, ele perdeu muito sangue e faleceu.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Escola móvel Sesi/Senai está em Janaúba

A Escola Móvel SESI/SENAI, uma ferramenta de educação e inclusão social do Sistema Fiemg, que atende municípios que não possuem unidades do Sesi  e do Senai, está em Janaúba onde, a partir do dia 18 de fevereiro, passa a oferecer nove cursos de iniciação profissional em parceria com a prefeitura do município e com a Acijan-Associação Comercial e Empresarial de Janaúba. A Escola Móvel, uma estrutura completa de tendas que abrigam salas de aula e oficinas, já está instalada dentro do Parque de Exposições de Janaúba, graças a uma parceria com o Sindicato Rural do município.
Os cursos oferecidos são: Meio Ambiente e Sustentabilidade; Atendimento ao Cliente; Auxiliar Administrativo; Oficina de Artesanato; Pedreiro de Alvenaria Assistente; Eletricista Predial Assistente; Costureiro Assistente e Mecânico de Motos Assistente. As inscrições podem ser feitas na sede da ACIJAN e os cursos são gratuitos. Eles terão duração de 30 dias e, ao final, o participante receberá Certificado. São oferecidas 300 vagas.
O presidente da Fiemg Regional Norte, Adauto Marques Batista, que viabilizou a ida da Escola Móvel SESI/SENAI atendendo solicitação do prefeito da cidade Yuji Yamada, explica que essa é uma nova porta que se abre para o conhecimento, para a formação humana e profissional de centenas de pessoas daquele município que, de outra maneira, não teriam acesso a um curso profissionalizante.
Ela fica por 30 dias em Janaúba e depois segue para Porteirinha, onde vai também oferecer cursos de iniciação profissional, a partir do dia 25 de março.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: O Norte

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade 2013 tem como tema 'Fraternidade e Juventude'

Padre Eliezer presidindo a celebração na Catedral Sagrado Coração de Jesus em Janaúba , nesta quarta-feira (13) de cinzas

Assembleia reunida na Catedral Sagrado Coração de Jesus
Foi lançada nesta quarta-feira (13) de cinzas a tradicional Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Juventude”.
“A igreja tem uma dívida histórica com os jovens e é preciso que entremos neste mundo. Temos que dar aos jovens a possibilidade de evangelizar de acordo com o dinamismo que existe hoje no mundo deles”, afirma a Igreja.
A Campanha da Fraternidade, que está na sua 50ª edição, é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções.
Segundo dados do IBGE, 75% da população do Brasil segue a religião católica, que o torna o país mais católico do mundo.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Minas Gerais já tem 29.517 casos de dengue

População e autoridades devem manter o alerta devido ao aumento do número de casos de dengue. A capital mineira já registra sete casos de dengue provocados pelo vírus tipo 4.
Dados divulgados nesta quarta-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) mostram que, até o momento, a capital registrou 1.912 notificações de casos suspeitos da doença. Desse total, 464 foram confirmados, 209 descartados e 1.239 estão pendentes. A regional Pampulha continua apresentando o maior número de casos confirmados (102), seguida pelas regionais Oeste (57) e Norte (56). A SMSA já confirmou a origem da transmissão de 362 casos. Desses, 261 em Belo Horizonte e o restante do interior.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) em parceria com a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) promove durante todo o ano mutirões de limpeza para eliminar os possíveis criadouros da doença e evitar a proliferação do mosquito. Nesta quinta-feira (14), o mutirão acontece na área de abrangência do Centro de Saúde Piratininga e Lagoa, na regional de Venda Nova. Na segunda-feira (18), o mutirão acontece na área de abrangência dos centros de saúde Carlos Prates, na região Noroeste e Padre Joaquim Maia, na região da Pampulha.

Casos em Minas
Em menos de dois meses, Minas já tem 29.517 casos notificados dengue, o representa mais da metade dos casos registrados em 2012, quando foram 46.681. O Estado já registra duas mortes em consequência da doença. O município que apresenta o maior número de casos é Ipatinga, com 3.919, seguido de Coronel Fabriciano, com 2.828, e Timóteo, com 2.550. Em Belo Horizonte já foram confirmados 1.251 casos. A cidade de Monte Azul, no Norte de Minas, fica no último lugar na lista de infestação com 141 casos.
A grande incidência da doença em Minas levou pelo menos 54 cidades decretarem situação de emergência por registrarem epidemia, ou seja, mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Bombeiros registram 16 mortes por afogamento durante o Carnaval em Minas

O Corpo de Bombeiros registrou 16 mortes por afogamento durante o Carnaval em Minas Gerais. O balanço foi divulgado pela corporação nesta quarta-feira (13) e corresponde aos quatro dias de folia (de sexta a terça-feira). O número é 34% menor do que o registrado no ano passado, quando 24 pessoas morreram. Em 2011 foram sete óbitos.
Entre as ocorrências, dois casos foram atendidos por militares do 7º Batalhão de Polícia Militar, responsáveis pela cidade Montes Claros, no Norte de Minas. Em Varginha, no Sul do Estado foram confirmados outros dois casos.
Em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, um menino de três anos morreu na tarde de domingo (10) após se afogar em uma lagoa pertencente a um restaurante no bairro Bandeirinhas. Além dele, o irmão, de nove anos, e uma prima, de 22, também participavam do passeio, mas conseguiram se salvar. A criança teria entrado com outras crianças em um pedalinho que estava encostado "com pequenos defeitos" na orla da lagoa. A água entrou no brinquedo e ele não conseguiu sair antes que o pedalinho tombasse. O garoto se afogou e morreu no local.
Em Curvelo, na região Central de Minas, um homem se afogou na represa de Três Marias, na zona rural de Felixlândia, na tarde de segunda-feira (11). Ele desapareceu depois de entrar na água em um ponto próximo ao condomínio Vilage do Lago. A vítima nadava na represa quando se afogou. No domingo (10), Wagner Siqueira de Almeida, de 29 anos, também se afogou na mesma represa.
No Serro, na região do Alto Jequitinhonha, um jovem de 26 anos também morreu afogado no domingo (10). Glauciano Nunes de Oliveira estava com os amigos perto de um lago, no povoado de Três Barras. Ele tirava fotos, enquanto os colegas nadavam. A vítima não sabia nadar e, segundo testemunhas, havia ingerido bebida alcoólica.
Na manhã de segunda-feira (11), bombeiros de Sete Lagoas localizaram o corpo de um adolescente, de 17 anos, que se afogou em uma lagoa às margens da estrada que liga a cidade de Cordisburgo a Santana do Pirapama, na região Central de Minas. Segundo o padrasto da vítima, na tarde de domingo, os dois atravessavam a lagoa em um barco pequeno, sem coletes salva-vidas, quando a embarcação virou e os dois caíram na água. C. B. S. não sabia nadar e se afogou. O padrasto conseguiu se salvar.
Outro adolescente morreu depois de se afogar em um rio de Conselheiro Lafaiete, na região Central. O menor, que aparentava ter entre 14 e 15 anos, nadava no rio Bananeiras quando se afogou. Os militares chegaram ao local, retiraram o garoto da água, realizaram massagem cardíaca, mas ele não resistiu. A vítima ficou cerca de 20 minutos submersa.

Novos números
Segundo o Corpo de Bombeiros, o número pode sofrer alterações, pois algumas ocorrências ainda estão em andamento.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Quatro municípios mineiros voltam às urnas em abril

Vinte e cinco municípios nos quais as eleições municipais do ano passado foram anuladas devido à Lei da Ficha Limpa já tiveram definida a data para um novo pleito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas votações vão ocorrer nos meses de março e abril. Outro município, Guarapari (ES), teve a nova eleição realizada no dia 3 passado.
As eleições foram anuladas porque os candidatos que obtiveram mais de 50% dos votos válidos tiveram os registros de candidaturas julgados rejeitados pela Justiça Eleitoral, em julgamento posterior ao pleito. Nos municípios em que a eleição foi anulada, os presidentes das câmaras municipais estão exercendo o comando do Executivo municipal.
As novas datas foram agendadas pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) dos nove estados onde estão localizados os 25 municípios que tiveram eleições anuladas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná e Amapá.
Segundo o TSE, no dia 3 de março serão realizadas novas eleições nas cidades de Erechim (RS), Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Sidrolândia (MS), Camamu (BA), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC) e Bonito (MS).
Já no dia 7 de abril, haverá novo pleito nos municípios de Pedra Branca do Amapari (AP), São João do Paraíso (MG), Biquinhas (MG), Diamantina (MG), Cachoeira Dourada (MG), Joaquim Távora (PR), Serra do Mel (RN), Muquém do São Francisco (BA), Caiçara do Rio do Vento (RN), Coronel Macedo (SP), Eldorado (SP), Fernão (SP), Tucunduva (RS), Vacaria (RS) e Sobradinho (RS).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Mulher de 52 anos é assassinada com tiro no pescoço em Francisco Sá

Neusa Pereira de Souza, de 52 anos, foi encontrada morta com um tiro no pescoço na noite desta terça-feira (13), na zona rural de Francisco Sá.
Segundo a PM, a vitima  estava com o marido, Robson Alves Cardoso, em casa, na fazenda Vaca Brava, onde aconteceu o crime.
Segundo os relato de vizinhos,  após o disparo Robson teria saído da casa gritando por socorro. Depois  ele não foi mais visto.
A perícia foi até o local e constatou que ao lado do corpo tinha um espingarda.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Barragens para aliviar seca no Norte de Minas vão sair do papel

Pirapora – As obras do sistema de barragens do Projeto Jequitaí, previsto para o município de mesmo nome, no Norte de Minas, no valor total de R$ 319 milhões, deverão ser iniciadas imediatamente. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinou nessa quinta-feira, em Pirapora, o contrato com a empreiteira responsável pelo empreendimento e a ordem de serviço para a primeira etapa do projeto. Segundo cálculos do governo federal, as barragens vão beneficiar uma população estimada em 500 mil pessoas em 12 municípios, possibilitando a irrigação de 40 mil hectares de terras. O Projeto Jequitaí é uma reivindicação de Minas desde a década de 1950, sendo considerado fundamental para o desenvolvimento econômico do Norte do estado.
Ao lado do governador Antonio Anastasia (PSDB), Bezerra disse seu ministério está contemplando Minas com recursos R$ 1,5 bilhão, destinados a programas de combate à seca e de revitalização do Rio São Francisco. Do total, R$ 1,3 bilhão é proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante o evento, o ministro anunciou que está fazendo esforços para que a barragem de Berizal, no município homônimo, também no Norte de Minas, volte a ser incluída no PAC, para que a obra possa ser retomada. A construção da barragem de Berizal foi iniciada há 14 anos pelo governo federal, mas está parada há cinco por falta de licenciamento ambiental e  pendências no Tribunal de Contas da União (TCU). 
De acordo com dados da Prefeitura de Taiobeiras, uma das cidades a serem beneficiadas pela construção da barragem de Berizal, a obra já consumiu cerca de R$ 30 milhões de verbas da União. As ferragens e a estrutura de concreto da represa já começaram a se deteriorar. O ministro Bezerra reconheceu a importância da obra, lembrando que existe uma grande mobilização de lideranças para a sua execução. “Praticamente toda a bancada de deputados federais de Minas já me cobrou a sua construção”, declarou.
Em relação ao Projeto Jequitaí, Bezerra disse que nesta semana foi liberada a licença ambiental, o que permitiu a assinatura ontem da ordem de serviço para a empreiteira vencedora da licitação, que é de Goiás. O sistema de barragens de Jequitaí vai beneficiar os moradores de Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Várzea da Palma, Pirapora, Buritizeiro, Coração de Jesus, Joaquim Felício, Bocaiúva e Montes Claros. A obra será construída em parceria com o governo do estado. “A construção desse projeto será o resgate de uma dívida de quase 50 anos com a região”, disse o governador Anastasia.
De acordo com informações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), responsável pelo projeto, a construção deverá ser entregue dentro de 20 meses, com a expectativa de empregar cerca de 400 trabalhadores em sua execução. Segundo a Codevasf, o sistema de barragens de Jequitaí terá como finalidade o controle de cheias e a regularização da vazão do rio. Está prevista ainda a geração de 20 megawatts  de energia. 

Emergência
Ainda nessa quinta-feira, em Pirapora, o governador Anastasia fez um apelo ao ministro Fernando Bezerra para que o governo federal libere recursos para a compra de equipamentos a serem usados na retirada de água da barragem do Bico da Pedra, em Janaúba. Por causa da falta de chuvas, o nível da barragem abaixou muito, dificultando a captação de água para o projeto de irrigação do Gorutuba. Diante do quadro crítico, o governo mineiro decretou estado de emergência em Janaúba e Nova Porteirinha.
O ministro Fernando Bezerra disse que, visando “evitar o colapso” nesses municípios, o governo federal vai liberar R$ 4 milhões em caráter emergencial para a compra de bombas, que vão reforçar o sistema de captação de água da barragem do Bico da Pedra. Ainda ontem, ao lado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, o ministro visitou o Projeto Jaíba, também no Norte de Minas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Show com Nerso da Capitinga é confirmado para Janaúba

No final da tarde dessa segunda-feira (10), foi confirmado que a PHD Produções e Eventos estará promovendo dia 29 de junho no Centro Cultural de Janaúba mais um evento humorístico.
Depois do sucesso com Adamastor Pitaco, a PHD estará trazendo para Janaúba, o global Pedro Bismarck, mais conhecido como Nerso da Capitinga.


Pedro Bismarck, o Nerso da Capitinga

Pedro Bismarck, ele nasceu Ademilson Pedro da Cruz, em 25 de novembro de 1961 na cidade de Muriaé (MG), onde cresceu e estudou até os dezoito anos de idade.Nessa época, veio para Juiz de Fora para servir o Exército, onde pretendia seguir a carreira militar. Mas a veia cômica já transparecia nas brincadeiras com os companheiros de farda, e foi ali , durante os intervalos de descanso, que nasceu o personagem Nerso da Capitinga, então chamado de Denilson.
Logo foi chamado a participar como convidado em shows de humor pelos bares de Juiz de Fora, e a empatia com o público foi imediata. Isso o incentivou a montar seu próprio espetáculo, e em 1984 finalmente se apresentou ao público num show solo, onde fazia imitações, cantava e contava piadas. Adotou então o nome artístico de Pedro Bis, como passou a ser conhecido na cidade.
Outros personagens foram sendo criados, como o bêbado Pudim de Cachaça e o travesti Neiva Zelina, em shows que apresentava em Juiz de Fora e pela região da zona da mata. Até que uma fita gravada com participações suas foi parar nas mãos do humorista Chico Anysio, então à frente do programa 'Escolinha do Professor Raymundo'.
Pedro Bis virou Pedro Bismarck, e o personagem estourou no país inteiro, já então batizado por Chico como Nerso da Capitinga. Surgiram então convites para participar de diversos programas humorísticos na Tv, como 'Estados Anysios', 'Você Decide' e Brava Gente, além de uma participação especial no filme 'O menino maluquinho II'.
Atualmente Nerso tem um quadro no programa Zorra Total, enquanto Pedro corre o país com o espetáculo 'Neversário do Nerso', seu oitavo show em tournê nacional, em que comemora vinte anos de carreira.
O sucesso do personagem na televisão possibilitou que se apresentasse nos mais diferentes pontos do país, literalmente de norte a sul. Porém, o público de Juiz de Fora é sempre sua primeira platéia. O humorista elegeu a cidade de Juiz de Fora, onde foi acolhido com imenso carinho e onde tudo começou, como o ponto de partida da temporada nacional de todos os seus shows. Adotou também a cidade como sua, como o lugar ideal para criar seus filhos e viver com sua família. Com isso, também ajuda a divulgar Juiz de Fora por onde passa. Afinal, todo mundo fica sabendo que o Nerso é coisa nossa, uai!



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: EX-PREFEITO DE JANAÚBA É CONDENADO

Ivonei Abade (ex-prefeito de Janaúba) e Yuji (prefeito de Janaúba)

José Benedito e Ivonei Abade (foto: Oliveira Junior)
O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu a condenação do ex-prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito, por improbidade administrativa.
Conforme a sentença do juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad, titular da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Montes Claros, publicada no dia 10 de janeiro de 2013, o ex-prefeito pagará multa de R$ 10 mil e está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de empresas da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
De acordo com o MPF, entre 2003 e 2004, o Governo Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDSCF) repassaram à Prefeitura de Janaúba R$ 434,5 mil para execução de programas de atendimento à criança em creche e outras alternativas comunitárias.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Adolescente de Riacho dos Machados morre afogado em lagoa na cidade de Cordisburgo

Bombeiros de Sete Lagoas localizaram na manhã desta segunda-feira (11) o corpo de um adolescente, de 17 anos, que se afogou em uma lagoa às margens da estrada que liga a cidade de Cordisburgo a Santana do Pirapama, na região Central de Minas.
Segundo o padrasto da vítima, na tarde de domingo, os dois atravessavam a lagoa em um barco pequeno, sem coletes salva-vidas, quando a embarcação virou e os dois caíram na água. C. B. S. não sabia nadar e se afogou. O padrasto conseguiu se salvar.
Os militares do Corpo de Bombeiros usaram técnicas especiais de mergulho para localizar o corpo da vítima, natural de Riacho dos Machados, no Norte de Minas. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML).



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Papa Bento XVI vai renunciar no dia 28 de fevereiro


A "idade avançada" e a necessidade de "vigor" para o cargo levaram o papa Bento XVI à decisão de renunciar. A explicação foi dada pelo próprio pontífice em carta distribuída nesta segunda-feira (11) pela Rádio Vaticano. "Cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério", disse em carta. No texto, ele afirma estar "incapacitado" para o cargo.
Bento XVI afirma que chegou à decisão após "ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus". "Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, quer do corpo quer do espírito", disse.
Na carta, o líder católico afirma que este vigor necessário ao cargo "nos últimos meses foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado".
"Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20h horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vaga e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice".
Bento XVI termina a carta pedindo perdão aos católicos por sua decisão. "Verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos", disse. "Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".
Bento XVI iniciou seu pontificado após a morte de João Paulo II. Ele é o quarto Papa a renunciar. Em 235, o Papa Ponticiano deixou o cargo. Após quase mil ano, em 1924, Celestino V também deixou o cargo. A última renúncia havia ocorrido em 1415, por Gregório XII.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

domingo, 10 de fevereiro de 2013

União anuncia socorro de R$ 1,5 bi para o Norte de Minas

O ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, garantiu na última quinta-feira (7) que os flagelados da seca e as vítimas da chuva em Minas receberão socorro do governo federal. A União vai investir R$ 1,5 bilhão em obras estruturantes no Estado até 2014. O ministro foi a Pirapora e a Jaíba, no Norte de Minas, participar da solenidade de assinatura de contrato e da ordem de serviço para construção da barragem de Jequitaí I, sobre o rio de mesmo nome, no Médio São Francisco.
A obra vai custar R$ 319 milhões e deve começar na próxima semana. Serão beneficiadas 500 mil pessoas. O projeto prevê uma segunda barragem no mesmo
rio
. Quando estiver funcionando, o complexo irrigará 40 mil hectares, em 12 municípios. Bezerra também liberou R$ 4 milhões para acompra, em caráter emergencial, de bombas a serem instaladas no Projeto Gorutuba, em Janaúba e Nova Porteirinha, para evitar o colapso no abastecimento de água.

PAC
Do total a ser investido em obras estruturantes, R$ 1,3 bilhão será liberado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além dos R$ 319 milhões destinados à barragem de Jequitaí I, R$ 200 milhões serão investidos na barragem de Congonhas, em Grão Mogol, que garantirá o abastecimento de água para Montes Claros, e R$ 335 milhões na revitalização do rio São Francisco. Outros R$ 200 milhões serão usados no programa Água para Todos, para a construção de barraginhas e o abastecimento simplificado de água em comunidades rurais.
A safra agrícola 2012/2013 apresenta a maior queda de área plantada na história da região: 41%. O veranico em dezembro e janeiro agravou a situação, levando à perda de 70% do que foi plantado.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Produtores da Região do Jaíba participam de capacitação de Gestão Empresarial

A capacitação levar informações aos produtores para torná-los empresários rurais mais competitivos e atuantes no mercado fruticultor.
Produtores da Região do Jaíba, que compreende sete municípios pertencentes ao perímetro irrigado do Projeto Jaíba – maior projeto de irrigação da América Latina – participaram na ultima terça - feira, de mais um encontro da capacitação sobre Gestão Empresarial. O curso foi realizado no auditório do SESI de Jaíba e contou com a presença de produtores de manga, limão e banana. Durante a oficina foi debatido o primeiro módulo da capacitação, definido como Gestão Estratégica, ministrado pelo Professor Geraldo Eustáquio Andrade Drumond, Especialista em Programa de Gestão para Executivos, Consultor em Planejamento Estratégico, Qualidade, Processos e Gestão e ex presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI). A capacitação é promovida pelo Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais (APL) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), por meio da Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços, junto com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE).
Esse trabalho, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Empresarial do APL da Fruticultura da Região do Jaíba, tem como objetivos, desenvolver habilidades empresarias e estratégicas nos produtores rurais, permitir que eles pensem na realidade do negócio da fruticultura, implantar o empreendedorismo rural e fortalecer a Região. No primeiro módulo, Geraldo Drumond nivelou o conceito sobre a estratégia empresarial, discutiu sobre o planejamento estratégico dos produtores e promoveu estudos de caso com os participantes. “O módulo de Gestão Estratégica, além de informar e discutir conceitos buscou avaliar e definir dentro de cada propriedade, a visão, a missão, os princípios e objetivos estratégicos numa visão de futuro, visto que esses fatores são fundamentais para caracterizar um negócio, pois permitem saber onde se está e onde se pretende chegar dentro de um empreendimento. Isso possibilita a organização dos produtores que criam aptidões e se tornam empresários rurais gerando o fortalecimento da Região do Jaíba como pólo fruticultor de excelência.” Explica Drumund.
Além do conteúdo repassado em sala de aula a capacitação contou com uma visita técnica do Consultor às propriedades dos produtores participantes do curso. Durante a visita, Geraldo conheceu o trabalho de cada um deles e pôde, junto com os produtores, estruturar planejamentos estratégicos para as propriedades, definindo objetivos estratégicos, de marketing, de venda e de produto em cada uma delas. Ele ressalta a receptividade dos envolvidos e avalia como necessário o envolvimento de todos para que haja o crescimento da Região. “Entendo que para que um negócio tenha sucesso é preciso, além da oportunidade do mercado que já existe para a fruticultura, que esses produtores se tornem efetivamente empresários, e para isso eles têm que ter o preparo e a cultura de planejamento, de estratégia e de comercialização dos produtos, desenvolvendo uma mentalidade empresarial para a Região do Jaíba. A resposta ao que tem sido feito durante o início dessa capacitação tem sido positiva e eu acredito que conseguimos, nesse primeiro momento, superar as expectativas.” Diz Geraldo.
O produtor de banana, Paulo Caldas, explica a importância de se participar da capacitação e fala da expectativa para os próximos módulos. “Sem dúvidas essa oficina propiciou a incorporação e discussão de temas que são relevantes para a questão empresarial. Espero que nos outros módulos possamos ter a absorção de informações e procedimentos que contribuam para melhorar a forma como conduzimos nossos negócios. Todas as estratégias que foram discutidas aqui precisam somente que sejam colocadas em prática por todo o grupo, e por todos aqueles que estão inseridos na Região do Jaíba. Elas são fundamentais para mudar o processo de qualificação, de ganho de escala e da qualidade de vida de todos que moram e dependem da Região. Conclui Paulo.
A capacitação sobre Gestão Empresarial foi dividida em cinco módulos sendo que o primeiro, o de Gestão Estratégica chegou ao fim no ultimo dia cinco. Os próximos módulos serão: Contabilidade e Custos, Finanças, Gestão da Produção e Logística e Gestão Comercial. O de Contabilidade e Custos inicia no dia 19 de fevereiro e será realizada no SESI de Jaíba.


O APL
O Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Minas Gerais é uma parceria entre o Governo do Estado, o Sistema FIEMG, o SEBRAE-MG, o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e SEDE - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico com o apoio da ABANORTE que tem como objetivo aumentar a produtividade e a competitividade das empresas e produtores envolvidos em sete Arranjos Produtivos Locais selecionados no Estado.
Um APL é um conjunto de empresas e produtores que participam de um mesmo ramo de negócios, em uma região geograficamente definida, operando em regime de cooperação e gerando competitividade coletiva.
O arranjo produtivo da região do Projeto Jaíba é a Fruticultura (banana, limão e manga).



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Jovem é morto em Janaúba

O fim de semana de carnaval foi violento no Norte de Minas Gerais, onde três homicídios foram registrados. Na tarde de sábado (9), um jovem de 18 anos identificado apenas como Caíque foi morto com três tiros na praia Ilha de Caiçara, no Rio Gorutuba, em Janaúba. De acordo com informações da Polícia Militar, ele se encontrava em um bar, quando chegaram dois indivíduos em uma motocicleta e efetuaram os tiros. O jovem morreu na hora. A polícia ainda não tem suspeitos do crime.

Final de semana violento no Norte de Minas
Outro assassinato com características semelhantes aconteceu em Várzea da Palma na madrugada deste domingo (10), também no Norte de Minas Gerais. Robson Gomes de Souza, 23 anos, conhecido como "Binha" estava em um bar, no bairro Jardim América, quando foi surpreendido por dois indivíduos numa motocicleta. Eles efetuaram quatro tiros na cabeça da vítima que morreu no local. No bolso de Robson foram encontradas 10 munições. Os suspeitos fugiram e são procurados pela polícia.
Em
Montes Claros, mais um homicídio. No bairro Independência, zona norte da cidade, testemunhas disseram à polícia que ouviram seis disparos de arma de fogo, provavelmente arma calibre 32. As saírem na rua, encontraram Domingos Soares Santana, de 47 anos, caído ao chão, já sem vida. As testemunhas não souberam Informar sobre os suspeitos e o que poderia ter motivado do crime. Até o momento, a polícia não localizou nenhum suspeito.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com