MP apura desvio de verba em São João da Ponte

Com 25 mil habitantes, São João da Ponte fica no Norte de Minas
(O Tempo) O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai instaurar um inquérito para apurar possível desvio e apropriação de recursos públicos no valor de aproximadamente R$ 85,8 mil na gestão do ex-presidente da Câmara de São João da Ponte, no Norte de Minas, Elmon Antunes Cordeiro (PTB). O protocolo foi feito pela atual gestão da Casa e entregue ao MPMG no último dia 25.
A denúncia, segundo o presidente da Casa, Paulo Simão Campos (PPS), veio depois de um levantamento da empresa de contabilidade que atende a Câmara identificando irregularidades em 2012, quando Cordeiro era o presidente. “Há seis meses, a contabilidade identificou erros no recolhimento de INSS, Imposto de Renda, contribuição previdenciária patronal e saques sem justificativa”, afirmou o presidente. Ele disse que, após a constatação, o seu antecessor foi procurado para dar explicações. “Nós identificamos os desvios e procuramos o Elmon para se explicar, dando a ele prazo 60 dias”, disse.
O presidente contou ainda que o ex-vereador chegou a confirmar os desvios, revelando que parte do dinheiro foi usada pelo atual prefeito, Sidnei Gorutuba, que, na ocasião, era vereador e ocupava a Secretaria da Mesa da Câmara.
Gorutuba confirmou que era o primeiro secretário, mas disse que Elmon Cordeiro o tirou do cargo para colocar a filha dele na secretaria. “Quem tem que prestar esclarecimentos são eles, não eu”, disse. A reportagem tentou falar com Cordeiro, mas não obteve retorno.

Irregularidade
Repasse. O advogado da Câmara de São João da Ponte explicou que existem provas de que, em 2012, houve recolhimento total do INSS dos servidores da Casa que não foi repassado à previdência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos