Enchente deixa mais de 700 moradores de Rio Pardo de Minas ilhados


A Prefeitura de Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, decretou estado de emergência, nessa quinta-feira (28), por causa dos estragos causados pela chuva. Milhares de moradores ficaram ilhados depois que a cidade foi tomada por inundações, desde o último fim de semana. Nesta sexta-feira (29), o temporal deu uma trégua, mas cerca de 700 moradores do bairro JK ainda estão isolados. Apesar dos estragos, não há relatos de mortos ou feridos. 
O município lutou 40 anos contra a seca, mas teve os principais rios inundados no último domingo (24). Uma ponte que dá acesso à cidade caiu e deixou moradores do bairro JK sem comunicação. Até o momento, a única alternativa para chegar à Rio Pardo de Minas é a estrada de Taiobeiras. "A chuva parou hoje e o nível da água baixou em vários pontos. Mesmo assim, uns 700 moradores ainda estão ilhados", conta. 
Uma casa que fica às margens do rio Pardo desabou durante o temporal. Além disso, pelo menos oito estabelecimentos comerciais foram completamente inundados, sendo que o nível da água chegou a ultrapassar um metro e meio de altura. 
O distrito de Serra Nova também foi duramente atingido pela chuva. Cerca de duas mil pessoas ficaram isoladas mas, nesta sexta-feira, tratores contratados pela prefeitura refizeram parte do acesso à cidade. 
Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros se reuniram pela manhã para elaborar um plano de emergência para atender comunidades mais distantes. Os distritos mais atingidos são Serra Nova, onde está o Parque Estadual da Serra Nova, Sobrado, além do bairro JK localizado às margens do Rio Pardo.

Estragos 
Segundo o prefeito, Jovelino Pinheiro Costa, neste ano, as chuvas incidiram principalmente sobre as cabeceiras - parte do rio mais próxima à nascente - dos rios Pardo e Preto, os principais da cidade, que inundaram e invadiram o município. "Os prejuízos são incalculáveis. Os animais que sobreviveram à seca, agora estão sendo levados pela força das águas", lamenta o prefeito.
Ainda de acordo com o prefeito, a maior parte da população vive na zona rural, e muitos habitantes estão sem luz elétrica e água.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos