Capacitação no município de Janaúba do Programa VitaVida

Dezenove instituições que recebem os produtos do programa VitaVida, do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), serão capacitadas em Janaúba, no Norte de Minas, nesta quinta-feira (28). O objetivo é divulgar o programa, que processa e distribui produtos alimentícios de caráter complementar, produzidos a partir de excedentes de legumes e frutas doados por produtores agrícolas e comerciantes. Além disso, serão apresentadas as diversas formas de preparo dos produtos.
O treinamento será composto por uma parte teórica, que contará o histórico do programa e as boas práticas na manipulação de alimentos, e uma parte prática, quando serão feitas quatro receitas sob a supervisão da nutricionista do programa. A ação, que será realizada na fábrica do VitaVida em Janaúba, atenderá a 22 participantes, entre nutricionistas, cozinheiras e merendeiras das instituições beneficiadas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é parceira no treinamento.
Participam da capacitação a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação dos deficientes de Janaúba; Associação da Guarda Mirim; Projeto Crer Ser; Centro de Educação Infantil e Creche Municipal (Cemei) Algodão Doce; Cemei Anjo da Guarda; Cemei Criança Feliz; Cemei Nossa Senhora de Lourdes; Comunidade Terapêutica Fazendinha Irmã Erlinda; Cemei Probase; Abrigo Municipal Esperança; Aprisco; Asilo São Vicente de Paula; Cemei Rosa Mistica; Cemei Santa Terezinha; E.M. Evangelista Barbosa Marcolino; Peti; Prefeitura de Janaúba; e Emater-MG.

VitaVida
O VitaVida é um programa do Servas que, desde 2003, distribui complemento alimentar desidratado. Anteriormente, a forma utilizada era pastosa. Com a mudança, houve ampliação da produção e da qualidade. O programa recebe o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
Processados sob rígidos padrões de engenharia de alimentos e de nutrição, desde a matéria-prima até o transporte, os produtos finais – mix de legumes desidratados, vegetais desidratados isoladamente e banana-passa – podem ser usados em massas, purês, pastas e base para pães e bolos, entre outras possibilidades. Os produtos são distribuídos para cerca de 750 entidades como creches, instituições de longa permanência para idosos, centros de recuperação de dependentes químicos, casas-lares, unidades da Santa Casa e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Além dos produtos, são oferecidos pelo programa cursos de capacitação para os profissionais das centenas de entidades atendidas, que recebem orientação sobre o preparo e cartilhas de receitas testadas e aprovadas em cozinha experimental do programa, permitindo diversificar a elaboração das refeições. “O VitaVida  representa um apoio muito importante para milhares de pessoas em todas as regiões de Minas Gerais. Investimos em pesquisa, em novas tecnologias de desidratação, firmamos parcerias, ampliamos a produção e hoje podemos comemorar o número de mais 17 milhões de refeições distribuídas gratuitamente a centenas de entidades sociais do nosso Estado”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves.

Beneficiados
A Pastoral da Criança de Montes Claros recebe toda a produção de banana passa da fábrica de Montes Claros, atendendo a 92 famílias. A coordenadora da instituição, Eliane Souza Cândida, conta que as doações têm papel fundamental no desafio de auxiliar as famílias na alimentação dos seus filhos. “É uma maneira de introduzir alimentos saudáveis. E além das doações ensinamos diversas receitas com a banana passa”, comenta.
As doações do VitaVida ajudam, ainda, na recuperação e nutrição das 20 jovens atendidas pelo Lar Nossa Senhora Perpétuo Socorro, também em Montes Claros. “Muitas meninas chegam desnutridas e com o complemento recuperam a saúde e a qualidade de vida”, destaca a coordenadora da instituição, Josyane Veloso Fonseca.
A Associação Filantrópica Recanto do Menor, da Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Belo Horizonte, outra instituição beneficiada pelo VitaVida, trabalha com 215 crianças e adolescentes de zero a 14 anos, com educação infantil e atividades sócio-educativas. “O complemento é muito gostoso e tem uma ótima aceitação entre os alunos”, afirma o coordenador administrativo da Associação, Reginaldo Ferreira Goulart.
A Apae de Patos de Minas é mais uma entidade que recebe complementos alimentares do VitaVida. No local são atendidas mais de 600 pessoas, de zero a 60 anos. A coordenadora orçamentária da instituição, Solimar Maria de Souza Silva, explica que “o complemento ajuda muito na alimentação e tem ótima aceitação. A mudança para o mix desidratado foi um avanço na diversificação do uso”.
O transporte dos itens produzidos nas quatro unidades do VitaVida (Contagem, Janaúba, Montes Claros e Uberaba) é realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG) e a distribuição é feita pela  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que faz ainda o acompanhamento e avaliação dos produtos junto às entidades beneficiadas. O Programa é viabilizado com recursos captados por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA-Estadual), que permite às empresas tributadas pelo lucro real a dedução de 1% do Imposto de Renda devido e às pessoas físicas, a dedução de até 6% do Imposto de Renda devido, para programas e projetos devidamente cadastrados no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
São parceiros do VitaVida: Prefeituras de Janaúba, Montes Claros e Uberaba; Associação Central de Fruticultores do Norte de Minas e Sudoeste da Bahia (Abanorte); Associação Comercial da Ceasa (ACCEASA); Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais BDMG/INDEC; Departamento de Estradas e Rodagem (DER-MG); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); EPAMIG; FIEMG; IMA;  OCEMG;  Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Serviço Social da Indústria (SESI); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); SHELL; Trip Linhas Aéreas; e Vilma Alimentos.

Serviço:

Capacitação do programa VitaVida em Janaúba

Data: 28/11/13 (quinta-feira)

Horário: 13h às 17h

Local: Fábrica do VitaVida (Rua Cirilo Barbosa, 721, Bairro São Gonçalo - Janaúba)


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos