Tecnologia usada em Janaúba para ultrassonografia vira tema de documentário da Nasa

Minas é referência para a Nasa no uso do método Point of care, comum apenas em missões espaciais
Os resultados obtidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na adoção da Ultrassonografia Point of Care, tecnologia utilizada para diagnosticar pacientes em situação crítica de saúde em regiões distantes de atendimento médico especializado, serão difundidos pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa) – a agência aeroespacial norte-americana – por meio de documentário que começou a ser gravado na última semana em Montes Claros, no Norte do Estado.
Intitulado “Os Benefícios para a Humanidade – Testemunhos”, o filme está sendo gravado pela equipe da Space City Films, grupo que presta serviços à Nasa, e conta com a participação do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, e de representantes da Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas e referência estadual na prestação de serviços de alta complexidade.
A tecnologia da Ultrassonografia Point of Care, até então utilizada apenas no cuidado com a saúde de astronautas que participam de missões espaciais, está sendo empregada em caráter inédito no Brasil pelo Governo de Minas, por meio do Projeto Ecos dos Gerais, envolvendo a capacitação de 200 médicos que atuam em hospitais, unidades básicas de saúde e no Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu).
Em entrevista concedida ao presidente da Space City Films da Nasa, Marc Havican, na sede do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun), o secretário Antônio Jorge destacou que a iniciativa do Governo de Minas parte da compreensão de que “a incorporação de novas tecnologias aos serviços de saúde deve estar aliada aos investimentos financeiros”, visando a racionalização econômica e obtenção de melhores resultados no atendimento às demandas da população.
O secretário explicou que a escolha do Norte de Minas como região pioneira na introdução da ultrassonografia Point of Care em hospitais e unidades de saúde leva em conta o fato de a região já possuir um serviço de urgência e emergência organizado e, ainda, que algumas comunidades estão localizadas até 400 quilômetros distantes de Montes Claros. Com a utilização da tecnologia desenvolvida pela Nasa, os profissionais de saúde, mesmo os não especialistas, podem realizar exame de ultrassom emergencial à distância. O médico pode ainda, em tempo real, se comunicar com profissionais de uma central que realizarão um diagnóstico mais seguro e indicarão, de forma rápida e compartilhada, o melhor tratamento do paciente.

Pioneirismo 
O projeto Ecos Gerais, lançado em junho de 2013, é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o grupo World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus), organização sem fins lucrativos, presente em mais de 50 países. A ação tem como objetivo estabelecer um sistema de telemedicina para apoiar as áreas rurais, unidades móveis de saúde e a rede hospitalar.
O programa, que está sendo implantado de forma pioneira, permitirá a realização de ultrassonografia em todas as portas de entrada de urgência e emergência dos municípios de Montes Claros, Brasília de Minas, Pirapora, Taiobeiras e Janaúba, na atenção primária do município de Manga e nas unidades de suporte avançado do Samu Macro Norte com acompanhamento e monitorização das imagens em tempo real.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos