Norte de Minas é referência mundial para a NASA no uso de ultrassonografia Point of Care

“Os Benefícios para a Humanidade – Testemunhos”, o documentário começou a ser está sendo produzido pela equipe da Space City Films que presta serviços à Nasa.

“Os Benefícios para a Humanidade – Testemunhos”, o documentário começou a ser está sendo produzido pela equipe da Space City Films que presta serviços à Nasa.
Os resultados obtidos pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) na adoção da ultrassonografia Point-of-Care para diagnosticar pacientes em situação crítica de saúde e em regiões distantes de atendimento médico especializado será difundida pela Nasa (National Aeronautics and Space Administration) por meio de documentário que começou a ser gravado nesta terça-feira, 17, em Montes Claros, no Norte de Minas. Intitulado “Os Benefícios para a Humanidade – Testemunhos”, o documentário começou a ser está sendo produzido pela equipe da Space City Films que presta serviços à Nasa.
Na manhã desta terça-feira, as gravações contaram com a participação do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Macro Norte e da Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas e referência na prestação de serviços de alta complexidade.
A tecnologia da ultrassonografia Point-of-Care, até então utilizada apenas no cuidado com a saúde de astronautas que participavam de missões espaciais, está sendo empregada em caráter inédito no Brasil pelo Governo de Minas, por meio do Projeto Eco Gerais, envolvendo a capacitação de 200 médicos que atuam em hospitais, unidades básicas de saúde e no Serviço Móvel de Urgência e Emergência da região Norte de Estado.
Em entrevista concedida ao presidente da Space City Films da Nasa, Marc Havican, na sede do SAMU Macro Norte na manhã desta terça-feira, o secretário Antônio Jorge destacou que a iniciativa do Governo de Minas parte da compreensão de que a incorporação de novas tecnologias aos serviços de saúde deve estar aliada aos investimentos financeiros, visando a racionalização econômica e obtenção de melhores resultados no atendimento às demandas da população.
O secretário explicou que a escolha do Norte de Minas como região pioneira na introdução da ultrassonografia Point-of-Care em hospitais e unidades de saúde leva em conta o fato da região já possuir um serviço de urgência e emergência organizado e que algumas comunidades estão até 400 quilômetros distantes de Montes Claros. “Com a utilização da ultrassonografia Point-of-Care o médico, mesmo não sendo especialista, pode realizar exame de ultrassom emergencial à distância e, em tempo real, comunicar com profissionais de uma central que realizarão um diagnostico mais seguro e indicarão, de forma rápida e compartilhada, o melhor tratamento do paciente”, explica o secretário.
O médico José Pazeli, coordenador da Winfocus no Brasil, sociedade internacional sem fins lucrativos que atua junto com a Secretaria de Estado de Saúde na implantação do Projeto Eco Gerais, ressaltou que a iniciativa do Governo de Minas se constitui num passo decisivo para melhorar a assistência médica em comunidades distantes. No Norte de Minas, o projeto envolve investimento aproximado de R$ 6 milhões e contemplará, até o final deste ano, a instalação de 30 equipamentos de ultrassonografia Point-of-Care em unidades de saúde dos polos de Montes Claros, Pirapora, Janaúba, Manga, Januária e Taiobeiras.
Ricardo Afonso Veloso, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência do Norte de Mina (Cisrun), ressalta que projeto Eco dos Gerais, além de melhorar o acesso, também vai dar mais agilidade ao atendimento realizado pelo SAMU. “A introdução da tecnologia possibilitará aos médicos maior agilidade no diagnóstico de pacientes em situação de urgência e emergência, contribuindo para racionalizar os serviços prestados, sobretudo, pelas unidades de urgência e emergência”, explica Pazzeli.
O coordenador do SAMU Macro Norte, Enius Freire Versiani, também destaca a importância do “A Santa Casa, como maior hospital do Norte de Minas terá um ganho de fundamental importância com a implantação do Projeto Eco Gerais. Isso porque, passaremos a receber pacientes oriundos de outras cidades com diagnóstico mais preciso, o que agilizará nosso trabalho de assistência, inclusive de pessoas que são atendidas pelo SAMU, que também passará a ter disponível a tecnologia desenvolvida pela Nasa”, avalia.
Nesta quarta-feira, 18/09, técnicos da Nasa, da Winfocus e da Secretaria de Estado de Saúde vão gravar depoimentos de moradores dos municípios de Januária e Manga, no Norte de Minas, onde o Projeto Eco dos Gerais já está sendo implementado. Além de Minas Gerais, o documentário está sendo produzido com registros de experiências inovadoras empregadas em outros países como Canadá e México que, também, estão utilizando tecnologias desenvolvidas pela Nasa. A previsão é de que as filmagens sejam concluídas no final deste ano. Depois de finalizado, o material será disponibilizado no site da Nasa e para profissionais da saúde e médicos durante congressos internacionais.

ECOS DOS GERAIS
O projeto Ecos Gerais, lançado em junho de 2013, é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e o grupo World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound (Winfocus) e tem como objetivo estabelecer um sistema de telemedicina para apoiar as áreas rurais, unidades móveis de saúde e a rede hospitalar.
O programa, que está sendo implantado de forma pioneira, permitirá a realização de ultrassonografia em todas as portas de entrada de urgência e emergência dos municípios de Montes Claros, Brasília de Minas, Pirapora, Taiobeiras e Janáuba, na atenção primária do município de Manga e nas unidades de suporte avançado do SAMU Macro Norte com acompanhamento e monitorização das imagens em tempo real.
Por Jerúsia Arruda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos