Liga Camponesa interdita e faz protesto em Jaíba

Manifestantes ocupam a MG 401 e exigem o comparecimento de autoridades no local. (Foto: Reprodução/ Romero Oliva)
Dezenas de militantes da Liga Camponesa fizeram na manhã desta quarta-feira (7) uma caminhada do centro de Eventos de Jaíba, Norte de Minas, em direção a MG 401, saída para as cidades de Verdelândia e Janaúba. Os militantes atearam fogo em pneus e galhos de árvores e interditarem totalmente a pista. 
Segundo os líderes do movimento, Libeny e o senhor Manoel Sarapião, o tráfego da pista será liberado somente quando os representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Instituto Mineiro Agropecuário (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Fundação Rural Mineira (RURALMINAS) estiverem presentes no local para cumprirem as reivindicações.
A Polícia Militar acompanha toda a manifestação que está sendo feita de forma pacífica. Os manifestantes pedem a partilha e legalizações (escrituras) de terras de fazendas já ocupadas; desarquivamento de processo de regularização das terras da fazenda Xodó Paranaense; liberação de terras da RL 3; suspensão de taxas do K-2 do Projeto Jaíba, entre outras.
A assessoria de comunicação do INCRA afirma que a instituição irá se reunir com os manifestantes nesta quinta-feira (8) pela manhã, em Jaíba. O prefeito de Jaíba, Jimmy Murça, em tentativa de liberar a pista, cedeu um veículo para que os líderes do movimento possam deslocar até a capital mineira para conversarem com os representantes das instituições, porém os mesmos querem conversar com os representantes no local da manifestação.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos