Famílias abandonam assentamento em Janaúba por falta de infraestrutura

Há 14 anos, 200 famílias foram assentadas pelo projeto Jacaré Grande, em Janaúba, só que hoje, pelo menos 90 delas já abandonaram as casas.
Não falta apenas estrutura para produção de alimentos, a condição das moradias é precária. Em 2009, um representante do Incra esteve no assentamento e vários moradores assinaram um documento que previa obras de reforma nas casas, mas por enquanto nada aconteceu. Em algumas casas, falta ainda reboco e até telhado.
Segundo o presidente da associação dos assentados, Edson Almeida da Silva, há uma verba de R$ 337 mil para as obras, só que o recurso está bloqueado.
Em outra casa, agora, só mora Carlos Pereira. A mãe dele, que era beneficiária do assentamento, morreu. Só este ano, ele plantou duas vezes mandioca, mas não conseguiu colher nada. A situação é tão crítica, que para não passar sede, Carlos precisa economizar água de uma cisterna.
Funcionários da Codevasf estiveram o ano passado em outra propriedade e fizeram um buraco onde seria instalado um poço artesiano para abastecer algumas famílias que vivem no local. O problema é que a máquina não foi suficiente para fazer o trabalho, eles ficaram de voltar em 30 dias, mas até agora não retornaram.
O escritório regional do Incra, em Minas Gerais, informa que os créditos que deveriam ser repassados aos assentados foram bloqueados, em junho, por suspeitas de irregularidade e que o caso está sendo estudado.
Com relação às moradias, o órgão orienta que as famílias podem conseguir recursos para construir ou reformar pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Já a assessoria de comunicação da Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, diz que vai retomar, nos próximos dias, as obras do poço artesiano. A empresa contratada para o serviço já foi notificada.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos