PMMG COMEMORA 238 ANOS DE HISTÓRIA

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, instituição mais antiga entre as polícias do
Brasil, completará no próximo dia 09 de junho seus 238 anos de história.
Criada em 1775, como Regimento Regular de Cavalaria de Minas, no distrito de Cachoeira
do Campo, município de Ouro Preto, com a missão guardar as minas de ouro descobertas
na região de Vila Rica (atual Ouro Preto) e Mariana.
À força, a qual pertenceu Joaquim José da Silva Xavier - O Tiradentes, o ex-presidente do
Brasil Juscelino Kubitschek, no cargo de Oficial Médico, o escritor Guimarães Rosa, o
Coronel Fulgêncio, sendo este considerado "herói da corporação", morto na Revolução de
1932, caberia cumprir missões de natureza militar, através de ações e operações de enfrentamento dos tumultos, insurreições e defesa do território da capitania e da pátria, e de natureza policial, na prevenção e repressão de crimes, mantendo em ordem a população, para que o ouro pudesse ser extraído, transportado e exportado em favor do reino português. Para o ano de 2013 o tema da cerimônia de aniversário da PMMG em todo estado será: “238 anos Evoluindo nas ações de Segurança Pública”. Isso, porque assim como todas as grandes organizações, a PMMG está mergulhada em um contexto sócio político e econômico que exige rápida adaptação aos novos conceitos e valores contemporâneos. Os processos de mudanças ocorrem em todos os níveis, da evolução da doutrina, a treinamentos com uso de equipamentos e armamentos modernos, além da inteligência empregada para bem atender a sociedade. Atualmente, nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais conta com aproximadamente 50.000 integrantes, sendo a segunda maior Polícia do Brasil. A Corporação além de possuir 58 Batalhões Operacionais responsáveis pelo policiamento ostensivo geral, também possui unidades especializadas como o Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE), o Batalhão de Rádio Patrulhamento Aéreo (Btl RpAer) (presente nas cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Montes Claros), o Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE) (antigo Batalhão de Choque), o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT) (Policiamento Montado), o Policiamento Rodoviário (PMRv), o Policiamento Ambiental (PM MAmb) e o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), que juntamente com as demais unidades da Corporação buscam assegurar a ordem pública, em diversos aspectos, aos brasileiros e estrangeiros que vivem neste Estado da Federação brasileira. 

MISSÃO 
Promover segurança pública por intermédio da polícia ostensiva, com respeito aos direitos humanos e participação social em Minas Gerais. 

VISÃO 
Sermos reconhecidos como referência na produção de segurança pública, contribuindo para a construção de um ambiente social seguro em Minas Gerais. 

VALORES 
Ética, Lealdade, Respeito, Representatividade, Justiça, Disciplina e Hierarquia.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou