Em Minas, 26,5% dos moradores são analfabetos

Minas Gerais tem 26,5% de sua população com mais de 60 anos analfabeta. Os dados são do Censo 2010 e embasam o Atlas do Censo Demográfico, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O maior índice de pessoas que não sabem ler nem escrever está no Norte do Estado. No caso do Brasil, a concentração de analfabetos está no Norte e no Nordeste, regiões em que os índices também ultrapassam 20%.
Entre as pessoas de 40 a 59 anos, o total de analfabetos cai para 9,3% da população mineira. Ente 25 e 39 anos, o índice é de 3,5%. Também no Norte de Minas se concentra a maior parte dos empregos informais, que chegam a 69% na região.
Quando o assunto é a infraestrutura, Minas aparece como uma das melhores estruturas de esgotamento sanitário do Brasil, atrás apenas de São Paulo. No total, 85% da população tem rede de esgoto, enquanto 10% ainda convive com fossas rudimentares. Outros 5% utiliza fossa séptica ou, até mesmo, rios e lagos para despejar os dejetos.
Belo Horizonte aparece com os maiores valores médios de aluguel se comparado as demais cidades do Estado, variando de R$ 450 a R$ 956. Também no que diz respeito ao tempo que a população leva para chegar ao trabalho, 53% dos moradores demoram mais do que uma hora para se deslocar diariamente.
O mesmo acontece com quem mora na região metropolitana da capital e com cidades de outros 12 Estados brasileiros.
Municípios. O novo Atlas também traz o crescimento no número de municípios brasileiros: em 140 anos, passou de 642 para 5.570.
De 1991 a 2000, Minas foi o segundo Estado no país que mais criou municípios, com 130. De 2000 a 2010, no entanto, ocorreu um movimento inverso e nenhuma outra cidade foi emancipada, de acordo com dados do IBGE.
O instituto também lançou pesquisa que mostra o novo perfil dos municípios brasileiros. Em 2013, foram criados cinco municípios no país.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos