Caminhos de Minas liga Porteirinha a Riacho dos Machados

A estrada é o primeiro caminho, que integra região, propiciando trazer indústrias e empregos de qualidade
Na sexta-feira, dia 24, o Governador em exercício de Minas, Alberto Pinto Coelho, esteve nas cidades de Porteirinha e Riacho dos Machados para assinatura da ordem de serviço da obra de asfaltamento ligando os dois Municípios. Com investimentos de R$ 28,3 milhões, o trecho de 28,2 quilômetros  atualmente se encontra em estado precário, sendo aguardada a obra pela  comunidade por mais de 50 anos.
Presentes à solenidade estiveram prefeitos do Norte de Minas, deputados e lideranças regionais. O vice-governador destacou o programa Caminhos de Minas como o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais.
“Durante o governo de Aécio Neves, foi lançado o  PróAcesso, que fez com que todos os  Municípios mineiros pudessem ter uma ligação asfáltica para ir e vir. Deste programa, até hoje foram feitos 5.200 quilômetros, de um total de 5.500. Agora, pelos Caminhos de Minas, a importância é ligar trechos  estratégicos para o escoamento da produção, encurtamento das distâncias e integração regional de eixos de desenvolvimento”, pontuou Alberto Pinto Coelho.
O prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, demonstrou alegria pelo início da obra tão aguardada pela comunidade da região: “Acreditamos que este asfalto possa triplicar o trânsito na região. Certamente vai ajudar no escoamento da produção dos agricultores locais, mas também trará mais conforto, segurança e benefícios para a saúde e educação. Esperamos que esta obra traga desenvolvimento para Porteirinha, mas esperamos contar com apoio do governo estadual para realizar outras obras urgentes para a população, como a ampliação do nosso Hospital Santa Casa e da barragem do Sítio Novo”.
Silvanei acredita ainda que o asfaltamento do trecho permitirá geração de novos empregos e atração de investimentos:  “O desafio de Porteirinha é trazer empreendedores que invistam na cidade. Já estamos nos preparando para trazer um polo industrial com o intuito de que grandes indústrias possam vir e gerar emprego pra nossa população”.
Da mesma forma, o Secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira destacou que a obra é o primeiro passo para novos empreendimentos: “A estrada é o primeiro caminho, que  integra  região, propiciando trazer indústrias e empregos de qualidade. Esperamos em breve trazer industria ligada à energia solar e fotovoltaica , ainda esse ano queremos fazer anúncio de novo polo de desenvolvimento para a energia da região”.
Enquanto os novos empreendimentos não chegam, produtores locais já comemoram a conquista. Ilton Farias, presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Carrascão,  afirma que muitos que sonharam com esta obra não viveram o suficiente para vê-la se realizar: “Muito tempo se passou sem que ninguém olhasse para a gente. Agora estamos confiantes. Produzo milho e feijão, mas é um sofrimento para levar meu produto para ser vendido nos mercados. A estrada é muito ruim, faz com que o caminhão quebre, dá prejuízo, faz perder mercadoria. Em tempo de chuva nem fala. Agora posso acreditar que vai ser diferente”.
Também Gilberto Pereira, da comunidade de Riacho da Várzea, acredita que sua vida  vai mudar após a conclusão da obra. “Planto sorgo e mexe com pecuária leiteira, mas é muito difícil transitar nessa estrada, dá prejuízo sempre. Hoje me sinto orgulhoso por ver  que vai sair do papel, vai representar mais qualidade de vida para minha filha e minha família”, comemora.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos