Pesquisas feitas em Janaúba revelam potencial do Norte de Minas na produção de feijão-caupi

Feijão-caupi, conhecido também com "feijão de
corda" (Foto: Divulgação/Ascom)
Pesquisas sobre o feijão-caupi, conhecido também como “feijão de corda” estão sendo desenvolvidas pela Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros. Os estudos já foram apresentadas em Recife (PE), durante o III Congresso Nacional do Feijão Caupi, realizado no final de abril.
Conforme os estudos desenvolvidos pelo Campus de Janaúba, com professores e alunos do curso de agronomia e do mestrado em produção vegetal, o objetivo é disseminar a cultura do grão no Norte de Minas, especialmente junto aos pequenos agricultores para geração de renda.
A maior produção deste tipo de feijão se concentra no Nordeste, com 84% da área plantada e 68% na produção nacional. A região do Norte de Minas se destaca como principal consumidora do alimento, porém, ainda não tem produção em escala.
O tema é estudado pela Universidade desde 2011, e segundo o professor Abner Carvalho, do departamento de Ciências Agrárias da Unimontes, a pesquisa se voltou para o melhoramento da produção. “Realizamos os estudos sobre o melhoramento genético e o manejo de plantas daninhas”, diz.
Em 2011, foram colhidos no Brasil aproximadamente 1,6 milhão de hectares desse tipo de feijão, com produção de 822 mil toneladas e uma média de 525kg/ha. Segundo Abner, a previsão é que os resultados dos trabalhos sejam apresentados aos agricultores interessados e acadêmicos, no dia 20 de junho, em Mocambinho, na fazenda experimental da Epamig - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos