Lei pretende criar uma região metropolitana no Norte de Minas

Mapa mostra a área que compreenderia a região metropolitana (Foto: Laboratório de geoprocessamento da Unimontes )
Um projeto de lei tem por objetivo unir Montes Claros e outras cidades na constituição de uma região metropolitana.O deputado estadual Luiz Henrique Santiago (PSDB) desarquivou a proposta, segundo ele, para que o desenvolvimento da região aconteça de forma planejada.
De acordo com o projeto, essa nova região seria constituída pelas cidades de Montes Claros, São João da Ponte, Capitão Enéas, Francisco Sá, Juramento, Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Claro dos Poções, São João da Lagoa, Coração de Jesus e Mirabela. O professor e coordenador do laboratório de geoprocessamento da Universidade de Montes Claros (Unimontes), Marcos Esdras Leite, acredita que para a delimitação é preciso um estudo mais profundo.
“Eu concordo com a proposta, acho ela é válida, pois a região do Norte de Minas é muito carente. No entanto, para a delimitação da região metropolitana é preciso um estudo mais aprofundado. Alguns municípios que estão próximos foram deixados de lado, como Glaucilândia”, salienta.
Montes Claros atualmente é referência para a região do Norte de Minas, no que diz respeito à saúde, prestação de serviços e também a educação. A cidade já é considerada pólo para São João da Ponte, Francisco Sá , Bocaiuva e outras do Norte de Minas.
Universidade Estadual de Montes Claros é
referência para o Norte de Minas
(Foto: Ana Carolina Caldeira/G1 )
“A universidade sempre caminhou lado a lado com o crescimento da cidade, sempre demandou e atendeu o que a sociedade da região solicita. Até dezembro de 2012, nós tínhamos mais de 50 mil egressos, estuantes que já saíram da universidade”, conta a pró-reitora de ensino da Unimontes, Francely Aparecida dos Santos.
O presidente da Associação Comercial, Industrial (ACI), Edilson Torquato, espera que, com este projeto, ações públicas adotadas em Montes Claros tenham maior abrangência.
“É preciso juntar todos os municípios para que o poder público faça com que o desenvolvimento desses municípios venha de uma forma eficaz para todos eles. Com isso, uma ação não abrangeria só um município, mas diversos ao mesmo tempo, com um índice populacional muito maior”, diz.
Montes Claros, cidade polo da possível região metropolitana (Foto: Ana Carolina Caldeira/G1 )
Fórum discute a proposta
Um fórum proposto pelo curso de engenharia está sendo realizado nesta semana na Unimontes, um dos temas discutidos é a potencialidade da cidade e o que fazer para que ela se torne sede de uma possível região metropolitana.
Para coordenador do fórum, Guilherme Guimarães, a proposta deve ser sancionada, mas ele salienta que é necessária uma série de adequações.
“Para que isso aconteça, seria necessário que outras regiões do estado, como Zona da Mata, pudessem também se enquadrar nesta proposta, para pensar de uma forma plural e que atenda todo o estado de Minas Gerais”, diz.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos