Funcionários da Cemig protestam contra demissões

Funcionários da Cemig Serviços protestaram na porta da subestação da empresa em Montes Claros (Foto: Henrique Corrêa/G1)

Franciel recebeu na semana passada o aviso prévio
da sua demissão (Foto: Henrique Corrêa/G1)
Empregados da Cemig Serviços que fazem a medição de consumo de energia entre outros encargos da Companhia Elétrica de Minas Gerais fizeram uma manifestação nesta segunda-feira (6) contra as demissões desta terceirizada.
Em 2010, a Cemig promoveu um concurso público para suprir cargos que eram ocupados por empresas terceirizadas  os novos funcionários fizeram parte da Cemig Serviços. Na nova empresa, os contratados encontraram situações empregatícias diferentes dos outros funcionários da estatal. Desta forma, muitos deixaram seus cargos.
Com a defasagem de profissionais, a companhia elétrica voltou a firmar contratos com outras empresas. Os funcionários que restaram ficaram sem atividades restando a cumprir horário dentro das dependências da empresa. "Ficamos na mesma sala dos outros empregados vendo eles trabalharem", afirma o agente de unidade consumidora Franciel Virginio Santos.
Em 2012, a Cemig Serviços passou a sugerir aos funcionários que permaneceram na empresa a aderir a um plano de demissão incentivada.
Funcionários dos escritórios de Curvelo e Janaúba estão somente cumprindo horário desde outubro de 2012. A mesma medida aconteceu com os funcionários de Montes Claros em fevereiro de 2013.
Na última semana de abril, os funcionários da empresa participaram em Belo Horizonte de uma reunião com os representantes da Cemig e o sindicato da categoria, o Sintappi-MG. Segundo Franciel, foi sugerido a adesão às demissões. Na quinta-feira (2) os avisos prévios das demissões começaram a chegar.
O Sindieletro-MG, que é o representante dos outros funcionários da Cemig, apoiou a manifestação. "Eles estão confinados sem trabalhar desde fevereiro, isso é uma situação de assédio", diz Lúcio Parrela, diretor da regional Norte do Sindieletro-MG.
A assessoria da Cemig disse que a empresa não se pronunciará sobre o assunto.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos