Ex-prefeito de Santa Cruz de Salinas e presidente da Câmara de Vereadores são presos

O ex-prefeito de Santa Cruz de Salinas, no Norte de Minas Gerais, e o presidente da Câmara de Vereadores da cidade foram presos. Os detidos são acusados de fazer parte de um grupo criminoso que atuava em todo o Estado e é alvo de uma operação da Polícia Federal em Montes Claros, também no Norte do Estado. A ação, intitulada de “Novos Caminhos”, foi iniciada na manhã desta quinta-feira (9).
Ao todo, estão sendo cumpridos 16 mandados judiciais. Os documentos são divididos em seis de prisão preventiva, seis de busca e apreensão e quatro de afastamento cautelar das funções públicas dos servidores envolvidos.
As pessoas presas são acusadas dos crimes de formação de quadrilha, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e peculato-desvio de verbas públicas destinadas a convênios que têm por objeto a construção de rede água, de esgoto e drenagem no município, prestação de serviços de mão-de-obra para limpeza urbana na sede do município, que consiste na coleta de lixo das residências, capinação e limpeza das vias urbanas e a construção de unidades de saúde rural.
As investigações revelaram que o valor total desviado pelo grupo criminoso é de aproximadamente R$ 400 mil apenas no município de Santa Cruz de Salinas.
Se condenados, os acusados poderão ficar presos por mais de 30 anos.
Os presos serão encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Montes Claros e, posteriormente, serão encaminhados ao Presídio Regional, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual de Salinas.

Relembre o caso
No dia 21 de junho de 2012, a Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou a operação Máscara  da Sanidade 1, quando 55 mandados de busca e apreensão (16 pessoas físicas e 39 valores, bens móveis e imóveis, e 16 mandados de prisão temporária) foram cumpridos.
Na data, foi divulgado que as investigações tiveram como objetivo apurar a suposta prática de crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de capitais, dentre outros crimes e ou ilícitos fiscais. Assim, foi constatado que as empresas envolvidas, mediante licitações fraudadas, venceram certames públicos em 36 municípios do Norte de Minas com desvio na execução do objeto e ou emissão de notas fiscais sem a correspondente prestação dos serviços, uma vez que as obras eram executadas com recursos próprios do município.
As apurações apontaram ainda o envolvimento de empresas, pessoas físicas e servidores públicos que atuavam, articuladamente, de modo a fraudar processos licitatórios, direcionando as contratações de obras públicas às empresas integrantes da organização criminosa possibilitando, assim, o êxito em desviar e se apropriar dos recursos públicos.
Além das prisões, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas pertencentes à organização criminosa, além das sedes das prefeituras de Bocaiúva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Campo Azul, Capelinha, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Glaucilândia, Guaraciama, Indaiabira, Itamarandiba, Januária, Joaquim Felício, Josenópolis, Manga, Mato Verde, Olhos D’água, Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São Francisco, São João da Ponte, São João das Missões, Taiobeiras, Ubaí e Varzelândia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos