Montes Claros está em 5º lugar no ranking mineiro da criminalidade

11ª Região Integrada de Segurança Pública em
Montes Claros. (Foto: Ana Carolina Caldeira/g1)
A Secretária Estadual de Defesa Social divulgou, no início deste mês de abril, os índices de criminalidade em Montes Claros e em todo estado de Minas Gerais. Os dados mostram que a cidade é a quinta com o maior número de ocorrências registradas no mês de março.
Apenas no terceiro mês do ano foram registradas 198 ocorrências, entre elas homicídios consumados e tentados, sequestros e cárcere privado, roubos, extorsões mediante sequestro e estupros.
Os dados só mostram o que a população vem sentido no dia-a-dia. A dona de casa Eliane Moura diz que já não é possível andar com tranquilidade pelas ruas da cidade. “Alguns anos atrás nós tínhamos mais tranquilidade, hoje não mais, a insegurança ao andar pela cidade é muito grande.”
A sensação é a mesma para o produtor rural Pedro Alberto Maia, que reclama também da impunidade.
“É muita violência que nós vemos na cidade. Policiais nas ruas até que têm, mas parecem não agir, muitas vezes prendem o bandido, mas soltam logo em seguida”, diz.
O comandante da 11ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), coronel César Ricardo de Oliveira afirma que apesar dos números, ações estão sendo feitas em toda cidade e na região do Norte de Minas, para tentar reduzir a criminalidade.
Apesar do número de ocorrências ter aumentado em 2013, o número de pessoas que chegaram ao óbito em tentativas de homicídio, segundo César Ricardo, diminuiu.
“O número de vítimas em 2013 foi menor que em relação ao mesmo período do ano passado. Foi registrado 15% de redução de vítimas em Montes Claros e 7% na região”, diz o comandante.


Empresário Ricardo Alencar se diz insatisfeito com
a segurança pública em Montes Claros. (Foto: Ana
Carolina Caldeira/G1)
Crimes contra o patrimônio, uma crescente preocupação
O que tem deixado à polícia em alerta e deixado à população assustada é o aumento considerável dos crimes contra o patrimônio. Conforme dados divulgados pela Secretária de Estado de Defesa Social, em Minas Gerais, houve aumento de 16,7%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Montes Claros segue está tendências; no ano passado 103 ocorrências desse tipo foram registradas em março, este ano foram 170, um aumento de 65%.
O comandante afirma que esse tipo de ocorrência tem aumentando consideravelmente desde o mês de setembro. Ele garante que um série de medidas devem ser implementadas para tentar conter este tipo de crime.
“Vamos fazer uma avaliação mais cientifica para o acompanhamento dos indicadores criminais e também fazer o monitoramento de presos que estão em saída temporária, principalmente através da implantação de um grupo tático de operações, voltado para coibir esse tipo de crime”, explica.
Coronel César Ricardo salienta que este ano será expandido, em quase 50%, o sistema do Olho Vivo, monitoramento feito através de câmeras. O Estado também está investido na ampliação de equipamentos e viaturas.
No entanto, enquanto não são implantadas medidas mais preventivas, resta o medo e a insegurança por parte da população. O empresário Ricardo Alencar Dias conta que as lojas de sua rede de padarias já foram assaltadas cerca de 15 vezes.
Os prejuízos, conforme Ricardo, já devem ter ultrapassado R$40 mil. Em uma única vez, foram levados R$20 mil. Ele conta que investir em sistemas de segurança não está sendo suficiente.
“Nós investimentos em câmeras, para tentar inibir o número de assaltos, mas a ousadia dos bandidos hoje está muito grande, eles não se importam mais com as câmeras, chegam, muitas vezes de cara limpa e cometem os assaltos”, diz o empresário.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou