Rio Pardo de Minas terá pólo da Unimontes

O município de Rio Pardo de Minas é um dos mais fortes candidatos a ter, ainda este ano, um pólo da Universidade Estadual de Montes Claros, que oferecerá cursos de graduação ministrados no modelo a distância, dentro da proposta da Universidade Aberta do Brasil. A proposta é desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do Ministério da Educação MEC.
Na última semana, o prefeito de Rio Pardo de Minas, Jovelino Pinheiro Costa, participou do 1º Encontro Regional de Articulação “Unimontes/Municípios – Oferta de cursos UAB”. O evento foi presidido pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, na sede da universidade. A reunião contou também com a presença do coordenador geral de Inovação em Educação a Distância da Capes/MEC, Jean Marc Georges Mutzig, que proferiu palestra sobre o programa.
João dos Reis Canelas afirmou durante a cerimônia que a Universidade criará novos cursos de graduação à distância, levando em conta as demandas dos municípios. Atualmente, a Universidade responde por 21 pólos do ensino a distancia no programa da UAB nas regiões Norte, Leste e Centro do Estado, além dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
O prefeito de Rio Pardo afirma que todos os esforços estão sendo feitos para que o município ofereça a estrutura exigida pela Universidade, oferecendo qualidade de ensino e conforto aos novos universitários que serão formados na cidade.
“Esta parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, uma das mais bem conceituadas do país, é de grande importância para o município. Assim poderemos permitir que os futuros universitários não precisem deixar sua terra natal, sua família, para ter acesso ao ensino de qualidade. Não mediremos esforços para que esta o pólo da Unimontes seja instalado no município”, afirma Costa.
A secretária de Governo de Rio Pardo de Minas, Andrea da Cruz de Almeida, que também participou do encontro, enfatizou que serão enviados ainda este mês à Universidade, os pedidos dos cursos que atendam às demandas do município.
“Estamos focados em oferecer a estrutura necessária à Universidade como salas de coordenação, espaço para reuniões, laboratório de informática e biblioteca, entre outros espaços, pois temos certeza que este será um grande avanço para a formação de grandes profissionais da cidade”, reforma a secretária.
O coordenador geral de Inovação em Educação a Distância da Capes, Jean Marc Georges, reafirmou que “a proposta é criar cursos que permitam o acesso das pessoas a uma graduação, e que elas tenham a oportunidade de trabalhar em seus próprios municípios de origem, sem ter que migrar para outras regiões”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos