Programa Intervenção Pedagógica no norte de Minas

O principal instrumento que fez com que a rede estadual de ensino de Minas se consolidasse como a melhor na etapa inicial da educação básica foi o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), que este mês está sendo expandido para as redes municipais de 845 cidades do Estado. Na próxima semana, acontece o lançamento do Programa para cidades da região norte do Estado. A capacitação, que marca o início das atividades do PIP nos municípios dessa região, começa nesta segunda-feira (25), em Montes Claros e vai reunir quase 300 educadores de 133 municípios que aderiram ao programa, além de prefeitos e secretários municipais de educação.
A capacitação, que acontece entre os dias 25 e 27 de março, reunirá representantes das cidades que integram as Superintendências Regionais de Ensino de Araçuaí, Curvelo, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros e Pirapora. As equipes municipais do Programa nessa região vão atuar em 1.568 escolas e beneficiar 102 mil estudantes. Só em Montes Claros, por exemplo, mais de 10 mil estudantes de 61 escolas municipais serão atendidos pelo Programa.
As equipes municipais do PIP trabalharão com os anos iniciais do ensino fundamental, 1º ao 5º ano, fase na qual o estudante desenvolve e consolida as habilidades de leitura e escrita e todo o conhecimento que o prepara para o restante da educação básica. A Secretaria de Estado de Educação ofereceu às prefeituras toda metodologia para a implantação do Programa, incluindo, além de capacitações, material de apoio. Cada secretaria municipal de educação ficou responsável por definir os profissionais que vão atuar no Programa nas escolas municipais.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos