PF incinera meia tonelada de droga apreendida em Montes Claros

500 quilos de droga foram queimados em forno de fábrica de cimento. (Foto: Thiago França/G1)
A Polícia Federal (PF) incinerou 500 quilos de drogas entre maconha, haxixe, cocaína e crack na manhã desta terça-feira (19), em Montes Claros (MG). A droga é fruto de apreensões feitas pelo órgão nos últimos anos, após investigações do serviço de inteligência. Segundo a PF, a quantidade queimada foi menor que a apreendida porque é preciso uma autorização da Justiça. 
"Existem juízes que esperam o trânsito em julgado e preferem que toda a droga seja guardada para contra-prova. Outros exigem que apenas uma pequena quantidade seja guardada", explica o delegado da PF, Eduardo Maurício de Araújo. A queima do material foi feita no forno de uma fábrica de cimento, que fica na região Noroeste da cidade.
De acordo com o delegado da Polícia Federal, a pureza dos entorpecentes pode chegar a 90%. "Essa droga, por ser de boa qualidade, pode ser desdobrada. Um quilo pode chegar a quatro", afirma. O valor dos 500 quilos incinerados poderia chegar aos R$ 5 milhões, segundo Araújo.

Montes Claros é rota do tráfico
Em 2012 foram apreendidos 750 quilos de entorpecentes no Norte de Minas. Segundo a PF, esse número é recorde na região. "Montes Claros, por ser o segundo maior entrocamento rodoviário [do estado], é rota de passagem de traficantes", informa do delegado Eduardo Maurício de Araújo.
No ano passado houve um aumento em torno de 40% no número de apreensões com relação aos anos anteriores. De acordo com Araújo o número não está ligado diretamente ao consumo na região, mas a intensificação nas investigações da Polícia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos