Municípios apresentam propostas para ampliar ações do campus de Janaúba


O potencial que a Universidade Estadual de Montes Claros dispõe para a produção de conhecimento, formação profissional e para o desenvolvimento de pesquisas no campus avançado de Janaúba (foto) será ampliado a partir de parcerias. Professores e coordenadores da instituição discutiram as ações nesse sentido em audiência com o prefeito, Yuji Yamada, e em reunião com o secretário municipal de Agricultura de Manga, Jercílio Vieira Lima.
A expectativa é que as intervenções da Universidade venham influenciar na melhoria da produção nos dois municípios.
Em Janaúba, o campus da Unimontes iniciou as atividades em 1996 e oferece, atualmente, os cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia e Pedagogia e os mestrados institucionais em Produção Vegetal no Semiárido e Zootecnia.

INTERESSE

“A equipe de governo foi bem solícita ao analisar a possibilidade de maior participação da Prefeitura na manutenção e ampliação das atividades do campus da Unimontes”, observou o professor Victor Martins Maia, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), após a audiência com prefeito Yuji Amada, secretários e assessores, na segunda quinzena de fevereiro. Os cursos da área de Agrárias são vinculados ao CCET.
Segundo ele, o prefeito foi enfático ao ressaltar a importância da Universidade para Janaúba e para os municípios vizinhos da microrregião da Serra Geral e ”se comprometeu no sentido de que o município tenha uma participação mais efetiva no desenvolvimento do campus, a partir deste ano”.
Na reunião com o secretário municipal de Agricultura de Manga, Jercílio Vieira Lima, foi discutida a formação de parceria para o desenvolvimento de ações voltadas para o fortalecimento da produção rural na região. O município tem um interesse maior em ações associadas à agricultura familiar e a proposta para ampliá-las será colocada em prática a partir de demandas do setor agropecuário.

PRIORIDADES – Entre as prioridades no atendimento à população rural o manejo adequado dos solos, adoção de novas tecnologias – inseminação artificial para bovinos – e fortalecimento das cadeias produtivas através de cooperativas e associações. Outra meta é de ativar diversos empreendimentos públicos: casa de farinha, fábrica de açúcar mascavo, unidade beneficiadora de mel e a unidade beneficiadora de pescado.

O chefe do departamento de Ciências Agrárias, professor Marcos Koiti Kondo sugeriu a formalização de uma nova parceria técnica dos municípios com a Universidade, para que os professores da área possam se inteirar da realidade de cada local e desenvolver projetos para o atendimento de interesse comum nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão. Os professores da Unimontes Luiz Henrique Arumara e Lize de Moraes destacaram a importância do levantamento de demandas. Na Microrregião da Serra Geral, por exemplo, a Unimontes já desenvolve em 16 municípios o Território da Cidadania para o desenvolvimento da agricultura familiar.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Fábio Oliva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou