Ministro anuncia reabertura do Frigorifico de Janaúba

Fernando Pimentel
Foi anunciado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nessa sexta-feira (22), a reabertura do Frigorífico de Janaúba, uma das cinco unidades do Grupo Kaiowa, que decretou falência há 15 anos.
O anúncio foi feito durante o simpósio “Rotas para o Futuro”, do qual o ministro foi palestrante. O evento, realizado durante a manhã no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), foi promovido pelo Sistema Fiemg. A reabertura do frigorífico, que tem capacidade de abater 1,2 mil cabeças de gado/dia, será oficializada nos próximos 30 dias.
O ministro também se comprometeu a trabalhar pela reabertura do escritório da Sudene em Montes Claros, reivindicação das entidades empresariais presentes ao encontro. “Não há nenhum sentido em Montes Claros ficar sem o escritório, que já existiu e que precisa ser reativado. Faço o compromisso de reabrir esse escritório. Se a Sudene alegar que não tem funcionários eu cedo funcionários do meu Ministério”, garantiu.
Foi cobrado de Pimentel, cujo Ministério realiza trabalho conjunto com os órgãos ambientais, apoio contra o rigor na liberação das licenças ambientais para empreendimentos no Norte de Minas. Citou-se o caso do Jaíba, considerado o maior projeto de irrigação da América Latina. O empreendimento está impedido de se expandir por conta de problemas ambientais. Embora a região do Jaíba fique a quase mil quilômetros do mar, o projeto não recebe licenciamento para sua expansão por conta de a mata seca fazer parte do bioma mata atlântica. O Jaíba já conta com 200 mil hectares de reserva legal.
O próprio Fernando Pimentel citou os casos das barragens de Berizal e Congonhas, na região, que estão com as obras paradas por falta de licenciamento dos órgãos ambientais, embora os recursos já tenham sido liberados pelo governo federal. Pimentel disse que o Brasil está cumprindo à risca os compromissos com o meio ambiente, mas considera que há “exagero” nas exigências dos órgãos ambientais, o que na opinião dele trava o desenvolvimento.
Fernando Pimentel revelou que estará de volta a Montes Claros em maio, para a inauguração da Alpargatas, fabricante das sandálias havaianas. “Até lá espero ter respostas para várias das demandas que me foram apresentadas aqui”, disse.

Palestra
Fernando Pimentel, proferiu a palestra “Os Novos Rumos da Economia Brasileira e o Desenvolvimento Regional”, em que fez um histórico do desenvolvimento econômico recente do país, a partir do fim da ditadura militar, no início dos anos 1980, passando pela estabilização econômica até o momento atual, quando o país comemora as conquistas dos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. BRINCADEIRA. Começaram o campeonato de mentiras. Isso e sempre coisa de políticos. So de falar que se aproxima as eleições para candidatos a Deputados Estaduais e Federais que começam prometer absurdos.
    Vejam só. Janaúba e região norte do estado de Minas passa por um dos piores momentos da sua historia, não tem capim, não tem créditos nos Bancos para ajudar o produtor e não tendo água obviamente não teremos nada.
    Porque falar em abrir o frigorifico. Quem se habilita a abrir um frigorifico cheio de leis trabalhistas que beneficiam os empregados e não ter boi gordo nos pastos.
    O fazendeiro esta vendendo o animal com cinco arrobas, ainda bezerro para outro estado e podem ver dezenas de carretas todos dias paradas nos postos e então, como vem contar mais uma ale-dota aqui. Isso e coisa de Sindicato Rural e de Candidatos que querem a qualquer custo uma vaga.
    Abram os olhos Janaubenses porque so tem picareta na vida publica e nos conçadas de sofrer. Devemos saber separar o joio do trigo.
    ACORDAM....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos