Frutifica Minas chega ao norte de Minas

O tema dessa etapa é o cultivo do pequi. O evento está programado
para acontecer em 12 municípios de regiões
estrategicamente escolhidas
A cultura do pequi, fruto do pequizeiro, árvore nativa símbolo do cerrado brasileiro, será o destaque do início da 4ª edição do Circuito Frutificaminas. A 1ª etapa do circuito começará nesta sexta-feira (8), na comunidade rural de Lagoa Grande, em Taiobeiras, Norte de Minas. Durante o encontro extensionistas da Emater-MG vão abordar as seguintes questões: “Propagação do pequizeiro”; “O pequi e o mercado institucional – Desafios e Oportunidades”; e “Pragas e doenças do pequizeiro”.
O Circuito Frutifica Minas 2013 é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG). O evento, programado para acontecer em 12 municípios de regiões estrategicamente escolhidas, será constituído de palestras técnicas relativas à fruticultura praticada nas regiões.
Dados estatísticos respaldam a iniciativa. Minas Gerais é o quarto produtor de frutas do país. O Estado produz três milhões de toneladas de frutas por ano, ocupando uma área de 130 mil hectares com a atividade. As principais espécies cultivadas são: banana, laranja, abacaxi, tangerina e limão. São mais de 500 municípios mineiros que praticam a atividade em nível comercial, segundo o engenheiro agrônomo da Emater-MG, Deny Sanábio.
O tema da etapa de Taiobeiras, de acordo Sanábio, está em conformidade com o fato de ser o pequi uma cultura de exploração extrativista que ocupa e mobiliza muitas famílias rurais, em regiões como o Norte de Minas. “Esta cultura é fonte de renda e emprego de inúmeras famílias que vivem da colheita, processamento e comercialização do pequi, pelo menos durante quatro meses no ano”, enfatiza.
Rico em vitaminas A e C, o fruto do pequizeiro, árvore protegida por lei federal e estadual, é muito apreciado em algumas regiões, sendo utilizado na alimentação, medicina caseira, licores e na extração de óleo. A preservação do pequizeiro está entre as preocupações do Governo do Estado que, por meio da Lei 13.965 instituiu o Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, ao Consumo, à Comercialização e à Transformação do Pequi e Demais Frutos de Produtos Nativos do Cerrado, o Pró-Pequi.
Neste ano, além de Taiobeiras, o Circuito Frutifica Minas vai percorrer os municípios de Campanha, Delfinópolis, Lavras, Pouso Alegre, Itaobim, Janaúba, São João do Paraíso, Cataguases, Uberlândia, Curvelo e Jaboticatubas. Os temas serão relativos aos interesses da fruticultura regional. Podem participar do evento, fruticultores, produtores em geral, técnicos, representantes de associações e cooperativas, além do público geral interessado. Para este ano, a expectativa é atrair duas mil pessoas em todas as 12 etapas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos