Força Tarefa contra a dengue chega ao município de Espinosa

As ações de mobilização serão realizadas no município no período de 04 a 15 de março
O município de Espinosa, região Norte do Estado, recebe nesta semana as ações da Força Tarefa de combate à dengue. Realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com prefeitura municipal, as ações serão realizadas no período de 04 a 15 de março, com participação dos mobilizadores da Força Tarefa, agentes de endemias e a comunidade local. O objetivo é realizar o controle vetorial e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti na área urbana do município.
Com população de cerca de 31 mil habitantes, Espinosa está localizada a 690 km da capital mineira. A cidade possui clima é quente e no ano passado registrou 101 casos de dengue, o que motivou a ação da Força Tarefa, para que nesse ano a doença seja controlada, através das ações de prevenção. Neste ano, o município registro 6 casos de dengue.
A ação da Força Tarefa contará com a participação da equipe de mobilização social que, com o apoio do Dengue Móvel e do Dengômetro, recolherá o material reciclável (pneus, pet e lata) separados pela população, que será trocado por material escolar. A ação de troca será realizada nos dias 15 e 16 e março (sexta-feira e sábado), de 9h às 15h.
O Dengômetro é um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue. Instalado em pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social, no Dengômetro, equipe treinada pela SES-MG alerta sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença.
O Dengue Móvel, por sua vez, é um caminhão que percorre os bairros trocando entulhos recicláveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão trocados respectivamente por borrachas, lápis e cadernos, de modo a estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos