Escola Móvel do Sesi/Senai certifica 363 alunos em Janaúba


(Por Roberta Bertolusci) “Achava que não ai aprender e fui para a Escola Móvel por insistência da minha filha. Mas, com fé em Deus e com a ajuda dos instrutores do SESI/SENAI, que são muitos capacitados, consegui aprender e estou muito feliz com este certificado”. A declaração foi feita pela aluna do curso de Costureiro Assistente, Antônia Lopes Caires Silva, em seu depoimento durante a cerimônia de certificação dos cursos da Escola Móvel do SESI/SENAI em Janaúba. A senhora falou em nome dos demais formandos, expressando a sua satisfação por participar do curso e conseguir se qualificar. Antônia é um dos muitos exemplos de pessoas que tiveram a oportunidade de formação e qualificação profissional através da Escola Móvel.
No município de Janaúba, foram oferecidos nove cursos gratuitos de iniciação profissional, nas áreas de Educação e Sustentabilidade; Atendimento ao Cliente; Auxiliar Administrativo; Curso Básico de Português; Decoupage; Trançado de Fita; Pedreiro de Alvenaria Assistente; Eletricista Predial Assistente; Costureiro Assistente e Mecânico de Motos Assistente. A formatura foi realizada no último dia 15 de março, no Salão de Eventos do Parque de Exposições da cidade. Foram certificados 363 alunos. Durante a solenidade, a secretária municipal de Educação, Maria Marta Guimarães, recebeu das mãos do presidente da FIEMG Regional Norte, Adauto Marques Batista, o quadro contendo o certificado que atesta que Janaúba foi beneficiada com a Escola Móvel do SESI/SENAI.
Também participaram da cerimônia de certificação o gerente do programa Escola Móvel, Levindo Costa, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (ACIJAN), Antônio Gilberto Teixeira, a secretária de Planejamento da prefeitura de Janaúba, Débora Zdradek de Mello, e o gestor do SEBRAE na microrregião, Jadilson Borges.
Os cursos profissionalizantes foram viabilizados através do Sistema FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em parceria com a Prefeitura de Janaúba e a ACIJAN (Associação Comercial e Empresarial). A iniciativa teve o apoio direto do Sindicato Rural que disponibilizou as dependências do Parque de Exposições para a instalação da estrutura completa de tendas, abrigando salas de aulas e oficinas. A Escola Móvel permaneceu por 30 dias na cidade.
Para o prefeito Yuji Yamada, este projeto do SESI/SENAI é uma nova porta que se abre para o conhecimento, para a formação humana e profissional de centenas de pessoas no município que, de outra maneira, não teriam acesso a um curso profissionalizante.
O programa Escola Móvel foi concebido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através das experiências e conhecimentos do SESI (Serviço Social da Indústria) e do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com o propósito de promover a cidadania por intermédio da profissionalização de indivíduos. Dentre as finalidades do programa estão: desenvolver competências profissionais; possibilitar a geração de renda; buscar e valorizar o ofício; consolidar a marca SESI e SENAI, através de uma atuação diferenciada, com a presença “in loco”, criando interação e sinergia nas comunidades atendidas e assegurar ao público de cidades que não possuem unidades SESI e SENAI, acesso aos serviços ofertados por estas entidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou