Em 2013, a dengue já provocou 15 mortes em Minas Gerais

Desde o primeiro dia deste ano, a dengue já provocou o óbito de 15 pessoas em Minas Gerais. O balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Estado, nessa quinta-feira (7), revela que, do total de mortes, cinco foram registradas em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, uma em Buritizeiro, na região Norte, uma em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, uma em Pirapora, no Norte de Minas, uma em São Geraldo do Baixo, no Vale do Rio Doce, uma em Pirapetinga, na Zona da Mata Mineira e uma em Ipanema, na região Vale do Rio Doce. Outras quatro ocorrências foram contabilizadas, sendo duas em Montes Claros, na região Norte, uma em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e uma em São João da Ponte, no Norte de Minas. Já em 2012, o Estado contabilizou 17 mortes devido à doença.
De acordo com o balanço, somente em 2013, 78.242 casos de dengue em Minas Gerais foram notificados. Os meses de novembro e maio, historicamente, observa-se maior concentração no número de registros da doença em função das condições climáticas favoráveis.
Os três municípios mineiros com maior número de casos notificados em 2013 são: Uberaba, no Triângulo Mineiro, com 7.684, Belo Horizonte com 7.397 e Ipatinga, na região Norte de Minas, com 5.642.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, as pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios. A troca de gestão ocorrida em aproximadamente 83% das prefeituras do Estado provocou desmobilização de muitas equipes de controle e vigilância, o que pode ter acarretado atraso na digitação e envio da informação do número de casos. 
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais alerta que, em julho de 2010, foi detectada a introdução do sorotipo DEN-4 no Brasil. Em Minas Gerais, a presença deste sorotipo foi confirmada em setembro de 2011.
A Secretaria ainda reitera a importância das ações de controle e prevenção por parte do poder público e da população. Todas devem ser mantidas e intensificadas, uma vez que em Minas já circulam os demais sorotipos (DEN 1, 2 e 3).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos