Cultura de Paz é trabalhada junto à comunidade escolar do Norte de Minas

Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) será realizado nas cidades de Pirapora, Montes Claros, Januária e Janaúba
(Por Fábio Oliva) Com o objetivo de fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência que afetam o ambiente escolar, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza, a partir desta segunda-feira (11/03), encontros do Fórum de Promoção da Paz Escolar. Desta vez, as ações, iniciativas e propostas que abordam a Cultura de Paz serão trabalhadas em conjunto com a comunidade escolar de cidades do Norte de Minas. As reuniões, que devem contar com 350 participantes em cada uma, vão ser realizadas nos municípios de Pirapora (11/03), Montes Claros (12/03), Januária (13/03) e Janaúba (14/03).
Educadores, diretores, alunos, pais, representantes do colegiado escolar e outros membros de instituições públicas, privadas e do terceiro setor poderão conhecer um pouco mais os programas, projetos e ações desenvolvidos pela SEE e pelas demais instituições, entidades e órgãos que já participam do Forpaz, que contribuem para a disseminação e consolidação da promoção da paz no ambiente escolar. Durante o encontro, os participantes irão expor suas experiências e receberão cartazes, folders e adesivos de divulgação do Fórum.
Em cada um dos quatro encontros, o Forpaz será realizado em dois momentos. O primeiro contará com palestras, apresentações de iniciativas de promoção da paz desenvolvidas em escolas estaduais, entre outros. Já a segunda etapa do encontro será voltada para conhecimento, debate e elaboração de estratégias voltadas à mediação de conflitos.
De acordo com a secretária adjunta da SEE, Sueli Pires, a reunião é uma oportunidade de apresentar à comunidade escolar do Norte de Minas e aos parceiros institucionais as possibilidades de atendimento nas diferentes frentes nas quais o Forpaz atua. “Esse momento vai ser de escuta, de integração. Vamos ter a oportunidade de detectar e potencializar as parcerias locais para um trabalho que busca a mediação de conflitos como instrumento pacificador dentro das escolas. Vamos estimular o permanente diálogo entre as escolas e a comunidade”, destacou.

Forpaz

A iniciativa nasceu de um trabalho idealizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais no ano de 2007 e implementado em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2011, o Fórum ampliou-se e ganhou força com a adesão da Secretaria de Estado de Educação e com as ações propostas no Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promovido pelas Comissões de Educação e Segurança Pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, com destaque para a adesão do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da Promotoria Especial da Educação (Proeduc). Durante os eventos, haverá o lançamento regional da Campanha “Conte até 10”, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
Em 2012, o Forpaz esteve presente em cinco regiões do Estado e reuniu representantes de 30 Superintendências Regionais de Ensino. Ao todo, cerca de 2,5 mil educadores das redes estaduais e municipais foram sensibilizados e capacitados para a promoção e desenvolvimento da cultura de paz nas escolas. Os cinco primeiros Fóruns regionais contemplaram a Zona da Mata, o Centro-Oeste mineiro, o Alto Paranaíba, Sul, e Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Além da região Norte, que recebe o Forpaz entre os dias 11 e 14, a expectativa é de que o Fórum chegue, nos próximos meses, aos eixos do Vale do Rio Doce e Jequitinhonha, abrangendo Governador Valadares, Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí e Diamantina, e a região do Vale do Aço.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou