Comunidade rural de Mocambinho ganha poço tubular

Comunidade mobilizada para a instalação do poço tubular


José Barbosa da Silva comemora a conquista
( Por Samuel Nunes) Mais de 30 famílias de Mocambinho, distrito de Montes Claros, serão beneficiadas com a instalação de um poço tubular que abastecerá de água a comunidade. A reportagem de O Norte acompanhou de perto, na manhã  de quarta-feira, 13, a mobilização por parte dos moradores, que mesmo em meio a um sol forte, não economizaram forças para abrir uma vala, onde passará a rede de água. As famílias da comunidade recorriam a água da chuva para beber, cisternas e o apoio de moradora de uma comunidade próxima. 
A expectativa é de que em um prazo máximo de menos 10 dias, a água já estará a disposição dos moradores.
A moradora e uma das lideres comunitárias de Mocambinho, Margareth Fonseca Gomes, explica que esta benfeitoria só foi possível graças à mobilização por parte da comunidade, o apoio da prefeitura municipal de Montes Claros que cedeu maquinários para a instalação do posto e a ajuda também primordial da Codevasf- Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco.
- Água é vida, estamos felizes, pois era muito difícil o acesso a este líquido precioso, éramos abastecidos de água na nossa comunidade apenas umas três vezes por semana. Agora, com a instalação do posto tubular as coisas ficarão bem mais fáceis, garante.
Margareth conta que no caso especifico dela foram mais de sete anos a espera desse beneficio que chega em um momento primordial, garantindo desta forma uma melhor qualidade de vida para as mais de 30 famílias.     
- Não podemos desconhecer a importância das cisternas para saciar a sede de muitas famílias que moram em regiões como essa, mas precisamos entender que também precisamos de água para o consumo dos animais, pequenas hortas e outras necessidades dessas famílias, por isso a água chegará para todas as famílias de Mocambinho, relata.
José Barbosa da Silva, mora há mais de 10 anos na comunidade rural de Mocambinho, lembra que não apenas esta comunidade será beneficiada, assim bem como as famílias que residem no Parque Verde. Demonstrando alegria e expectativa de dias melhores, o aposentado conta que já perdeu em um passado recente, várias plantações em decorrência da falta de água.
- A comunidade agradece a todas as pessoas e entidade envolvidas no trabalho de instalação do posto tubular, agora é trabalhar para zelar por este patrimônio que considero importante para a nossa sobrevivência, assegura.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos