Produtores mineiros de abacaxi prevêm aumento de vendas

Minas Gerais produziu no ano passado mais de 250 milhões de unidades do fruto (Foto: Divulgação)
Os produtores mineiros de abacaxi apostam em um aumento de vendas a partir de março, principalmente da variedade Havaí. Há indicadores de redução da oferta do fruto na região Norte do Brasil, principalmente nos Estados do Pará e Tocantins, que são grandes produtores. 
De acordo com o IBGE, o volume de abacaxi produzido em Minas em 2012, cerca de 250,6 milhões de unidades, foi praticamente o mesmo registrado no ano anterior. A área plantada teve um crescimento de 9,6%, alcançando 8,5 mil hectares, com destaque para o Vale do Jequitinhonha/Mucuri, que apresentou evolução de 58,15%, atingindo 563 hectares.
Ainda segundo os dados do IBGE, os cinco municípios que mais produzem a fruta no Estado (Monte Alegre de Minas, Frutal, Canápolis, Centralina e Fronteira), todos localizados na região do Triângulo Mineiro, responderam por 83,5% da safra estadual de abacaxi em 2012. Canápolis alcançou uma produção de 51 mil toneladas.
Conforme dados da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), sediada no município de Janaúba, as lavouras de abacaxi de Canápolis produzem atualmente um volume 13% superior ao registrado há cinco anos, mantendo a mesma área plantada.
O preço médio alcançado com a venda do abacaxi é da ordem de R$ 0,60 o quilo, mas nas melhores fases do mercado a cotação pode chegar a R$ 1,00 e o lucro do produtor alcança 25% em média.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Advogado é preso em Porteirinha depois de roubar, agredir dois homens e fingir ser um policial civil

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou