Produtores da Região do Jaíba participam de capacitação de Gestão Empresarial

A capacitação levar informações aos produtores para torná-los empresários rurais mais competitivos e atuantes no mercado fruticultor.
Produtores da Região do Jaíba, que compreende sete municípios pertencentes ao perímetro irrigado do Projeto Jaíba – maior projeto de irrigação da América Latina – participaram na ultima terça - feira, de mais um encontro da capacitação sobre Gestão Empresarial. O curso foi realizado no auditório do SESI de Jaíba e contou com a presença de produtores de manga, limão e banana. Durante a oficina foi debatido o primeiro módulo da capacitação, definido como Gestão Estratégica, ministrado pelo Professor Geraldo Eustáquio Andrade Drumond, Especialista em Programa de Gestão para Executivos, Consultor em Planejamento Estratégico, Qualidade, Processos e Gestão e ex presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI). A capacitação é promovida pelo Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais (APL) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), por meio da Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços, junto com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE).
Esse trabalho, que faz parte do Programa de Desenvolvimento Empresarial do APL da Fruticultura da Região do Jaíba, tem como objetivos, desenvolver habilidades empresarias e estratégicas nos produtores rurais, permitir que eles pensem na realidade do negócio da fruticultura, implantar o empreendedorismo rural e fortalecer a Região. No primeiro módulo, Geraldo Drumond nivelou o conceito sobre a estratégia empresarial, discutiu sobre o planejamento estratégico dos produtores e promoveu estudos de caso com os participantes. “O módulo de Gestão Estratégica, além de informar e discutir conceitos buscou avaliar e definir dentro de cada propriedade, a visão, a missão, os princípios e objetivos estratégicos numa visão de futuro, visto que esses fatores são fundamentais para caracterizar um negócio, pois permitem saber onde se está e onde se pretende chegar dentro de um empreendimento. Isso possibilita a organização dos produtores que criam aptidões e se tornam empresários rurais gerando o fortalecimento da Região do Jaíba como pólo fruticultor de excelência.” Explica Drumund.
Além do conteúdo repassado em sala de aula a capacitação contou com uma visita técnica do Consultor às propriedades dos produtores participantes do curso. Durante a visita, Geraldo conheceu o trabalho de cada um deles e pôde, junto com os produtores, estruturar planejamentos estratégicos para as propriedades, definindo objetivos estratégicos, de marketing, de venda e de produto em cada uma delas. Ele ressalta a receptividade dos envolvidos e avalia como necessário o envolvimento de todos para que haja o crescimento da Região. “Entendo que para que um negócio tenha sucesso é preciso, além da oportunidade do mercado que já existe para a fruticultura, que esses produtores se tornem efetivamente empresários, e para isso eles têm que ter o preparo e a cultura de planejamento, de estratégia e de comercialização dos produtos, desenvolvendo uma mentalidade empresarial para a Região do Jaíba. A resposta ao que tem sido feito durante o início dessa capacitação tem sido positiva e eu acredito que conseguimos, nesse primeiro momento, superar as expectativas.” Diz Geraldo.
O produtor de banana, Paulo Caldas, explica a importância de se participar da capacitação e fala da expectativa para os próximos módulos. “Sem dúvidas essa oficina propiciou a incorporação e discussão de temas que são relevantes para a questão empresarial. Espero que nos outros módulos possamos ter a absorção de informações e procedimentos que contribuam para melhorar a forma como conduzimos nossos negócios. Todas as estratégias que foram discutidas aqui precisam somente que sejam colocadas em prática por todo o grupo, e por todos aqueles que estão inseridos na Região do Jaíba. Elas são fundamentais para mudar o processo de qualificação, de ganho de escala e da qualidade de vida de todos que moram e dependem da Região. Conclui Paulo.
A capacitação sobre Gestão Empresarial foi dividida em cinco módulos sendo que o primeiro, o de Gestão Estratégica chegou ao fim no ultimo dia cinco. Os próximos módulos serão: Contabilidade e Custos, Finanças, Gestão da Produção e Logística e Gestão Comercial. O de Contabilidade e Custos inicia no dia 19 de fevereiro e será realizada no SESI de Jaíba.


O APL
O Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Minas Gerais é uma parceria entre o Governo do Estado, o Sistema FIEMG, o SEBRAE-MG, o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e SEDE - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico com o apoio da ABANORTE que tem como objetivo aumentar a produtividade e a competitividade das empresas e produtores envolvidos em sete Arranjos Produtivos Locais selecionados no Estado.
Um APL é um conjunto de empresas e produtores que participam de um mesmo ramo de negócios, em uma região geograficamente definida, operando em regime de cooperação e gerando competitividade coletiva.
O arranjo produtivo da região do Projeto Jaíba é a Fruticultura (banana, limão e manga).



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos