Januária, Pirapora e Grão Mogol divulgam atrações do carnaval 2013

Vapor Benjamin Guimarães operará em horários
especiais no carnaval. (Foto: Ivan odrigues/
Prefeitura Pirapora)

Banda Araketu, de volta com Tatau na formação, faz
show em Januária. (Foto: Reprodução/ TV Bahia)
Muita gente já se programou para aproveitar ao máximo uma das festas mais populares do Brasil: o carnaval. Algumas cidades do Norte de Minas estão se preparando para receber milhares de foliões entre os dias 8 e 12 de fevereiro. Não só os tradicionais samba e axé agitarão a festa na região, mas até o forró está entre a longa lista de ritmos que embalarão moradores e turistas. As fantasias e os blocos carnavalescos também alegrarão as ruas das cidades.
A abertura da folia em Januária, com população de 35.463 habitantes, começa na sexta-feira (7), na orla do rio São Francisco. A animação ficará por conta da escola de samba Jacarezinho, de Brasília de Minas. No final da noite, as bandas Forró Black e Fricote se apresentam. No sábado desfilam os blocos da Dorna e Pescando Cidadão. Também terá trio elétrico e show da banda Guig Gueto.
Ao som da bateria, no domingo terá apresentação dos blocos Minhocão e Tô Garrado, além de shows com a banda Trem do Samba e o grupo Lá Maior. Na segunda-feira entram na avenida os blocos Couro de Gato, Juventude Independente e a banda Araketu, que volta a ser liderada pelo vocalista Tatau.
O bloco do Didiu desfila na terça com participação de grupos de marchinhas e da banda Som do Povo. O bloco Pirão de Peixe se apresenta todas as noites.

Pirapora 
​Subindo alguns quilômetros no rio São Francisco chega-se a Pirapora. A cidade, com pouco mais de 53 mil moradores, se prepara para receber as centenas de visitantes para o carnaval. Por lá a programação também começa na sexta-feira (8), com concurso de marchinhas e apresentação de artistas regionais, a partir das 20h30.
De sábado à terça-feira haverá shows com bandas de axé, samba e pagode, desfile com blocos e concurso de fantasia. A programação começa às 10h e segue até a madrugada, na avenida Salmeron, no balneário das duchas e na área de eventos da orla.
O passeio no vapor Benjamin Guimarães pelas águas do Velho Chico é uma atração à parte neste carnaval. No sábado e domingo o vapor opera das 15h às 17h. Na segunda-feira haverá três passeios, que sairão às 9h30, 13h e 16h30. Na terça serão dois, um às 9h30 e outro às 13h. O ingresso custa R$ 50,00 (inteira) e R$25,00 (meia).

Grão Mogol
Até o momento a prefeitura de Grão Mogol divulgou apenas algumas das atrações do carnaval deste ano. Na cidade, de cerca de 15 mil habitantes, mas que bate recorde de turistas a cada ano, estão confirmados os shows das bandas Papauê e Maracutaia na sexta-feira, Mania de Toalha e Maracutaia, no sábado, Duas Medidas e Seu Stylinga, no domingo, Capitão Axé, na segunda-feira, e na terça a animação fica por conta da banda Fricote e Arerê. Os principais pontos de folia são as praças Coronel Janjão e Beira Rio.
Também na segunda-feira em Grão Mogol terá o tradicional desfile do bloco das Virgens, com os homens se vestindo de mulher e mulheres se caracterizando como homens. O grupo passará pelas principais ruas do centro histórico da cidade, ao som de marchinhas e do "jegue elétrico".


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos