Emater-MG é parceira da Marca Jaíba com o Projeto de Certificação do Limão Tahiti

Os fruticultores do Jaíba, no Norte de Minas Gerais, ganharam um selo de identificação que servirá como certificado de qualidade no mercado interno e externo. A criação do selo Jaíba foi ideia de um pequeno grupo de produtores de manga da região que, apoiados por parceiros estratégicos (Sebra-MG, Fiemg, Faemg, BID, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e Abanorte), criaram a marca. 
A iniciativa conta com o incentivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que atua no Programa de Certificação do Limão Tahiti, com objetivo de aumentar áreas produtoras da lima ácida e, consequentemente, aumentar a produção de alimentos.
O Projeto de Certificação da Emater-MG foi iniciado em 2012, com diversas reuniões envolvendo técnicos e produtores, no sentido de mostrar os propósitos e resultados esperados. "Tivemos como princípio motivador uma viagem a Petrolina, em Pernambuco, para que eles pudessem ver a realidade de como é preciso ter comprometimento com as atividades rurais, organizações coletivas e resultados positivos de uma cooperativa", explica o extensionista Gildete Bispo.
Atualmente, o projeto de certificação do limão atende a 12 produtores locais. Entre as ações desenvolvidas pela Emater-MG em 2012 estão diversos cursos, como o 5S (metodologia para alcançar a qualidade total na empresa) e o Seminário Itinerante de Fruticultura, com enfoque em manejo integrado de pragas. Em 2013, foi ministrado o curso para aplicadores de agrotóxicos.
Segundo a gerente executiva da Associação Central dos Produtores do Norte de Minas (Abanorte), Ivanete Santos, para usar a marca Jaíba o produtor precisa ter, além da certificação do produto, condições plenas de rastreabilidade de sua produção, estar produzindo na Região do Jaíba por no mínimo um ano e ser associado à Abanorte. Conforme informa a gerente, o produtor precisa estar, ainda, adimplente e atendendo a toda a legislação ambiental, trabalhista e social.
Ainda de acordo com Ivanete, os produtores de frutas instalados nos municípios de Porteirinha, Nova Porteirinha, Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso, Verdelândia e Itacarambi têm direito à adesão e uso da Marca Região do Jaíba, desde que cumpram na íntegra as regras do uso da marca.

Lançamento da marca
O lançamento da marca Jaíba foi realizado no município de Jaíba, por meio de uma ação do Programa de Apoio a Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais (PPLs) do Estado de Minas Gerais.
A novidade é que a marca também foi lançada no exterior, no dia 8 de fevereiro de 2013, na Fruit Logística, a maior feira internacional de fruticultura, realizada em Berlim, na Alemanha. Na ocasião, contou com a participação de cerca de 40 pessoas consideradas chaves dentro de seus segmentos profissionais de atuação, principalmente por já conhecerem o Brasil. A iniciativa provocou a apresentação de matérias sobre o tema na imprensa especializada, como a Fruit News.
"A marca da região do Jaíba é muito mais que um selo ou identificação geográfica. A ideia básica é comunicar para o consumidor de frutas de todo o Brasil e também do exterior para onde exportamos a história regional dos projetos irrigados, nossa cultura, nossos valores e como nos relacionamos com as frutas no dia a dia de nossas atividades", explica Ivanete Santos. 
"O selo na verdade será a autenticação de todo esse processo e vai refletir uma qualidade superior de fruta, no aspecto e no sabor, e será principalmente um compromisso com a sustentabilidade e os valores regionais. Assim, esperamos ter, pelo menos, a preferência do consumidor na hora da compra no primeiro momento e, no futuro, agregar valor a esse produto", completa.
Dando sequência ao lançamento da marca, estão programados para este ano [2013] outros dois eventos no Brasil, um a ser realizado em Belo Horizonte (Superminas) e outro em São Paulo, na Feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos