Cooperação técnica entre Samu e Bombeiros se estende a Janaúba e a mais duas cidades norte-mineiras

A partir de agora, o atendimento integrado realizado em Montes Claros passa a incluir as cidades de Januária, Janaúba e Pirapora, onde existem bases descentralizadas do SAMU Macro Norte e do 7º BBM
Em ato público realizado na manhã desta terça-feira, dia 13 de novembro, no Complexo Regulador Macrorregional, em Montes Claros, o SAMU Macro Norte e o 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais ampliaram a cooperação técnica firmada entre as duas corporações, que trabalham de forma integrada em Montes Claros desde o último mês de maio. A partir de agora, a cooperação será expandida para as cidades de Januária, Janaúba e Pirapora, onde existem bases descentralizadas do SAMU e do 7º BBM.
Segundo Warmillon Fonseca Braga, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), órgão gestor do SAMU Macro Norte, o trabalho integrado entre o SAMU e os Bombeiros representa capacidade de estender a mão, unir forças, sem disputas ou vaidades. “Os resultados dessa união são muito positivos para as duas corporações. Devido à grande malha viária que cruza o Norte de Minas, a incidência de acidentes é muito recorrente, e crescente, e o trabalho compartilhado entre o SAMU e os Bombeiros tem dado mais agilidade no socorro às vítimas. Levar essa parceria para essas três cidades, que estão localizadas em pontos estratégicos nas principais rodovias que cortam a região, vai facilitar o trabalho dos socorristas”, avalia o presidente.
Para o Tenente Coronel Miguel Novaes Borges, representante do Comando Geral do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, a parceria entre o SAMU Macro Norte e o 7º BPM é uma soma de esforços que traz benefícios não somente para as partes envolvidas – o SAMU e o Corpo de Bombeiros -, mas principalmente para os mais de um milhão e meio de cidadãos que residem nos 86 municípios da região Norte, beneficiada pela cooperação mútua. “Esperamos que essa iniciativa pioneira seja exemplo para as demais regiões do Estamos, pois temos certeza do seu sucesso”, avalia.

INTEGRAÇÃO
Desde o dia 14 de maio, o 7º BBM mantém militares de plantão 24 horas na Central de Regulação do SAMU. O plantonista é responsável pelo acompanhamento da frota de veículos junto com o rádio-operador do SAMU; pela atualização das informações das unidades de atendimento, sendo referência para o médico regulador para solicitações de apoio da unidade de resgate, salvamento ou autobomba; pela comunicação entre as duas centrais e com as viaturas do Corpo de Bombeiros.
Uma unidade de salvamento dos Bombeiros também permanece em ponto base no Complexo Regulador Macrorregional durante 24 horas e uma Unidade de Suporte Básico do SAMU foi descentralizada para a sede do 7º BBM, no centro da cidade.
O comandante do 7º BBM, Major Sérgio Ricardo Santos Oliveira, diz que a integração deu mais sinergia entre as equipes, resultando em mais qualidade e segurança no trabalho de resgate. “Desde que firmamos a parceria, estamos compartilhando conhecimento e práticas de rotina, qualificando as equipes das duas corporações. E quanto mais expandirmos essa cooperação, melhor será o serviço prestado à população norte-mineira”, pondera o comandante.

EXPANSÃO
Com a expansão da cooperação técnica para as cidades de Pirapora, Januária e Janaúba será possível empreender maior rapidez nas ações, integrar esforços, melhorar a qualidade na prestação de socorro às vítimas de urgências e emergências, além de compartilhar as informações facilitando a atuação operacional nessas cidades, onde há um grande número de ocorrências, especialmente por acidentes de trânsito.
A base do SAMU em Janaúba é composta por 26 profissionais, sendo 5 técnicos de enfermagem, 10 condutores-socorristas, 5 enfermeiros e 6 médicos. Possui uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A base está localizada estrategicamente a fim de atender os possíveis acidentes de trânsito da BR 122. Nesses três anos foram quase 20 mil atendimentos feitos pela base na microrregião.
O pelotão do Corpo de Bombeiros no município conta com um efetivo de 42 Bombeiros, 11 Viaturas, 02 barcos, 01 Jet Sky, sua área de atuação vai da cidade de Capitão Enéias até a divisa com o Estado da Bahia  cobrindo 16 municípios Norte Mineiros.
Januária possui cerca de 65.464 habitantes. A base do SAMU no município está localizada estrategicamente a fim de atender os possíveis acidentes de trânsito da BR 135.  A equipe é composta por 27 profissionais, sendo 5 técnicos de enfermagem, 10 condutores-socorristas, 5 enfermeiros e 7 médicos, e dispõe de uma USB e uma USA. Nesses três anos foram cerca de 13 mil atendimentos feitos pela base na microrregião.
A unidade do Corpo de Bombeiros no município conta com efetivo de 32 militares, 4 viaturas operacionais, além de 3 barcos, um bote e um Jet-ski.
Em Pirapora, o SAMU dispõe de 27 profissionais, sendo 5 técnicos de enfermagem, 10 condutores-socorristas, 5 enfermeiros e 7 médicos. Possui uma USB e uma USA para atender à microrregião que inclui, além de Pirapora, os municípios de Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Buritizeiro, Várzea da Palma e Santa Fé de Minas, com população de 138.378 habitantes. Nesses três anos foram cerca de 15 mil atendimentos feitos pela base na microrregião. A base está localizada estrategicamente a fim de atender os possíveis acidentes de trânsito da BR 365.
O Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pirapora mantém um efetivo de 51 militares e 11 viaturas, e é subordinado ao comando da 3ª Companhia BM de Sete Lagoas, composto de sete municípios sua área de articulação.

REGULAÇÃO
Para regulação do atendimento, será mantida comunicação através de linha de telefone exclusiva entre as bases do Corpo de Bombeiros das cidades de Pirapora, Januária e Janaúba e a Central de Regulação em Montes Claros.
Ao Corpo de Bombeiros caberá atendimento prioritário nas ocorrências que demandem ações de salvamento terrestre, aquático e em altura, bem como as que envolvam produtos perigosos e aquelas que exijam ações de combate a incêndio.
O SAMU prestará atendimento preferencial nas ocorrências que envolvam casos clínicos, obstétricos e psiquiátricos e também será responsável pelo encaminhamento de pacientes pela Central de Regulação da Urgência e Emergência para as unidades de saúde previstas na grade referenciada.
Os casos de trauma serão atendidos por ambas as instituições, nos termos do protocolo operacional de urgência e emergência pré- hospitalar. Nos atendimentos com múltiplas vítimas, o acionamento das duas instituições será concomitante.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos