Norte de Minas terá mais 10 leitos de UTI neonatal

Viabilizado por um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde Minas Gerais, o município de Pirapora iniciou, nesta semana, a construção de 10 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal. A unidade está sendo construída na Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire (FHMMF), que também receberá uma enfermaria para as gestantes acompanharem seus recém-nascidos.
O valor do convênio é de R$ 758,7 mil e a previsão é que a obra seja concluída em 180 dias, com previsão de inauguração na segunda quinzena de julho.
Atualmente, o Norte de Minas conta com 30 leitos de UTI distribuídos nos municípios de Taiobeiras, Brasília de Minas e Janaúba, sendo 10 leitos em cada município. Segundo a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola, a instalação da unidade em Pirapora faz parte do projeto da Secretaria de Estado de Saúde de, em 2013, criar 200 leitos de UTI neonatal em todo o Estado. 
- O Norte de Minas vem avançando na redução dos vazios assistenciais e a criação dos leitos de terapia intensiva é fundamental para acelerar esse processo, contribuindo, principalmente na assistência ao bebê, reduzindo, assim, a mortalidade infantil nos primeiros dias de vida. Tudo isso é resultado da adoção de políticas públicas comprometidas com a melhoria de vida da população, meta que vem sendo perseguida, dia a dia, pela Secretaria de Estado de Saúde, destaca a superintendente.
Sinvaldo Alves Pereira, secretário de Saúde de Pirapora, diz que a demanda por atendimento em terapia intensiva na região é muito grande e os novos leitos vão possibilitar a descentralização do serviço. 
- Pirapora é polo da microrregião, que conta com cerca de 150 mil habitantes em sete municípios e a UTI neonatal vai atender às demandas, principalmente com bebês prematuros, que não precisarão mais ser transferidos para Montes Claros ou Belo Horizonte. Isso representa mais qualidade de vida, não só para o bebê, mas para toda a população como um todo, avalia o secretário.
Segundo Sinvaldo, a Fundação Dr. Moisés possui 89 leitos, sendo 77 SUS, e uma UTI adulto, com 10 leitos. A unidade hospitalar realiza uma média de 110 partos e cerca de 4000 atendimentos por mês nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, ortopedia, neurologia, urologia, pediatria, obstetrícia, ginecologia e oftalmologia.

Informação à população
Em função das intensas e atípicas chuvas que vem ocorrendo em Montes Claros, com ventos fortes, descargas atmosféricas e precipitação de granizos, a rede de energia elétrica que atende as comunidades de São Pedro das Garças e Aparecida do Mundo Novo foram danificadas, resultando na interrupção do fornecimento de energia desde o último sábado (19/1).
Em vários trechos da rede elétrica houve quebra de postes e queda de árvores de grande porte que provocaram o rompimento de cabos. Aliado à diversidade de problemas que demandam tempo para serem solucionados, as equipes enviadas pela Cemig encontraram outras dificuldades para chegarem ao local de atendimento, em função do alagamento de vários trechos, estradas de difícil acesso, dentre outros. As três equipes compostas por mais de 15 pessoas estão trabalhando ininterruptamente para restabelecer, o quanto antes, a energia e trazer segurança à população. 
O tempo que previsto para o restabelecimento foi comprometido pela continuidade das chuvas e pela dificuldade tipicamente complexa dos serviços demandados. Porém, as equipes permanecem continuamente nos locais atingidos, empreendendo esforços para que a energia seja restabelecida o mais rápido possível.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos