Grupo de Pesquisa da Unimontes realiza levantamento epidemiológico nas comunidades Quilombolas do Norte de Minas Gerais

No final do mês passado, pesquisadores do Grupo de Pesquisas da Unimontes sobre Saúde das Populações Quilombolas do Norte de Minas Gerais estiveram percorrendo o território da Comunidade Rural Quilombola Palmeirinha, no município de Maria da Cruz. O Grupo foi formado por 04 pesquisadores, sendo: Maria Aparecida Barbosa, Stéphany Ketllin Mendes e Mayane Moura; todas sob a supervisão e coordenação do Professor Daniel Antunes.
O Levantamento Epidemiológico que está sendo realizado pelos pesquisadores da Unimontes visa fornecer dados reais e confiáveis acerca de vários aspectos da saúde das comunidades quilombolas. Os temas que estão sendo focados neste levantamento são: aspectos socioeconômicos e demográficos, saúde materno infantil, hábitos de fumo e álcool, atividade física, perfil nutricional, acesso e uso dos serviços de saúde, hipertensão, diabetes, saúde da mulher e saúde bucal de idosos.
Segundo o Professor Daniel Antunes, este trabalho desenvolvido pela Unimontes vem trazer luz a assunto cheio de mitos e dúvidas.
- As pessoas sempre falam de desigualdade e falta de acesso quando o assunto é saúde de quilombolas, mas não tem nas mãos dados estatísticas reais que possam subsidiar os projetos e programas específicos para melhorias voltadas a esta população.
Sabe-se o verdadeiro flagelo da saúde pública, nas comunidades rurais a realidade não fica aquém da vivenciada pelo sistema publico de saúde no País, mas vale ressaltar a importante mobilização de profissionais que se comovem e objetivam pelo bem estar de cidadãos que encontram-se em uma esfera social de exclusão, cessando se de seus direitos. A pesquisa de campo realizada ira identificar os problemas de saúde das pessoas que vivem dentro da comunidade. Através deste estudo é possível propor um plano de tratamento com ações de saúde a serem desenvolvidas diretamente no foco de deficiência encontrado, sendo assim um trabalho de extrema importância para as comunidades quilombolas.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos