34 pessoas são presas em operação de combate ao tráfico em Janaúba e Porteirinha

Uma das armas apreendidas, munições também
foram encontradas (Foto: Michelly Oda / G1)

44 mandados de prisão foram expedidos pela justiça (Foto: Michelly Oda / G1)

Segundo promotores, as investigações duraram 8
meses (Foto: Michelly Oda / G1)

Mandado de prisão sendo executado na zona rural
de Porteirinha, em Mulungu
(Portal G1) O Ministério Público Estadual de Minas Gerais realizou nesta terça-feira (22), a operação "Hidra", com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Porteirinha e Janaúba, no norte do estado. 170 policiais militares estiveram envolvidos no cumprimento de 44 mandados de prisão e 55 de busca e apreensão na cidade e na zona rural. Ao todo foram presas 34 pessoas.
Quatro prisões importantes foram realizadas ainda no início da manhã, por volta das 6h. Em todas as prisões  os detidos seriam peças fundamentais no esquema de tráfico na região. Segundo a PM, dois presos são filhos de um vereador de Porteirinha. No local, uma arma foi encontrada e um cofre foi arrombado.  A outra prisão foi realizada na Cidade Alta, onde um casal foi detido. Na residência a PM encontrou um grande volume de dinheiro em notas de baixo valor, o que caracteriza o tráfico.
Duas pessoas também foram presas no município de Santo Antônio do Retiro (MG), quando voltavam de férias na praia em uma van. O helicóptero da PM, que também foi utilizado na operação, fez buscas e localizou o veículo que foi interceptado por três viaturas.
"Através de oito meses de investigação foi possível identificar uma organização criminosa que atua no comércio de drogas na região do Norte de Minas e, em especial em Porteirinha. Diversos grupos dividiam a venda de diferentes entorpecentes", diz o promotor Daniel Castro e Melo.
Ainda segundo ele, a operação visou atingir todas as frentes de comercialização de drogas e a grande dificuldade é que o tráfico está presente em vários núcleos da sociedade, sem a figura característica do traficante. Algumas pessoas presas jamais levantariam suspeitas. As investigações foram embasadas em interceptações telefônicas e oitivas de testemunhas.
"Verificamos também que existem menores relacionados diretamente à venda de drogas. Os chefes do tráfico utilizam destes adolescentes para poderem se safar de forma oblíqua das responsabilidades penais", afirma o promotor.
O capitão da Polícia Militar, João Aparecido do Nascimento, que comandou a operação, disse que a iniciativa teve resultados positivos com apreensão de drogas, dinheiro, documentos, armas, além do cumprimento dos mandados. Ele destaca que este tipo de crime têm influência direta nos índice de  violência.
"É importante ressaltarmos que o tráfico fomenta outros crimes, com a operação conseguiremos que os índices de criminalidade sejam reduzidos aqui na cidade e na região", explica o capitão.
Os moradores de Porteirinha aprovaram a iniciativa do Ministério Público em conjunto com a PM. "Fomos pegos de surpresa, mas a cidade estava precisando, é preciso punir quem pratica este tipo de crime", diz o motorista José Hilton. "É o que tem que ser feito com os criminosos que estão tomando conta da nossa pacata cidade", afirma o encarregado de escritório Alexander Teixeira.
A PM ainda está contabilizando a quantidade de droga apreendida. Foram encontrados maconha e crack.
Segundo promotor,  a partir de agora os envolvidos apresentarão suas defesas. Se condenados, podem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores, a pena é superior a 20 anos de prisão.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos