Produtores de Francisco Sá investem na produção de goiaba e já colhem os lucros

É cada vez maior o número de agricultores que investem na plantação de goiaba. Em Francisco Sá, a cultura já dar resultados para quem apostou na produção da fruta.
A goiaba é um tipo de cultura bem rústico. Os pés são resistentes e se forem bem cuidados não são atacados por pragas. As frutas deste pomar, por exemplo, estão livres dos famosos bichinhos de goiaba. Há 15 anos, este produtor resolveu apostar no cultivo e nunca perdeu um pé sequer. Um dos segredos é a poda drástica.
As goiabas chamam atenção pelo tamanho. Na época da colheita, são colhidas mais de 100 quilos da fruta por dia. A manutenção de um solo fértil também ajuda na produção. As folhas podadas continuam na base e viram matéria orgânica.
Do campo para a seleção. As goiabas passam por uma lavagem e são beneficiadas. Da casca a poupa, toda a fruta é aproveitada.
Dez pessoas trabalham na propriedade do produtor rural Humberto Lopes. A melhor parte da fábrica é onde são preparados os doces de goiaba. A famosa goiabada cascão é preparada no caldeirão. Depois de ferventar, o doce é despejado na vasilha.
O que começou de forma despretensiosa hoje rende mais do que frutos ao médio produtor. E as perspectivas são as melhores. Metade dos produtos da fazenda tem mercado garantido.
Segundo a Emater, ao contrário do que muitos pensam, a região de Francisco Sá é boa para o cultivo de frutas tropicais. A produção de goiaba no Norte de Minas, segundo o órgão, está concentrada nos municípios de Janaúba, Jaíba, Nova Porteirinha e Matias Cardoso.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. estou querendo comprar algumas caixas de goiaba de francisco sá, o que devo fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos